FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Sobre pH
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
RedOak
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Ago 16, 2008 12:59 pm    Assunto: Sobre pH Responder com citação

Eu gostaria de saber se alguém tem alguma matéria bem completa sobre pH e solo, e se há alguma relação das plantas e suas preferências.
Obrigado!! Smile
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 27, 2008 8:19 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Red!

Parece que ninguém tem uma matéria completa sobre o assunto.
Dentro do que eu sei, Frutíferas, azaleia, preferem um solo levemente ácido por conta de que gostam de solo mais orgânico ( Solo orgânico vai deixando o pH ácido, com o tempo)
Já as coníferas - pinus, cedros e juníperos, preferem ph mais básico e solo mais alcalino.
É isso aí, Red!

Abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 28, 2008 12:23 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Elio, apesar da dica sobre as coniferas ser bastante pertinente, esclareço que há algum tempo, quando estive no viveiro da Regina Suzuki, em Atibaia, observei que ela fazia uso de um substrato bem mais drenante, solto, composto com gravetos, pedaços de madeira desidratada, aciculas e cascas de pinus, ao invés do costumeiro caco de telha/tijolo e pedrisco. Shocked

Aliás, os pinheiros pareciam estar em bom desenvolvimento, com um verde bem exuberante e um crescimento valorado. Ela fez uma espécie de bancada, em que fixou tabuas nas laterais, com uma altura entre uns 10 a 15cm, criando uma espécie de cultivo suspenso, onde estavam acondicionadas diversas coniferas. Mas, usando o mesmo composto, havia vasos com pinus plantados, dos quais inclusive adquiri dois, que estão indo muito bem. Very Happy

Esse substrato, dado suas caracteristicas, é bem leve, ainda que drenante, mas bastante ácido, considerando que o material com o tempo (regas, chuvas, sol, etc), vem a se deteriorar, decompondo-se gradativamente. Outrossim, mesmo plantado nesse composto, ainda recebem o aporte de nutrientes, seja via osmocote ou por um orgânico qualquer. Very Happy

Mas voltando ao questionamento proposto pelo colega Red, creio que um trabalho excelente, desenvolvido pelo bonsaista João Chaddad Junior, possa fornecer as respostas que ele precisa. Veja o link:

http://www.bonsaitattoo.com.br/ph_do_solo.htm

Creio que vc poderá encontrar ótimas respostas. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
eu
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Ago 28, 2008 5:45 pm    Assunto: Responder com citação

Se vc tiver alguma dúvida pontual eu posso te responder em relação ao pH do substrato ou da planta.
Abraços
Pedro Torquato
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
RedOak
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Set 05, 2008 4:04 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pelas respostas, amigos! Smile
Eu havia feito a pergunta, porque algumas espécies são bem sensíveis quanto ao pH, e dependendo do nível de acidez ou alcalinidade, a planta acaba não recebendo alguns nutrientes secundários e terciários como o manganês, por exemplo, e acaba ficando com um desenvolvimento limitado, folhas não muito saudáveis e tal...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: