Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Sex Set 12, 2008 12:20 pm Assunto: Amigos conhecedores de Jabuticabeira |
|
|
Caros Amigos,
Gostaria de saber se essa é uma boa época para se fazer uma desfolha e uma pequena poda nessa jabuticabeira?
Vejam que a pouco tempo (+ ou - 1 mês) ela emitiu muitos novos brotos e por isso fiquei ainda + na dúvida sobre a desfolha e a poda...
Ela está com uns 70 cm. de altura sem contar o balde.
Agradeço muito as sugestões e dicas dos amigos
Abraços
Rogério.
 |
|
|
 |
Reggae_Bonsai
Registrado: 18/08/08 Mensagens: 15 Localização: Litoral de São Paulo - Mongaguá
|
Enviada: Sex Set 12, 2008 12:45 pm Assunto: |
|
|
Tem uma jabuticaba bem parecida com a sua só um pouco menor, eu aproveitei que estamos no final do inverno e inicio da primavera fiz uma poda drástica e amarei ela completamente, acredito muito que ela vai se recuperar rapidamente, pois estava muito saudável como seu exemplar aparenta estar. Postarei ela aqui no fórum pra você ver. |
|
|
 |
pauloventura 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 12, 2008 1:09 pm Assunto: |
|
|
Caro amigo Rogerio !
Sua duvida procede, de fato agora não é uma boa hora
para a poda ou desfolha ,o ideal para a poda seria assin que
ela iniciasse o processo de brotação e a desfolha é sempre com
as folhas ja velhas ,na minha opinião vc deve aguardar ate ela
amadurecer esta nova brotação.
Quanto a poda ( tb,é so uma opinião pessoal)eu faria uma poda
mais acentuada ,à podaria no minimo pela metade ,acho que ficaria
com ótima altura.Parabens pela planta esta linda.
G abraço.
Pv. |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Set 12, 2008 9:20 pm Assunto: |
|
|
Amigo Reggae_Bonsai
Vi o sua postagem sobre jabuticabeira.... Tem mesmo uma linda planta para trabalhar.
Parabens pelo belo material.
Abraço Rogério. |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Set 12, 2008 9:32 pm Assunto: |
|
|
Caro Amigo Paulo Ventura
Fico muito grato pelo esclarecimento e farei com me indica.
Vou desfolhar ela assim que estiver com as folhas + velhas. Quanto a poda, estava esperando a desfolha para proceder com uma poda e dar a primeira forma para ela. Ela ainda é "virgem" de qualquer procedimento de Bonsai.
Tenho ela a 3 anos, coloquei ela em um escorredor e depois de 1 ano coloquei na mamadeira.
Assim que eu "atacar" ela, postarei novas fotos para o acompanhamento dos amigos.
Grabde abraço
Rogério. |
|
|
 |
RAPHA2008
|
Enviada: Sex Set 12, 2008 9:50 pm Assunto: |
|
|
Olá Rogério.
Parabéns pela planta. Está muito bonita e possui um tronco bem interessante!
Perdoe a minha intromissão, mas a dúvida que me surgiu quando li sua postagem foi o porquê de você querer fazer tais procedimentos (poda e desfolha) agora. Pelo que li e vi nas fotos você colocou a planta no escorredor, certo? Se o objetivo de tal técnica é fazer a planta "engordar", então acredito que o melhor é deixar a planta crescer livremente, não? Podá-la e desfolhá-la agora não iria atrasar esse processo?
Abraços,
Raphael. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sáb Set 13, 2008 3:04 am Assunto: |
|
|
Rogério,
você tem uma bela planta aí. Eu reduziria a altura da árvore como sugerido pelo amigo Paulo visando uma modelagem, já que em três anos ela não foi direcionada para nenhum estilo. Vou dar uma sugestão para um SOKAN (tronco duplo):
Podar nesta marca amarela e procurar direcionar o tronco menor (e mais fino) para "fora" da árvore principal como nestes dois exemplos abaixo.
Um Celtis sinensis
Um Carpinus coreana
Note que nos dois casos o tronco menor parece "fugir" para conseguir luminosidade.
Rapha Vou tentar responder às tuas perguntas. A poda é necessária para modelar num estilo pretendido, visto que ainda não foi mexida.
A árvore no conjunto escorredor/mamadeira tem o objetivo de engorda, qualquer desfolha com o objetivo de diminuição das folhas seria de fato um contrasenso. Mas neste caso, juntamente com a poda, a desfolha proporciona uma maior brotação, o que ajudaria na definição do estilo...
Espero ter ajudado; qualquer besteira que eu tenha falado, os amigos mais experientes podem corrigir...
Abraço a todos.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
RAPHA2008
|
Enviada: Sáb Set 13, 2008 8:39 am Assunto: |
|
|
Oi edson0605,
entendi agora, obrigado. |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Set 13, 2008 7:54 pm Assunto: |
|
|
Amigo Rapha2008
Gostaria de agradecer sua participação com a sua visão sobre minha Jabuticabeira.
Como o Amigo Edson0605 descreveu com uma ótima e ilustrada resposta, a poda e a desfolha ajudam a definir o estilo que pretendemos seguir.
Abraço pra vc Rapha2008 |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Set 13, 2008 8:03 pm Assunto: |
|
|
Amigo Edson0605
Quero agradecer, novamente, a ajuda que sempre dá para os iniciantes como eu na arte do Bonsai.
Eu tinha a mesma idéia de um Sokan para essa árvore + como havia a dúvida de podar agora ou esperar por causa das novas brotações resolvi pedir a opiniaõ dos amigos do Forum.
Agradeço muito sua ajuda com as informações e o esboço e a de todos que estão participando, pois acredito que essas minhas dúvidas podem ser as mesmas de outros que aqui participam.
Grande abraço amigo Edson0605.
Rogério. |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Dom Set 14, 2008 8:03 am Assunto: |
|
|
Amigos essa Jabuticabeira tem tronco duplo ou são duas plantas??? _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
nabase 2.o PASSO

Registrado: 27/08/06 Mensagens: 377 Localização: Limeira - S.P. -
|
Enviada: Dom Set 14, 2008 7:18 pm Assunto: |
|
|
Até onde eu consigo enchergar, trata-se der duas ávores. _________________ "Tudo passa" |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Set 14, 2008 7:59 pm Assunto: |
|
|
Amigos Marcos Castilho e nabase
Respondendo a questão:
São sim 2 árvores!