FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

piracantha
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Celsius

MensagemEnviada: Sáb Out 10, 2009 12:16 am    Assunto: piracantha Responder com citação

essa pequenina eu comprei em uma floricultura da minha cidade...

essa eh a frente

nessa foto da pra se ter uma noçao boa da curvatura do tronco..

essa iamgem mostra uma especie de "nó" que aparentemente faz parte da raiz..

preciso fixar melhor a coitadinha pq ta bamba no vasinho, por isso a rolha q usei pra escorar ela por inqto...
bom, sei que o substrato tem que ser trocado, mas essa epoca eh boa apra mudar o substrato?
alguem pode me ajudar dizendo que tipo de substrato e se deixo ela nesse vaso mesmo?
obrigado desde já, abraços...

edit: esqueci de dizer que ela tem cerca de 12 cm de altura e contando o vaso tem cerca de 17 cm...

Editado pela última vez por Celsius em Dom Out 18, 2009 7:30 pm; num total de 3 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Daniel.Viterbo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 10, 2009 1:22 am    Assunto: Responder com citação

Olá Celsius,

Só uma correção, esta planta trata-se de uma Piracanta.
Se você deseja um "mame" que é o tamanho que ela se encaixa, pode deixar neste vaso mesmo, por enquanto. Agora se desejar uma planta maior plante-a em um vaso grande ou use a mamadeira.
Quanto ao substrato, aparentemente este está adequado, até mesmo porque não será viável voce mexer nela agora pois parece que ela foi replantada recentemente.

Sucesso!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Celsius

MensagemEnviada: Sáb Out 10, 2009 12:15 pm    Assunto: Responder com citação

ola daniel, entao é uma piracanta?
o dono da floricultura disse que era uma serissa.. nao estou mto familiarizado ainda, estou apenas engatinhando na arte bonsai =/
como disse ela ta bem frouxinha no vaso... por isso axei q devia replantar
eu gostaria dela como mame msm, ta bonitinha desse jeito...
qdo seria a epoca ideal para transplanta-la mesmo por essa questao de estar frouxa no vaso...
e sobre os nodulos que mostrei na terceira foto, tem algum problema? sao raiz, ou sao do tronco!?
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 10, 2009 4:14 pm    Assunto: Responder com citação

ola, o transplante se efetua nesta época a primavera geralmente bem, no começo dela e nas coniferas pode ser feita no inverno.
Te aconselho não mexer nada nela ainda. e se o substrato for drenante pode deixala ai sem mexer por mais um ano.

boa sorte...
t+.
Celsius

MensagemEnviada: Dom Out 11, 2009 9:15 am    Assunto: Responder com citação

grande rodrigo, obrigado pela diga sobre a transplantaçao.. mas uma duvida me incomoda, o fato dela estar bamba no vaso, eu escorei c uma rolha mas provisoriamente... pensei em passar um arame ou algum tipo de fio em volta do vaso prendendo ela por aquela parte cheia de nodulos, pois qdo seguro akela parte a planta fica bem firme... o que acham?
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Out 11, 2009 10:49 am    Assunto: bonsai Responder com citação

O substrato nesse vaso me parece muito bom, não há razão para trocar agora. Geralmente, no cultivo de piracantas, só trocamos o substrato quando percebemos que as raízes cresceram em demasia, preenchendo todo o espaço do vaso. Nesse ponto, então, retiramos a planta do vaso e analisamos suas raizes, podando o excesso e replantando novamente, após pentear as raízes para deixa-las mais soltas. Very Happy

O substrato deverá ser bem drenante: terra granulada, caco de telha, pedrisco, carvão vegetal, casca de pinheiro. Fragmenta-se tudo, para ficar com tamanho bem reduzido e caber dentro do vasinho. Very Happy

No caso da sua planta, como vc diz que ela parece estar solta, acho que as raízes estão bem, então não há necessidade de trocar o substrato agora. Pode fazê-lo em setembro do ano que vem. Very Happy

Depois, quando for fazer o reenvase, vc passa um arame pelo orificio no fundo do vaso, prende ele num grampo e usa para fixar as raízes, mantendo a planta firme. Observe:

[img]http://ricardopaiva.files.wordpress.com/2009/09/transplante-acer_06.jpg?w=500&h=375[/img]

[img]http://ricardopaiva.files.wordpress.com/2009/09/transplante-acer_05.jpg?w=500&h=375[/img]

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Celsius

MensagemEnviada: Dom Out 11, 2009 11:55 am    Assunto: Responder com citação

então nao tem perigo eu deixa-la do jeito que está?
e sobre aduba-la? quando devo começar?
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Out 11, 2009 4:05 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Conte 45 dias a partir da data em que voce adquiriu sua planta.No 46.º, então, irá iniciar a adubação. Vc pode adubar com liquido ou organico, tanto faz, ou alternar entre um e outro, durante todo o ano, exceto no inverno, quando é aconselhável suspender a adubação. Pode adubar a cada 30 ou 40 dias, preferencialmente antes de regar. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Celsius

MensagemEnviada: Seg Out 12, 2009 10:50 am    Assunto: Responder com citação

nickfury, muito obrigado xD
eu faço uma especie de diario para minhas plantinhas e ja anotei aqui pra no 46º dia começar a adubar!!
vlw msm pela ajuda!!
grande abraço...
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 12, 2009 2:03 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Celsius!
Apenas uma correção na, bem feita, explanação do amigo Nicky!
A adubação deve ser feita sempre após a rega e não antes.
Porque?
Porque ao regar vc umedece todo o substrato. Adubando em seguida vc faz com que todo o adubo líquido percorra todo o substrato. Se adubar antes de regar, provavelmente ele não chegue até o fundo do vaso, onde estão as raízes ciliares (que se alimentam) e, regando em seguida, a água vai levar embora o adubo.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Celsius

MensagemEnviada: Ter Out 13, 2009 11:40 am    Assunto: Responder com citação

EDIT: eu esqueci de um detalhe, qdo comprei a planta ela estava c um arame sper enferrujado nela, eu tirei mas o tronco ta c as marcas de ferrugem, o que eu faço? deixo? essa ferrugem prejudica? tento tirar!?

bom, como vou esperar os 45 dias como o amigo nickfury propos eu nem me liguei mto no lance do adubo antes ou depois.. mas realmente lembrei de ter lido ja antes que eh bom se adubar depois de aguar as plantas...
mto obrigado a todos...

e estou c uma nova duvida: o formato estrutural da planta está bom? digo, preciso baixar determinado galho ou fazer algo? ou devo esperar?
Celsius

MensagemEnviada: Qui Abr 15, 2010 4:49 pm    Assunto: Responder com citação

bom, esse meu bonsai tava indo bem, qdo entrou o outono ele começou a cair as folhas... agora ta completamente sem nd e um galhinho novo ta secando... alguem pode me dizer se essa especie eh caduca, ou coisa do tipo!?
obrigado...
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 15, 2010 10:29 pm    Assunto: Responder com citação

Celsius aqui em SP quando o tempo esfria sempre algumas folhas ficam amarelas e caem, mas nenhuma das minhas perdeu todas as folhas. Não sei te dizer se ela está bem, mas a proteja o máximo possível do frio.
Celsius

MensagemEnviada: Qua Abr 21, 2010 2:07 pm    Assunto: Responder com citação

eh, realmente todas as folhas ficaram meio amareladas ou entao bem amarronzadas e caairam... ela ta tomando um solzinho durante o dia e fica protegida anoite...
adoro ela, espero q esteja td bem...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: