|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
RedOak 2.o PASSO

Registrado: 05/04/06 Mensagens: 245 Localização: Santo Andre, SP
|
Enviada: Sáb Ago 16, 2008 12:59 pm Assunto: Sobre pH |
|
|
Eu gostaria de saber se alguém tem alguma matéria bem completa sobre pH e solo, e se há alguma relação das plantas e suas preferências.
Obrigado!!  _________________ Go Green Growing |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Ago 27, 2008 8:19 pm Assunto: |
|
|
Olá Red!
Parece que ninguém tem uma matéria completa sobre o assunto.
Dentro do que eu sei, Frutíferas, azaleia, preferem um solo levemente ácido por conta de que gostam de solo mais orgânico ( Solo orgânico vai deixando o pH ácido, com o tempo)
Já as coníferas - pinus, cedros e juníperos, preferem ph mais básico e solo mais alcalino.
É isso aí, Red!
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Ago 28, 2008 12:23 pm Assunto: bonsai |
|
|
Elio, apesar da dica sobre as coniferas ser bastante pertinente, esclareço que há algum tempo, quando estive no viveiro da Regina Suzuki, em Atibaia, observei que ela fazia uso de um substrato bem mais drenante, solto, composto com gravetos, pedaços de madeira desidratada, aciculas e cascas de pinus, ao invés do costumeiro caco de telha/tijolo e pedrisco.
Aliás, os pinheiros pareciam estar em bom desenvolvimento, com um verde bem exuberante e um crescimento valorado. Ela fez uma espécie de bancada, em que fixou tabuas nas laterais, com uma altura entre uns 10 a 15cm, criando uma espécie de cultivo suspenso, onde estavam acondicionadas diversas coniferas. Mas, usando o mesmo composto, havia vasos com pinus plantados, dos quais inclusive adquiri dois, que estão indo muito bem.
Esse substrato, dado suas caracteristicas, é bem leve, ainda que drenante, mas bastante ácido, considerando que o material com o tempo (regas, chuvas, sol, etc), vem a se deteriorar, decompondo-se gradativamente. Outrossim, mesmo plantado nesse composto, ainda recebem o aporte de nutrientes, seja via osmocote ou por um orgânico qualquer.
Mas voltando ao questionamento proposto pelo colega Red, creio que um trabalho excelente, desenvolvido pelo bonsaista João Chaddad Junior, possa fornecer as respostas que ele precisa. Veja o link:
http://www.bonsaitattoo.com.br/ph_do_solo.htm
Creio que vc poderá encontrar ótimas respostas.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
eu 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 28, 2008 5:45 pm Assunto: |
|
|
Se vc tiver alguma dúvida pontual eu posso te responder em relação ao pH do substrato ou da planta.
Abraços
Pedro Torquato |
|
|
 |
RedOak 2.o PASSO

Registrado: 05/04/06 Mensagens: 245 Localização: Santo Andre, SP
|
Enviada: Sex Set 05, 2008 4:04 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pelas respostas, amigos!
Eu havia feito a pergunta, porque algumas espécies são bem sensíveis quanto ao pH, e dependendo do nível de acidez ou alcalinidade, a planta acaba não recebendo alguns nutrientes secundários e terciários como o manganês, por exemplo, e acaba ficando com um desenvolvimento limitado, folhas não muito saudáveis e tal... _________________ Go Green Growing |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|