FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Começando jabuticabeira
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Wagner Trindade

MensagemEnviada: Qua Ago 13, 2008 6:38 pm    Assunto: Começando jabuticabeira Responder com citação

Olá a todos,

Sempre gostei de bonsai e decidi tentar modelar uma planta. Tenho essa muda de jabuticabeira de uns 04 anos que foi plantada de semente. Somente cortei sua raíz para coloca-la num vaso maior e há um ano cortei a raíz de novo pois estava saindo do vaso. Ultimamente ela estava com uns galhos muito compridos e finos, cortei deixando só os mais grossos. Todo ano nessa época ela perde todas as folhas e depois rebrota. Um jardineiro me falou que era a época boa de podar mesmo.... é verdade?

Gostaria de receber sugestões para começar a trabalha-la. Mando as fotos na ordem: frente (?), detalhe da raíz, direita, atrás, esquerda.

Agradeço a todos.
Wagner Trindade
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Isaias
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Ago 15, 2008 9:57 pm    Assunto: Responder com citação

wagner,de uma olhada neste link uma sugestão!

abracos.

http://www.bonsaikai.com.br/imagens/Bonsai/Expo/Caliandra/02465t.jpg
Wagner Trindade

MensagemEnviada: Sáb Ago 16, 2008 5:48 pm    Assunto: Responder com citação

Isaias,

Muito legal sua sugestão!

Agora deixa eu fazer uma pergunta e me desculpe se for muito ridicula. Pela foto de sua sugestão a planta ficou com os galhos bem densos no topo.

Quando a planta rebrota ela dá brotos em qualquer lugar, quero dizer, não dá para controlar onde vão nascer os novos galhos. Além disso nascem poucos galhos novos, a planta fica ralinha. Como que faço para tornar a folhagem densa bem no topo dos galhos, de uma maneira "controlada"?

Obrigado e um abraço a todos.

Wagner Trindade
Isaias
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Ago 16, 2008 10:07 pm    Assunto: Responder com citação

wagner,na opinião transplataria ela pra um escorredor e mais frente na mamadeira,isto estimulara sua brotação.no começo da pagina a um link de busca clique nele e digite escorredor e aparecera varios topicos a respeito que o ajudara bastante,sou também principiante a mais amigos expiriente que orientarão melhor aguarde.

abraços.
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Ago 17, 2008 1:16 pm    Assunto: Responder com citação

Wagner você tem uma ótima jabuticabeira. Vamos ver novas opiniões. Gosto demais dessa espécie.
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Ago 17, 2008 6:36 pm    Assunto: Responder com citação

Wagner,
você tem um exemplar interessante em mãos; segue aí uma tosca projeção para um MOYOGI (ereto informal). Faça as podas nas marcas em vermelho e com as novas brotações vá fazendo a triangulação...

Abraço.
Edson.
Wagner Trindade

MensagemEnviada: Dom Ago 17, 2008 10:18 pm    Assunto: Responder com citação

Isaias,

Obrigado de novo. Outra pergunta em cima de sua resposta: o que é na sua resposta "mamadeira"?

Edson e Marcos, obrigado também! Edson, sua sugestão também me agradou muito mas dá um pouco de medo. Será que a planta aguenta? Que tipo de cuidado vocês tomam depois desse tipo de poda, quero dizer, sombra, adubação, poda de raiz, rega....?

Um abraço,
Wagner
Isaias
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 17, 2008 10:29 pm    Assunto: Responder com citação

wagner ,como os amigos disseram tem um otimo exemplar neste link tem tudo sobre escorredor e mamadeira.clik nele abaixo...

Abraços.

http://www.atelierdobonsai.com.br/mamadeira.html
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Ago 17, 2008 11:48 pm    Assunto: Responder com citação

Wagner,
pelo que você falou e pela foto parece que ela está nesse vaso há mais de um ano, então não passou pelo estresse de um transplante com poda de raízes, MAS se a poda foi feita recentemente pode não ser uma boa idéia podar de novo. Vamos esperar a opinião dos amigos mais experientes...
Wagner Trindade

MensagemEnviada: Seg Ago 18, 2008 11:45 am    Assunto: Responder com citação

Edson,

Realmente a planta não foi mexida há mais de um ano, talvez quase dois. De qualquer forma acho que vou deixá-la na sombra e esperar a brotação.

Nesse período é bom manter a adubação ou mantenho apenas a rega? Eu uso como adubo farinha de osso e torta de mamona (50% de cada, uma tampa de garrafa PET). De tempos em tempos eu também coloco um pouco de Biofert numa diluição de 1ml para cada litro de água, mas isso só de vez em quando. É ruim adubar plantas sem folhas?

Eu vi o artigo sobre o escorredor e entendi o que é a mamadeira, obrigado!

Um abraço a todos,
Wagner Trindade.
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Ago 18, 2008 1:19 pm    Assunto: Responder com citação

Wagner deixe para adubar próximo do dia 20 de setembro quando entraremos na primavera. A planta sai da dormência e se aproveita do benefício do adubo, pois estará em rítmo acelerado em brotação e crescimento.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: