Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Edu Miranda 2.o PASSO

Registrado: 22/11/06 Idade: 41 Mensagens: 205 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Ter Ago 19, 2008 2:50 pm Assunto: pingo d´ouro |
|
|
Olá a todos. Encontrei este pingo d´ouro numa floricultura por uma bagatela com a impressão de que estava sucumbindo aos poucos, dei uma poda drática e a transplantei, rapidamente surgiram novos brotos. Sou um aprendiz nessa arte , e encontro um pouco de dificuldade para estiliza-la, agredeço a ajuda.
  [/url] _________________ Eduardo Miranda
Belo Horizonte MG |
|
|
 |
jorgeleao1
|
Enviada: Qua Ago 20, 2008 8:17 pm Assunto: |
|
|
ola amigo!
Como iniciante no bonsai tenho prazert em ajudar...
Estou maravilhado com seu achado, parabens pela planta, e quando achar mais umas dessas por ai manda para ca pra Maceio-AL blz?
Brincadeiras a parte, fiz duas projeçoes, não é mta coisa mas ja são ideias iniciais ok?
Seja la qual for sua escolha não tenha medo de podar seu pingo d'ouro pq ele resiste e responde mto bem a podas, principalmente nesse periodo do ano...
[img]http://img92.imageshack.us/my.php?image=14745854pw4.jpg][/img]
Valeu! |
|
|
 |
jorgeleao1
|
Enviada: Qua Ago 20, 2008 8:23 pm Assunto: |
|
|
a foto não saiu...
Agora foi
Jorge Leão |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Qua Ago 20, 2008 8:35 pm Assunto: |
|
|
Amigao belo achado, tenho coletado muitas Duranta e a cada dia fico mais maravilhado com sua resistencia, e aceitação de varias tecnicas "shari, jins, torçoes, e nao reclamam nunca, apenas quando o espaço esta pequeno, meus parabens pela nova planta e com certeza tem um grande futuro para ela, pois tem um belo nebari, mas cuidado com as escolhas, desenhe e faça muitos projetos pois tem um belo material em maos nao desperdice.................. _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
jorgeleao1
|
Enviada: Qua Ago 20, 2008 8:41 pm Assunto: |
|
|
As projeções foram feitas utilizando-se a primeira foto.
Na primeira delas, eu consigo imaginar um moyogi. Voce poderá coseguir esta formação selecionando os brotos que surgirem nestas areas deixando-os crescer livremente para que se tornem mais calibrosos.
Na segunda imagino uma copa simples, aproveitando o primeiro galho para fazer um jin ligado a base da arvore por um shari...
Não tenho mta experiencia com a confecção de sharis, mas achei que cairia bem nesta formação. Esta é uma tecnica que irei aprender com o grande Bergson.
Outros amigos podem nos ajudar. O alexandre é perito em projeções e está sempre disposto a contribuir com nosso aprendizado. Vamos esperar ok?
Jorge Leão |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Qua Ago 20, 2008 10:50 pm Assunto: |
|
|
esqueci de te lembrar em aramar os novos galhos ainda quando estao amarelados, como o da ultima foto, ja esta na hora de definir o estilo pois quando viram lenha nao vai consegir dar movimento com arames............................. _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
Edu Miranda 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 21, 2008 12:40 am Assunto: |
|
|
jorge obrigado pelas projeções deu pra tirar uma idéia de como estiliza-la, acho que um moyogi ficaria perfeito. _________________ Eduardo Miranda
Belo Horizonte MG |
|
|
 |
Edu Miranda 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 21, 2008 12:55 am Assunto: |
|
|
diego valeu as dicas serão de grande importancia. também já tive alguns pingos d´ouro mais acabei jogando fora aqui em bh é a planta mais ultilizada em jardins prá todo canto que olhe tem um ai você acaba enjoando, mais esse não resisti ao nebari e comprei. _________________ Eduardo Miranda
Belo Horizonte MG |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Ago 21, 2008 1:40 pm Assunto: |
|
|
Edu
sua planta já tem uma excelente base para trabalhar como bonsai, parabéns pela escolha!!!
Eu acho que agora precisaria lapidar o tronco para ganhar conicidade e os primeiros galhos...
Minha sugestão seria eliminar todos os tocos e esperar as brotações, que sabemos serem fortes nesta espécie, para estilizar um vertical robusto:
Futuramente, também poderia decidir em tirar ou não esta raíz que aponta à frente do nebari. _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Edu Miranda 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 21, 2008 7:44 pm Assunto: |
|
|
Alexandre gostei muito do seu desenho ficou bastante harmonizado. Transplantei essa planta a quatro semanas ainda esta meio desprovida de capilares por isso vou esperar mais um pouco prá estilizar pretendendo assim aumentar a espectativa de brotação; vou seguir o seu conselho tenho certesa que dará um bonsai maravilhoso. _________________ Eduardo Miranda
Belo Horizonte MG |
|
|
 |
|