FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

jaboticaba
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
mouzer



Registrado: 05/10/05
Mensagens: 53
Localização: Macaé/RJ

MensagemEnviada: Sex Ago 29, 2008 1:56 pm    Assunto: jaboticaba Responder com citação

PESSOAL. BOA TARDE,
COMPREI ESTE EXEMPLAR EM UMA FLORICULTURA EM MACAE, O VENDEDOR DISSE QUE ELA TEM 6 ANOS E ESTA NESTE VASO NO MESMO PERIODO, GOSTARIA DE SABER OQ EU PODERIA FAZER NELA, GOSTARIA DE TIRA-LA DESTE VASO E COLOCAR NO ESCORREDOR, E POSTERIORMENTE NA MAMADEIRA, GOSTARIA DE SABER SE PODERIA TIRAR TODA A TERRA? CORTAR A RAIZ? PODAR? SE PODAR OQ EU PODERIA FAZER? ADUBAR APOS O TRANSPLANTE PARA O ESCORREDOR?
QUAL O PASSO A PASSO? SE FOSSE DE VCS, OQ VCS FARIAM? LEMBRANDO QUE QUERO Q ELA CRESCA MAIS UM POUCO E ENGROSSE O TRONCO, ASSIM PRETENDO COLOCAR NA MAMADEIRA.
GRANDE ABRAÇO A TODOS...





Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
mouzer



Registrado: 05/10/05
Mensagens: 53
Localização: Macaé/RJ

MensagemEnviada: Sáb Ago 30, 2008 12:39 pm    Assunto: Responder com citação

BEM PESSOAL...
EU RETIREI QUASE TODOS OS GALHOS DA JABUTICABA, E TIREI TODA TERRA TB, POIS ESTAVA MUITO DURA, COM ISSO ALGUMAS RAIZES FORAM ELIMINADAS, DEPOIS TRANSPLANTEI PARA O ESCORREDOR, NAO SEI SE MORRERA.. MAS ESTOU TENTANDO APRENDER..
ABRAÇO A TODOS
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Rinaldo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 01/08/08
Idade: 56
Mensagens: 125
Localização: Brodowski-S.P.

MensagemEnviada: Sáb Ago 30, 2008 4:58 pm    Assunto: Responder com citação

Mouzer, boa tarde, hj eu tbm fiz a mesma coisa troquei da lata para o escorredor uma jabiticabeira bem pequena, coisa de 25 cm tbm perdi parte das raizes por estar com a terra muito compactada, uma pergunta pq retirou os galhos, isto ajuda a planta?
Duvida de iniciante.rsrs.
Abraço
Rinaldo
_________________
O verdadeiro mestre é aquele que tem a humildade de aprender um pouco com cada aluno.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
mouzer



Registrado: 05/10/05
Mensagens: 53
Localização: Macaé/RJ

MensagemEnviada: Sáb Ago 30, 2008 5:48 pm    Assunto: Responder com citação

OLA RINALDO.. POXA.. TB SOU INICIANTE, NA VERDADE EU TIREI OS GALHOS MAIS PARA TESTE MESMO, QUERO SABER SE IRA CRESCER OUTROS, SE A PLANTA IRA SUPORTAR, MAS PELO QUE EU JA LI A UNS 2 ANOS ATRAS, QUANDO VC RETIRA A RAIZ, DEVE TIRAR UM POUCO DAS FOLHAS, POIS AS FOLHAS ESTAO ACOSTUMADAS COM A QUANTIDADE DE RAIZ, E A FOTOSSINTESE, NAO SEI EXPLICAR DIREITO, MAS QUIS TENTAR AJUDAR..
GRANDE ABRAÇO
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Rinaldo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 01/08/08
Idade: 56
Mensagens: 125
Localização: Brodowski-S.P.

MensagemEnviada: Sáb Ago 30, 2008 6:22 pm    Assunto: Responder com citação

Mouzer, ajudou mesmo, vou dar uma desfolhada nela pra ajudar na recuperação.
Valeu
Rinaldo
_________________
O verdadeiro mestre é aquele que tem a humildade de aprender um pouco com cada aluno.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Ago 31, 2008 9:31 am    Assunto: bonsai Responder com citação

O ideal, quando se adquire uma muda desse porte, é limpar bem o vaso, eliminando as ervas daninhas, de maneira a poder visualizar melhor o substrato onde estão as raízes. Pode-se, em seguida, retirar a planta do vaso, e com o auxililio de uma vareta de bambu ou de madeira (hashi), inicia-se a retirada do substrato, com cuidado para não danificar as raízes finas (capilares) que são justamente as que alimentam a planta. Very Happy

Se a terra/substrato estiver muito dura, bata contra ela com um segmento de madeira (o cabo de um martelo, p.ex), eliminando os torrões que ficarem presos às raízes, esmagando-os com os dedos. Após isso, procede-se a um corte seletivo dos galhos, eliminando novas brotações no interior e galhos mortos. Faça uma desfolha parcial, retirando as folhas mais velhas (verde escuro), mantendo as mais novas e as menores. Very Happy

Uma observação: antes de iniciar qualquer dos procedimentos acima, deve-se primeiro preparar o novo substrato, bem como o recipiente (bacia, vaso ou escorredor) para onde a planta será transplantada. Fixe arame no fundo, que será usado para fixar e manter a planta estabilizada, até que ela adquira firmeza (em alguns meses, isso ocorrerá). Assim, se chover ou ventar forte, ela se manterá firmemente fixada ao novo recipiente. Very Happy

Bem, depois de tudo isso feito, estando a planta no novo recipiente, regue em abundância (use hormonio enraizante diluido em agua). Ou, se preferir, faça uso de uma bacia grande, contendo hormonio enraizante, deixando a planta imersa por uns vinte minutos (só o substrato, não é a planta toda). Após, coloque-a em local sombreado para que ela possa se recuperar sem traumas. A rega deverá ser diária, sem encharcar, e a adubação deverá ser iniciada 45 dias após esse procedimento. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 15/03/07
Mensagens: 936
Localização: brasilia df

MensagemEnviada: Dom Ago 31, 2008 1:51 pm    Assunto: Responder com citação

segue as orientaçoes do nick e logo sua jaboticaba estara bem legal.
_________________
Se creres verás a glória de Deus.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
mouzer



Registrado: 05/10/05
Mensagens: 53
Localização: Macaé/RJ

MensagemEnviada: Dom Ago 31, 2008 3:47 pm    Assunto: Responder com citação

MUITO OBRIGADO PELAS DICAS, FOI EXATAMENTE OQ EU FIZ, FIZ A DESFOLHA E PODA DOS GALHOS, NAO SEI SE EU DEI UM ESTILO A ARVORE, MAS ESTOU APRENDENDO, POR ISSO ESTOU TESTANDO SEM MEDO DE ERRAR, A UNICA COISA QUE EU NAO FIZ FOI COLOCAR O HORMONIO, POIS NAO ACHEI, SO CHEGARA NA SEGUNDA, TERA PROBLEMA EU COMPRAR O HORMONIO E COLOCAR NA SEGUNDA FEIRA?
ABRAÇO A TODOS E OBRIGADO
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil