|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Qui Set 04, 2008 11:20 pm Assunto: Comemoração do Centenário da Migração Japonêsa no Brasil |
|
|
Caros amigos,
Nos dias 29, 30 e 31 de agosto participamos das comemorações do Centenário da Migração Japonêsa no Brasil que foi realizado no Parque de Exposições, expusemos mais de 70 plantas, incluindo meu Ácer e minha Caliandra Spinosa, foi um sucesso total de divulgação, além de comercializár-mos plantas, substratos, adubação orgânica, livros e DVD's também realizamos oficinas gratuitas, tais oficinas juntaram um bom número de pessoas interessadas aprender, aprimorar ou conhecer um pouco desta Arte maravilhosa, me senti completamente realizado ao poder contribuir um pouco para a divulgação e desmistificação da cultura das árvores plantadas em bandejas . Agora vamos parar de falar e vejamos algumas fotos do ambiente.
Um belo Tori na entrada do Parque.
Uma parte da Decoração.
Uma maquete do Jardim japonês em forma de Penjing.
E aqui o Jardim Japonês em sí(Japonês bem Nordestino, rsrsrs), quase todo montado com Umburanas, este trabalho é do pessoal da Mourão Bonsai, grupo este oriundo de Feira de Santana.
Nosso Stand na 1º noite, como foi o início o movimento ainda estava fraco.
As plantas expostas com nosso amigo e grande colaborador Ricardo Jones.
Ficou um pouco cheio demais, mas deu para apresentar .
No outro dia pela manhã tivemos que molhar todas as plantas antes que o público chegasse, deu um trabalhão .
Cerejeira do rio Grande e um dos meu xodós, um Shohin de Pinheiro Negro .
Um Celtis e um Piteco.
E aqui minha Spinosa já conhecida por vcs .
Aqui o nosso Governador do Estado, Jaques Wagner, prestigiando nosso Stand, inclusive o mesmo adquiriu conosco um Ulmus de 15 anos em estilo moyogi.
Bom, amanhã postarei novas fotos, mostrando as oficinas e o movimento da exposição.
Abraços fraternos a todos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sex Set 05, 2008 12:08 am Assunto: |
|
|
Grande Glauco!!!
Meu amigo, PARABÉNS pela contribuição e incentivo ao cultivo desta maravilhosa arte Certamente teremos novos adeptos... inclusive o governador baiano  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Sex Set 05, 2008 11:14 am Assunto: |
|
|
Glauco,
Parabéns pela iniciativa e resultados obtido!
Abraço - Ivanil |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 05, 2008 9:23 pm Assunto: |
|
|
Alexandre S. Coelho escreveu: | Grande Glauco!!!
Meu amigo, PARABÉNS pela contribuição e incentivo ao cultivo desta maravilhosa arte Certamente teremos novos adeptos... inclusive o governador baiano  |
Amigo Alexandre,
Aqui fazemos o trabalho de formiguinha, continuamos lutando para desmistificar a lenda do "mausai" de supermercado que tanto assusta as pessoas por sua fragilidade, creio que o trabalho já está surtindo efeito .
Espero que o Governador se empolgue e tb incentive e facilite a divulgação da arte por aqui, com certeza ficaria mais fácil com essa "ajudazinha", rsrsrs.
Abraços fraternos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 05, 2008 9:27 pm Assunto: |
|
|
Ivanil Pimentel Vieira escreveu: | Glauco,
Parabéns pela iniciativa e resultados obtido!
Abraço - Ivanil |
Grande Ivanil,
Obrigado irmão, se cada um de nós fizer um pouquinho, com certeza o Bonsai brasileiro dará um salto enorme no quantitativo de adeptos e no qualitativo dos trabalhos.
Abraços fraternos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
pauloventura 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 05, 2008 10:07 pm Assunto: |
|
|
Caro amigo Glauco!
Parabens p/ voce e a todos que participaram na realização
deste evento ,ótima a ideia de realiza-lo em area aberta onde
um numero muito maior de pessoas tem a oportunidade de se
aproximar da nobre arte, contribuindo substancialmente para
a difuzão da mesma o que contribui positivamente p/todos.
E isso ai vamos em frente ,Valeu .
G abraço .
Pv |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 05, 2008 11:02 pm Assunto: |
|
|
Amigo Paulo, como está ?
Realmente irmão, o negócio é sempre trabalhar para uma divulgação e popularização da cultura, creio que seja uma das formas mais diretas para o crescimento do bonsai em nosso país.
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 05, 2008 11:03 pm Assunto: |
|
|
Conforme prometido aí vão mais algumas fotos:
Aproveitei que o ácer está brotando agora e baixei um pouco mais os galhos através de tração.
Na oficina realizada no sábado eu trabalhei uma Zelkova, a proposta era trocar o substrato, podar raízes e reenvasar.
Esta foi a planta escolhida.
Vejam como as pessoas começaram a se juntar para conhecer ou aprender um pouco mais da técnica.
Enquanto eu falava sobre a escolha do vaso e sobre os orifícios de drenagem que um bom vaso deve ter, o Iano ficava me observando para ver se eu não falava alguma besteira, rsrsrs. Por sinal este vaso veio da Pottery.
Aqui nós estávamos mostrando a frente escolhida e explicando que a estrutura do tronco teria que ficar visível.
Trabalho em equipe, enquanto eu preparava o vaso colocando a tela nos orifícios e passando o arame para prender a planta, o Iano falava sobre a origem e a filisofia do Bonsai, vejam que as pessoas continuavam chegando e muitas tinham que ficar de pé por falta de cadeiras no local .
Até a imprenssa local foi atraída pela aglomeração criada em função da oficina, isso realmente foi gratificante .
Retirando do vaso e desmanchando o torrão.
Escolhendo a posição e prendendo a planta no vaso(sendo ajudado pelo amigo Alex).
Fazendo uma desfolha em função do corte de raízes e retirando alguns pequenos galhos cruzados.
Após a desfolha parcial(80%) eu fiz algumas ancoragens(não quis aramar para não forçar a planta demais) que infelizmente não foram registradas pq a bateria da máquina descarregou .
Amanhã posto as fotos restantes.
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 08, 2008 2:54 pm Assunto: |
|
|
Dando Continuidade às fotos estas são do último dia da Esposição.
Escolhi esta muda de Junípero Procubens Nana para realizar a oficina do segundo dia, como podem ver é uma variação do Jacaré(só que mais resistente) e com isso já tem a propensão para uma cascata quando não se quer ter muito trabalho para a escolha do estilo .
Comecei fazendo uma poda de limpeza para poder enxergar o tronco e seu movimento, estava tão compactada sua massa foliar que haviam vários galhos sêcos em função da falta de circulação de ar e entrada do sol.
Retirei este galho e coloquei em hormônio enraizador, depois fiz algumas preces e veremos se consigo mais uma muda para fazer um mame de cascata .
Aqui já dá para começar a ver o movimento do tronco, por sinal bastante interessante.
Algumas pessoas mais interessadas queriam ver de pertinho o trabalho .
Enquanto a oficina era realizada onde eu contava coma ajuda de Ricardo(bonsaísta e fotógrafo nas horas vagas, rsrs) e Danilo, no Stand o movimento continuava sem parar, estando como responsáveis minha espôsa Mirvana e o amigo e bonsaísta André.
Na hora do reenvase descobri um substrato bastante argiloso e compactado, percebi que teria que reduzir um bocado o torrão principalmente pq o vaso escolhido(cascata) era muito mais estreito que o vaso plástico original.
Aqui a planta já está em seu novo vaso(Pottery), deu um pouco de trabalho mas no final ela entrou e se acomodou, rsrsrsrs.
Aqui eu estava mostrando onde faria o ponto para tracionamento, pois quis evitar uma aramação principalmente pq o tempo que eu dispunha para realizar a oficina era curto.
Fazendo a ancoragem para o tracionamento.
Tracionamento feito.
Trabalho momentâneamente finalizado, assim que ela se recuperar um pouco do corte de raízes(cortei bastante) eu farei a aramação nos galhos primários e secundários para refinar e finalizar completamente o trabalho.
À noite o movimento continuou no Stand, e agora eu estava com uma equipe completa(esquerda para a direita) André, Ricardo, Danilo, Mirvana e o Iano(Alex já havia passado pelo Stand mais cêdo).
Aqui o amigo Ricardo(esteve junto do início ao fim do evento), minha filhinha Hanna(distribuindo o cartão do pai, ou seja, já trabalhando para a divulgação do bonsai na Bahia, rsrsrs), Danilo e ao fundo o Iano.
Vejamos agora algumas plantas exibidas pelo grupo da Mourão Bonsai durante a exposição.
Algumas umburanas nativas do sertão baiano, sendo que a que mais gostei foi a última.
Que tal esta Jurema Preta ? Gostei deste trabalho, bem natural .
Um Penjing de ...? sinceramente não conheço esta espécie, rsrs, mas ficou legal .
E para finalizar a sessão de fotos, já com o Stand desmontado e na hora de ir embora estão eu, Mirvana, Ricardo, Hanna(em cima de Ricardo)e Danilo, todos muito cansados mas com a sensação de dever cumprido .
Abraços fraternos a todos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 08, 2008 2:55 pm Assunto: |
|
|
Dando Continuidade às fotos estas são do último dia da Esposição.
Escolhi esta muda de Junípero Procubens Nana para realizar a oficina do segundo dia, como podem ver é uma variação do Jacaré(só que mais resistente) e com isso já tem a propensão para uma cascata quando não se quer ter muito trabalho para a escolha do estilo .
Comecei fazendo uma poda de limpeza para poder enxergar o tronco e seu movimento, estava tão compactada sua massa foliar que haviam vários galhos sêcos em função da falta de circulação de ar e entrada do sol.
Retirei este galho e coloquei em hormônio enraizador, depois fiz algumas preces e veremos se consigo mais uma muda para fazer um mame de cascata .
Aqui já dá para começar a ver o movimento do tronco, por sinal bastante interessante.
Algumas pessoas mais interessadas queriam ver de pertinho o trabalho .
Enquanto a oficina era realizada onde eu contava coma ajuda de Ricardo(bonsaísta e fotógrafo nas horas vagas, rsrs) e Danilo, no Stand o movimento continuava sem parar, estando como responsáveis minha espôsa Mirvana e o amigo e bonsaísta André.
Na hora do reenvase descobri um substrato bastante argiloso e compactado, percebi que teria que reduzir um bocado o torrão principalmente pq o vaso escolhido(cascata) era muito mais estreito que o vaso plástico original.
Aqui a planta já está em seu novo vaso(Pottery), deu um pouco de trabalho mas no final ela entrou e se acomodou, rsrsrsrs.
Aqui eu estava mostrando onde faria o ponto para tracionamento, pois quis evitar uma aramação principalmente pq o tempo que eu dispunha para realizar a oficina era curto.
Fazendo a ancoragem para o tracionamento.
Tracionamento feito.
Trabalho momentâneamente finalizado, assim que ela se recuperar um pouco do corte de raízes(cortei bastante) eu farei a aramação nos galhos primários e secundários para refinar e finalizar completamente o trabalho.
À noite o movimento continuou no Stand, e agora eu estava com uma equipe completa(esquerda para a direita) André, Ricardo, Danilo, Mirvana e o Iano(Alex já havia passado pelo Stand mais cêdo).
Aqui o amigo Ricardo(esteve junto do início ao fim do evento), minha filhinha Hanna(distribuindo o cartão do pai, ou seja, já trabalhando para a divulgação do bonsai na Bahia, rsrsrs), Danilo e ao fundo o Iano.
Vejamos agora algumas plantas exibidas pelo grupo da Mourão Bonsai durante a exposição.
Algumas umburanas nativas do sertão baiano, sendo que a que mais gostei foi a última.
Que tal esta Jurema Preta ? Gostei deste trabalho, bem natural .
Um Penjing de ...? sinceramente não conheço esta espécie, rsrs, mas ficou legal .
E para finalizar a sessão de fotos, já com o Stand desmontado e na hora de ir embora estão eu, Mirvana, Ricardo, Hanna(em cima de Ricardo)e Danilo, todos muito cansados mas com a sensação de dever cumprido .
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|