FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Buxus troncos múltiplos
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 15, 2007 7:26 pm    Assunto: Buxus troncos múltiplos Responder com citação

Amigos, coletei esta plantinha em um jardim de uma empresa, fiz uma troca e fiquei com essa velha mesmo! Wink

É um Buxus meuito velho, tinha mais 30 a 40% do tamanho que foi fotografado, foi feito uma sangria 20 dias antes da retirada do chão e colocado neste vaso de cimento com areia para completar.

Ele tem agora 1,30m de altura, contando da borda do vaso, copa de 1,20x1,00m, base de nebari de 24x16Cm, com 6 troncos principais e 3 menores, sendo que o maior de 10Cm de diâmetro.

É uma planta grande mas quero reduzí-la no mínimo pela metade, e conto com a experiência e sabedoria de meus gurus! Rolling Eyes

Por favor, sugestões, críticas, esboços, tudo será impresso e entrará na pasta desta senhora planta.

Grande abraço,
Fabiano.

Frente:

Lateral direita:

Traseira:

Nebari frente:

Nebari direita:

Nebari trás:

Nebari esquerda:

Bem, desculpem a quantidade e qualidade das fotos, minha câmera é uma tristeza, mas serve por ora... Embarassed
Valeu...
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 15, 2007 8:02 pm    Assunto: Responder com citação

Fabiano,

estou sem palavras para seu buxus, buxinho é que não é. Ele sofreu uma poda baixa recentemente. Seria bom esperar estas partes se recuperarem para poder fazer uma poda em outros galhos mais baixo. O buxus não gosta muito de galhos sem folhagem, por isso a espera pode ser interessante agora. Mas com ceteza será um grande planta. Não tenho idéia do que fazer ainda, se ninguém postar algo penso sobre ele mais tarde.

T+
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 15, 2007 8:13 pm    Assunto: Responder com citação

Beleza Dark,

Realmente eu fico sentado na frente dele pensando em várias opções, mas gostaria de fazer as podas mais drásticas ainda neste inverno, pois aqui ainda está um frio constante.

Ele recebeu estas podas de 30 a 40% faz uns 2meses, e só o retirei do chão depois destas brotações novas, que só vieram depois mesmo da poda.
Antes ele só tinha folhas velhas, dava até medo. Mas depois das brotações eu fiz a sangria que levou mais 20 dias para ser retirado totalmente e daí uma poda maior de raízes, mas ele tá firmão!

Não se apresse em projetar alguma coisa, apesar dos pesares eu ganhei algum tempo com esse yamadori de jardim não é mesmo?? Wink

Grande abraço
Fabiano
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 15, 2007 8:24 pm    Assunto: Escambo Responder com citação

Caríssimo Fabiano

Este Buxus é estonteante! É preciso mesmo sentar e ficar olhando, pensando nas mil possibilidades de desenho e altura para executar! Vou olhar para ele aqui muitas vezes. Isto é que foi uma troca, o resto é escambo!

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 15, 2007 8:33 pm    Assunto: Responder com citação

Ferreira meu amigão,

Ela estava ao lado de uma Cica revoluta bem grande e velha também, na verdade estava estragando uma a beleza da outra, daí sugeri uma outra cica pequena ao lado para dar mais perspectiva ao visual Wink , e bem mais barata também, com certeza foi uma luta para convencer o infeliz à fazê-la, mas qdo ele autorizou, quase tirei de cara, mas tive a paciência divina de fazer todos os processos prés, e quase que ele mudou de idéia depois, quase infartei! Confused Shocked

Mas deu certo, vamos ver como vai ser sua recuperação realmente... Laughing

Grande abraço meu amigo,
Fabiano
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 16, 2007 4:21 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Fabiano, o colega me desculpe, mas a melhor frente, a meu ver, é o da terceira foto, de cima para baixo. Shocked

Considerando essa frente, creio que muitos dos galhos que saem para todos os lados deverão, após a devida recuperação do vigor de crescimento de sua planta, serem cortados, reduzindo-se sua altura, e fazendo jin neles, para harmonizar o conjunto mais adequadamente. Very Happy

Escolha o melhor tronco, com movimento desde essa frente que sugiro, para formar um lindo moyogi. Claro, isso tudo é mais adequado fazer na primavera, mais para o meio ou final, quando sua planta mostrar plena recuperação. Cortar, agora, nem pensar. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 16, 2007 10:11 am    Assunto: Responder com citação

Olá Nick, pois é, veja só, a 3a foto como vc disse, realmente é muito boa de frente, mas a base do nebari de 24cm passa a 16cm, fora que o maior tronco, o de 10cm de diam., fica em direção do observador, deveria ser cortado, sem jin, ou peq..

É claro q vc n a viu pessoalmente e é muito complicado opinar por fotos, mas vc tinha percebido isso anteriormente? Se faltar alguma foto eu as faço, é só pedir.

Vc acha que ela deve recuperar melhor e fazer as radicais na primavera?

Bem, obrigado, abraço,
Fabiano
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 16, 2007 10:42 am    Assunto: Responder com citação

Fabiano, muito bom o negócio que você fez heim Laughing , estou na expectativa para ver como ficará ele depois que tiver a idéia do que irá fazer e realizar o trabalho.....parabéns pelo belo buxo...é de arregalar os olhos Shocked
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 16, 2007 11:03 am    Assunto: Responder com citação

Oi Júnior, realmente quando a vi pela 1a vez fiquei até nervoso em como negociá-la com os antigos donos, mas sabia que seria minha... Confused

Eles são uma rede grande de super-mercados de onde me rendeu também um varrido pelo vento que postei tempos atrás aqui no fórum, também buxus.

Agora com ansiedade contida, tenho que deixá-la muito forte para as intervenções futuras, mas tenho receio qto à qtdade de massa verde neste vaso que não é muito grande para ela neste momento, sendo que retirei muita raíz mas mesmo assim o torrão ficou quase do tamanho do vaso, pois não quis mexer tanto em sua base.

Grande abraço
Fabiano
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Qui Ago 16, 2007 12:36 pm    Assunto: palavra Responder com citação

O conterraneo Ferreira , postou um texto e uma palavra correta em relaçao esta planta: Estonteante!!! Tem que rabiscar muito e nao cometer erro algum, ela deve ser mais velha do que eu! Att. Luciano.
flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Ago 16, 2007 6:30 pm    Assunto: Responder com citação

acho que o luciano tem razão sao tantas possibilidades que tem que pensar bastante , para não cometer injustiça com essa beldade.
concordo com o nick a terceira foto parece ser a melhor frente.

flavio henrique.
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Qui Ago 16, 2007 8:25 pm    Assunto: desenho Responder com citação

Fabiano, Se fosse minha eu usaria este desenho abaixo:

E um Kabudashi, troncos multiplos. Parece dificil, porem com uma adubaçao organica no substrato e uma mensal de Biofert , ela se fomaria em no maximo 3 anos! Porem nao faça nada que voce nao goste e tenha cuidado ,ela e muito antiga! Junte todas as sugestoes ao seu gosto pessoal , adicione a ela apenas as modificaçoes que voce achar que somam! Att. Luciano.
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Ago 17, 2007 11:38 am    Assunto: Responder com citação

Flávio, valeu a sugestão, obrigado.
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Ago 17, 2007 11:44 am    Assunto: Responder com citação

Luciano, era isso que eu tinha em mente mas com minha pouca experiência não conseguia colocar no papel, muito obrigado e parabéns pela visão tão elucidativa, parece que vc a viu pessoalmente. Shocked

Realmente acho que é isso que ela pede, como vc sugeriu vou esperar mais sugestões à nível de somar, e ter mais visões para ser mais exato possível na escolha, exatamente por ela ser tão velha, não posso errar em tirar algo que não consiga mais harmonia com todo o conjunto, mas acho que esta projeção está maravilhosa, muito obrigado pelo tempo no qual vc investiu em me ajudar! Wink

Grande abraço e estou aguardando nossos vários projetistas que estão meio sumidos...

Fabiano
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Sex Ago 17, 2007 1:08 pm    Assunto: planta Responder com citação

Fabiano, Tens razao , esta planta nao para se brincar ou fazer coisas abstratas! Tens que absorver varias sugestoes e adicionar o teu ponto de vista , ate chegar a fazer qualquer coisa nela! Deve ter acima de 50 anos, nao e possivel que tenha menos! Ela mesmo bem tratada nao forma tronco facilmente! Att. Luciano.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
Página 1 de 4

Ir para: