FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

CO2 para acelerar o crescimento?
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nabase
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 27/08/06
Mensagens: 377
Localização: Limeira - S.P. -

MensagemEnviada: Qui Set 04, 2008 9:55 am    Assunto: Responder com citação

Pessoal, vou fazer o teste... posto os resultados assim que tiver algo mais positivo.
O esquema a ser montado seria algo +/- assim:




Um abraço a todos.

Natalino Sampaio
_________________
"Tudo passa"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 20/03/08
Mensagens: 935
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Qui Set 04, 2008 2:02 pm    Assunto: Responder com citação

Natalino também vou tentar...

Estou pensando em usar 3 mudas de alguma planta que tenha o crescimento rápido. Uma fica fora da estufa, o outra dentro de uma estufa sem o CO2 e a terceira na estufa com o CO2. Dependendo da planta usada acho que podemos ter resultados entre 6 e 12 meses.

Um abraço.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Felipe
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 14/09/05
Idade: 43
Mensagens: 921
Localização: Florianópolis - SC

MensagemEnviada: Qui Set 04, 2008 2:27 pm    Assunto: Responder com citação

Marco,
não esqueça da adubação...incluse fica uma sugestão: na estufa com CO2 coloque dua plantas, uma com adubação normal e a outra sem adubação, só com o efeito desta técnica. Depois não esqueça de passar suas considerações finais.
Boa sorte!!!!
_________________
Felipe Costa
Clube Floripa Bonsai
https://www.facebook.com/pediquejardinagem
http://pedique.blogspot.com.br/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 21/12/05
Mensagens: 1504
Localização: coronel vivida pr

MensagemEnviada: Qui Set 04, 2008 3:43 pm    Assunto: Responder com citação

Olá foristas,

Um amigo forista me falou um dia que todo praticante do bonsai é um artista com personalidade muito forte e que por ser assim, muitas vezes verificamos que suas manifestações são divergentes mas que todos procuram o melhor para a melhoria da arte. Não poderia ser diferente ,porque depois do registro de várias opiniões, sempre encontramos um ponto de equilibrio e todos saem ganhando com isso: As amizades se fortalecem, as distâncias se encurtam e o Fórun fica fortalecido.

Abraços - Ivanil
-------------------
- O céu ou a natureza faz que cada um de nós julgue cada coisa de modo diverso.(Molière - Dom Garcia deNavarre, ato IV, cena 6)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
eu
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 28/12/06
Mensagens: 114
Localização: Alguma

MensagemEnviada: Dom Set 07, 2008 4:30 pm    Assunto: uando digo em não Responder com citação

Oi bonsaistas pois eu não sou mais bonsaista, sou um pesquisador sobre plantas e jardineiro quando tenho saco, que não tenho muito especialmente com gente, uma vez durante uma viajem que fiz com um amigo meu" Sergivaldo" estavamos discutindo as tentativas de inventar o novo ou de se criar coisas que ja existem como por exemplos os substitutivos dos selantes e percebi que é natural e saudavel querer fazer algo para ser marcado, querer fazer algo para contribuir com aquilo que gostamos, por exemplo desenvolvi um adubo que uso nas minhas plantas e que tem me dado resultados fantasticos , mas meu objetivo com este adubo não foi acelerar o crescimento, pois se eu acelera-lo eu acabo perdendo muitas das características que desejamos para um bonsai com redução dos internos, aumento do número de folhas por gema, redirecionamento de seiva para o sistema radicular e assim diminuindo o crescimento da parte aérea e reduzindo o vigor da parte superior que costuma levar a planta a enfraquecer os galhos inferiores e por isso perde galho fundamentais que contribuem para o tashiagari (o adubo atua neste sentido )e nos leva a uma mudança no estilo do nosso bonsai, mas para isso estudei alguns anos e fiz um mestrado nesta area, onde quero ir com isso. Para criarmos algo novo primeiro temos que buscar como nossa ação vai interferir com o meio e jas temos fontes de co2 sufucientes no mundo para não criarmos mais uma, mesmo que seja numa estufa que não é hermeticamente fechada, pois se for ira contra o principio do sistema químico aberto onde todos os seres vivos devem trocar energia e materia com o meio para sobreviver, não vou dizer que não fiquei exaltado pois fiquei achei um absurdo a ideia e compreendo que foi pensada para um fim nobre, mas nesmo com boas ideias é preciso avalia-las antes de ir em frente e essa não deve ser levada em frente........Cada um é muito importante para se reverter o dano que ja causamos ao meio de maneiras que para nos pareciam despreziveis, vc ja pensou se esta técnica der certo o monte de impaciente que vão usa-la e vc tera sido o responsavel direta ou indiretamente por centenas, milhares ou milhões de novas emissões de co2, ja que tem umas porrada de bonsaistas no mundo.
Quanto aos yamadoris não posso falar pelos predadores de plantas para bonsai, que ja conheci e conversei com eles tentando concientiza-los( infelizmente são muitos), eu faço yamadori de 3 espécies de plantas que pelas mudanças climáticas estam entrando em extinção nos seus locais nativos, mas tenho certeza que pela sua utilização como bonsai durante séculos continuaram existindo e devem durar mais do que aquelas encontradas na natureza e suas sementes seram usadas na propagação da espécie em vez de simplesmente esperarmos que elas entrem em extinção.
Não sou contra ideias novas desde que tenham bom lógica e não causem mais mal do que bem.
Sei que a ideia do CO2 foi postada visando ajudar.
Quando digo em não acelerar o crescimento é por que o crescimento lento dara um bonsai de melhor qualidade( conceito básico), mas como o mundo ta cheio de porcaria que os outros chamam de bonsai e vendem como bonsai fazer o que?
Nos precisamos estudar os ensinamentos básicos desta nossa arte milenar, muitas vezes meus alunos me perguntam se livro A ou B ou C é bom e suficiente eu respondo se vc ja sabe tudo que ha nele e consegue raciocinar com os seus ensinamentos ai sim esta na hora e procurar um livro novo, não acho que seja preciso testar para depois dar opnião desde que sua opnião seja enbasada em conhecimento científico não ha necessidade deste conhecimento empirico, Não estou dizendo que nossa experiencias não são importantes, elas são, tanto que meu lema é pare de ficar perguntando besteira(por preguisa de ir ler) para quem nem sabe o que esta falando( também por preguisa de ir ler) e va fazer, é melhor uma experiencia empririca do que um achismo.
Um grande abraço a todos deste tópico e do forum
Pedro Torquato
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 20/03/08
Mensagens: 935
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Dom Set 07, 2008 8:36 pm    Assunto: Responder com citação

Caro "eu", vamos lá, mais uma vez, e espero que seja a última. O que eu quis saber é se uma planta tem capacidade para absorver mais CO2 do que a quantidade que habitualmente entra em contato com suas folhas. Caso tenha, no período de crescimento, poderíamos fornecer o CO2 em maior quantidade para melhorar o seu desenvolvimento. Não é um achismo, quando eu postei o tópico disse que isso era usado com sucesso em aquários e isso foi reiterado pelo Natalino. Quanto à estufa mesmo que não seja hermeticamente fechada, como não há variação na pressão interna, o CO2 não iria escapar. E o CO2 será consumido pela planta.
De qualquer maneira para tranqüiliza-lo farei o seguinte: cada vez que eu fizer a mistura dos ingredientes vou prender a respiração por 1 MINUTO INTEIRO para compensar a emissão de CO2, e assim, o mundo estará salvo...

Deixo um abraço e os meus votos para que essa mensagem seja um Adeus!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Felipe
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 14/09/05
Idade: 43
Mensagens: 921
Localização: Florianópolis - SC

MensagemEnviada: Dom Set 07, 2008 8:57 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Marco,

espero que não seja um "ADEUS", pois estamos esperando o resultado!!!
_________________
Felipe Costa
Clube Floripa Bonsai
https://www.facebook.com/pediquejardinagem
http://pedique.blogspot.com.br/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marciomatos



Registrado: 28/03/08
Mensagens: 12
Localização: Fortaleza-ce

MensagemEnviada: Dom Set 07, 2008 9:26 pm    Assunto: Responder com citação

olá pessoal, quanto a ideia de colocar CO² em uma estufa para ver se acelera o crecimento da planta, eu devo dizer que não acredito que va fazer muita diferança. Sou iniciante no bonsai mas já tenho algum tempo de aquarista. A ideia de usar CO² em aquarios vem porque, no meio artificial que montamos em nosso aquario, não existe CO² suficiente para manter algumas plantas aquaticas. As plantas não aquaticas acredito que já tenham CO² na atmosfera para se desenvolverem. Essa é apenas a minha opinião, espero que não fique ofendido.
Gostaria de fazer apenas algumas resalvas que são feitas para plantas em aquario.

1- toda planta nessecita de um equilibrio entre os nutrientes, ou seja nao adianta aumentar apenas o CO², se ouver falta de luz ou de nutrientes(macros e micros) a planta nao vai se desenvolver.
2- Cuidado com o exesso de CO² no meio para que não haja falta de oxigenio tambem necessário a planta.

Espero ter ajudado e esclarecido mais alguma coisa e repito que essa é apenas minha opinião.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 20/03/08
Mensagens: 935
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Dom Set 07, 2008 10:03 pm    Assunto: Responder com citação

Felipe o "ADEUS" que eu espero não é de minha parte...

Marcio agradeço por ter exposto sua opinião de forma respeitosa e coerente. Em aquários realmente as plantas podem ter mais ou menos CO2 dependendo da quantidade de peixes e do sistema de filtragem, e ai pode ser necessário à adição artificial. Vou dar um exemplo sobre a questão que eu quis levantar:

Digamos que uma planta absorva um volume de 5ml de CO2 por dia. Se houvesse 10ml disponíveis será que ela poderia absorver e assim se desenvolver melhor?

Na floresta amazônica as árvores têm à sua disposição uma certa quantidade de CO2. Com o aumento da disponibilidade por causa das queimadas essas arvores passaram a absorver mais CO2 que o habitual. O CO2 produzido pelas queimadas foi absorvido pelas árvores e elas cresceram mais. Essa foi à conclusão a que chegaram os cientistas.

É preferível combater o desmatamento e as grandes emissões de CO2 das fabricas e carros do que se preocupar com uma estufinha feita com saco plástico. A final a quantidade de ingredientes que eu descrevi são as mesmas utilizadas para se assar um bolo. Fica ai uma idéia para o "eu": porque você não funda uma ONG para incentivar as pessoas a pararem de comer bolos para reduzir o CO2? Wink Que a final, produz a mesma quantidade de CO2, se descontarmos a queima de gás de cozinha, e há mais comedores de bolos no mundo do que minha humilde coleção de bonsai.

Um abraço a todos!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marciomatos



Registrado: 28/03/08
Mensagens: 12
Localização: Fortaleza-ce

MensagemEnviada: Dom Set 07, 2008 10:27 pm    Assunto: Responder com citação

entendo o ponto que voce quer chegar com a sua experiencia, tambem não aredito que a emição de CO² de garrafa va prejudicar o meio ambiente, mas devemos lembrar que acelerar o desenvolvimento de uma planta pode acarretar um extress para a planta e que seja notado apenas no futuro. novamente é apenas uma opinião para você considerar na sua ideia.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 20/03/08
Mensagens: 935
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Dom Set 07, 2008 10:43 pm    Assunto: Responder com citação

Marcio você levantou mais uma questão pertinente à hipótese que eu levantei. Esse é um efeito colateral que talvez possa surgir e talvez um teste possa responder.

Obrigado.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
lpzin
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 19/09/06
Mensagens: 107
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Qua Set 17, 2008 10:01 pm    Assunto: Responder com citação

Em paises frios onde se fazem cultivos em estufas fechadas usa-se sim CO2, porem o mesmo só é efetivo se a planta alem do CO2 tiver tudo em maior quantidade. Ou seja, mais adubo, mais Luz(qtdade de lumens), mais horas de luz, mais substrato.

Uma planta não se negaria a aceitar o que ela precisa porem deve haver um equilibrio para que todo o processo ocorra de absorção desses elementos.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 20/03/08
Mensagens: 935
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sex Set 19, 2008 9:09 pm    Assunto: Responder com citação

lpzin obrigado pela resposta. Era exatamente isso que eu estava querendo descobrir... e ao que parece eu não estava inventando moda, só pensei em algo que pessoas que realmente tem a capacidade técnica adequada para avaliar o assunto já estavam fazendo.

Que pena que você não pode me responder antes. Teria me poupado, e a outros foristas, de ler respostas tão cheias de preconceito e tão vazias de conteúdo.

Obrigado
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
guifercon
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 06/10/08
Mensagens: 126
Localização: Sao Caetano do Sul-SP

MensagemEnviada: Qua Out 08, 2008 10:25 am    Assunto: Responder com citação

Bom dia a todos.

Marco_avelar e NABASE

Eu sempre tive a mesma curiosidade que vocês.

Eu pretendo mais pra frente comprar um aquário onde eu possa fazer essa experiência.

Minha idéia inclui ainda comprar uma lâmpada própria pra hidroponia e estufas em geral, achei uma da marca Philips da linha GreenPower, mas não encontrei no Brasil então terei que importar.

Um pequeno comentário sobre como fazer esse sistema:

Meu amigo sugeriu que fizesse isso pois ele já aplicou essa técnica em um aquário plantado que ele possuia.
Como essa reação com açucar e fermento bioloógico (fermento de pão) gera alcoól, sugiro que coloque um filtro de agua mesmo, pra evitar que o alcoól que evapora não acabe pingando na sua planta.

Como fazer esse filtro?
Só acrescentar mais uma garrafinha (a que eu vi era de caçulinha da schin)

Figura:
[img]http://img367.imageshack.us/my.php?image=co2zg0ci7.png[/img]

Um outra ideia seria comprar gelo seco dentro da estufa, e lacrar tudo, depois que ele "sublimar" você tera CO2 PURO, sem alcoól pra poluir a atmosfera.
MAS, isso eu não sei aonde encontro.

Ah, lembrando que o CO2 é mais pesado que o ar e tenderá a se concetrar mais no fundo.

Poderia comentar sore os outros assuntos paralelos que surgiram, mas como sou novato vou simplesmente me abster.

100+, Guilherme.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 20/03/08
Mensagens: 935
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sex Out 10, 2008 8:05 pm    Assunto: Responder com citação

Guifercon em aquários essa técnica é muito difundida e com excelentes resultados, e realmente é necessário um filtro para conter o álcool. A utilização de lâmpadas também é possível, já li em algum lugar sobre isso. O gelo seco também seria viável, mas acho que a liberação do CO2 seria muito rápida tendo que ser refeita diariamente em pequenas quantidades. Também não sei onde comprar, sei que é utilizado naqueles carrinhos de servete.

Quanto aos outros "assuntos" só tenho a dizer que o preconceito e a arrogância são os piores inimigos do conhecimento. Ainda bem que o lpzin pôs um fim na série de ataques.

Abraço.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil