|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sáb Jun 28, 2008 7:46 pm Assunto: Ácer palmatum |
|
|
Eu adquiri este ácer em abril deste ano, o limpei, desfolhei e aramei, ainda não fiz o transplante pela época incerta mas está com um substrato argiloso e vencido!
Coloquei um pouco de musgo sobre o mesmo pelo fato de segurar um pouco mais de umidade e proteger seu nebari.
Ao limpá-lo notei que sua frente estava toda podre, onde imediatamente retirei tudo que pudesse aumentar esta ferida e apliquei calda sulfocáustica na mesma. É claro que foi feito todo um trabalho com formão e dremmel que eu não fotografei, pois no momento ainda estava sem câmera, por isso mostro apenas "pronto", este trabalho inicial.
Observando bem de perto notamos que já está sendo feito a "beiçola" de cicatrização, bem as fotos:
Acima das aramagens, o sacrifício para a planta não perceber que mudou o ápice, não ainda!
Detalhe do shari:
Toda sugestão é bem-vinda!
Abraços,
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
pauloventura 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jun 28, 2008 9:36 pm Assunto: |
|
|
Amigo Fabiano!
Que pena esta parte podre,mas à males que vem p/bem
com o trato que vc ja iniciou nesta parte quem sabe pode ate aumentar
a beleza deste bonsai que tem um belo movimento de tronco, talvez vc tenha que gira lo um pouquinho p/esta parte seca não ficar muito frontal
penso tambem que vc poderia eleger outro ápice excluindo esta parte
reta ai de cima.
Fabiano amigão estou me permitindo estes pitakos so pra não perder
a ocasião pois esta variedade de Acer é uma das que não vão bem aqui
na região portanto a experiencia com ela e quase zero.
Mas ai tenho certeza ela tem futuro.
G abraço.
pv |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Dom Jun 29, 2008 6:24 pm Assunto: |
|
|
Grande Fabiano!
Muito bom este trabalho, parabéns
Concordo com as sugestões do amigo paulo  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Dom Jun 29, 2008 7:02 pm Assunto: |
|
|
Olá Fabiano
Bonita árvore
Embora tenha uma cicatriz extensa á semelhança da do Edson, contráriamente á dele, o tronco desse Acer é mais apelativo devido ao movimento com que se apresenta.
Penso que deverias estimular que feche um pouco mais nos lados, o que não é dificil na espécie para que se veja mais zona viva na parte frontal.
Embora nesta espécie não seja muito comum Sharis, não é proibido que os tenha, contudo eles não são muito comuns por uma razão muito simples, nestas espécies a madeira morta não resiste por muito tempo por isso não facilites ...
Se fosse meu, o futuro ápice iria partir de um ramo abaixo daqueles ultimos que foram aramados, mas para já é altura de deixa-lo crescer/recuperar e parece-me ter sido uma boa opção deixares aqueles ramos mais acima livres durante uns tempos...
Atenção é aos arames que ele pode marcar, como já alguém disse ("Façinho...façinho" )
Ficamos a aguardar pelas futuras evoluções
Boa sorte
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Jun 29, 2008 8:35 pm Assunto: |
|
|
Paulo meu amigo, obrigado pela sua ajuda, vou tentar virá-lo qdo o envasar, realmente o shari ficou todo para frente, mas acho que ao virá-lo vou desmanchar seu movimento, mas vou tentar.
A parte reta acima realmente vai sair no futuro, estou a usando para sacrifício, para questão da planta não sentir muito agora, mas o ápice proposto inicialmente é realmente o que o Castro sugere mais a frente de seu comentário, um patamar abaixo do último já aramado.
Aqui na minha região o ácer tbm não vinga muito bem, ainda mais o palmatum, mas eu vou fazer experiência com esta criatura e que ela me perdoe, mas vou dar o máximo para ficar com uma planta bonita de palmatum por aqui, que ao contrário de alguns amigos de minha região, correm da espécie.
Alexandre meu chapa, obrigado por suas gentis palavras, quem sabe vc pode tirar a prova deste futuro de ápice? Uma projeçãozinha com ela no mais alto e comparando com outra no patamar abaixo do último aramado? Sabe como é amigo, vc que nos acostumou mal... Valeu amigão.
Castro meu caro amigo, concordo com vc e com o Paulo sobre puxar mais parte viva para o frontal desta planta, vou tentar no envase na primavera.
Realmente ácer não gosta muito de shari, mas este será super-supervisionado, pode deixar!
Sobre o ápice, concordo com vc, na verdade eu pensei assim qdo a vi, pois pela conicidade da planta ela pede que termine ali mesmo, mas como no ácer qto mais folhagem mais bonito, eu tentei deixar mais alto por esse motivo, mas vamos ver como fica, caso fique deajeitado eu terei a opção de podar, o contrário já seria apenas arrependimentos...
Vou ficar de olho no arame, pode deixar , esta é uma planta de grande estima até pq é original do sítio de Honda San e ele relutou muito em vender esta muda para mim, mas depois me depositou confiança e deixou trazê-la, UFA! Não foi "façinho", mas deu certo!
Grande abraço à todos e muito obrigado por me ajudarem.
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

Registrado: 09/04/05 Idade: 44 Mensagens: 409 Localização: Vacaria RS
|
Enviada: Dom Jun 29, 2008 8:39 pm Assunto: |
|
|
olá fabianoscosta
teu acer é formidavel, a madeira morta excelente, aplica calda sulfocaustica com tinta pva branca, é com essa solução que protejo meus shari e jins.
Te diria pra deixar crescer " A VONTADE" os galhos baixos e efetuar podas em momentos oportunos, criando uma ramificação horizontal interessante nesses galhos baixos.
Para reforçar os galhos baixos aumentando seu diametro, faz a poda nos galhos acima aumentando a força nos de baixo, até chegar ao apice...
parabens _________________ Rodrigo |
|
|
 |

|
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Dom Jun 29, 2008 11:28 pm Assunto: |
|
|
1, 2, 3 e...
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jun 30, 2008 10:04 am Assunto: |
|
|
Alexandre tu tá mesmo expert nisso cara, ficaram perfeitos e sob encomenda! Muito obrigado amigão! mais uma vez...
E agora o q vc acha? acho que o shohin fica melhor né? o mais alto perde um pouco em conicidade e sai da medida do shohin, mas eu vou medir direito para ter cerrteza.
No mais, o vaso sugerido ficou muito bom, acho que caberia tbm um ovalado, mas seria questão de gosto, gostei tbm da cor, para esta planta está meio manjadinho o azul, o que os amigos acham?
Grande abraço e obrigado Alexandre.
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |
Marcos Paulo Duarte 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 30, 2008 4:59 pm Assunto: |
|
|
M.a.r.a.v.i.l.h.a
ótima planta Fabiano, e ótimo o projeto do Alexandre
planta bem encaminhada, vai ficar muito bonita
abraços _________________ e até mais
Estamos aqui para isso: ensinar o pouco que sabemos e aprender o muito que não conhecemos
Marcos |
|
|
 |

|
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Ter Jul 01, 2008 7:53 am Assunto: |
|
|
Lindo Acer Fabiano...
Com a projeção que recebeu com certeza terá um exemplar digno de exposição....
Mostra a evolução pra gente... _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |

|
|
|
 |
Paulo Mendes Vieira

Registrado: 19/01/08 Mensagens: 59 Localização: São Martinho - Tubarão - SC
|
Enviada: Dom Ago 03, 2008 9:52 pm Assunto: |
|
|
Olá Fabiano!!!!!
Realmente o seu acer é uma belíssima árvore, creio que daqui à alguns anos você tenha um verdadeiro troféu nas mãos, pois com essa projeção que Alexandre Coelho fez,...olha!!!!!
Quero daqui à algum tempo vê-la novamente postada aqui no fórum do Atelier.
Abraços!!!!!!!!!
Paulinho - Tubarão. _________________ O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará |
|
|
 |

|
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|