Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Dom Dez 13, 2009 11:57 am Assunto: Arz049 - Roseira |
|
|
A época não é a mais adequada, mas eu estava irritado com o substrato horrível e resolvi fazer hoje mesmo.
Poda de raízes e transplante:
Plantei em um pode raso, e enterrei todo o conjunto em uma bacia grande, para facilitar a recuperação, em Maio pretendo desenterrar o pote para ver como ficou. |
|
|
 |
Edu Miranda 2.o PASSO

Registrado: 22/11/06 Idade: 41 Mensagens: 205 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Dom Dez 13, 2009 12:11 pm Assunto: |
|
|
Por cara tu não perdoa nem a roseira da tua mãe em rsrsrsrs. Não me lembro de ter visto um bonsai de roseira esse seu tem futuro tem uma bela textura e um belo nebari e o uro deixou ela com o aspécto mais envelhecida, não deixa de postar a evolução. Até mais. _________________ Eduardo Miranda
Belo Horizonte MG |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Dez 16, 2009 10:43 am Assunto: |
|
|
Eu também nunca ví um bonsai formado de roseira, já ví algumas tentativas, mas nada de trabalho finalizado...
Essa sua aí promete, tem bom nebari e tem você que é disposto à desafios...
Não deixe de ir atualizando ela....
Abraços e boa sorte... |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Dez 16, 2009 12:34 pm Assunto: |
|
|
Algumas folhas secaram, mas acho que a planta vai aguentar, minha idéia é reduzir ainda mais a base dela, pra que a planta ocupe praticamente todo um pote pequeno, um shohin gordinho.
Algo assim:
 |
|
|
 |
Matheus 31 2.o PASSO

Registrado: 25/06/09 Idade: 28 Mensagens: 396 Localização: Tietê-SP
|
Enviada: Qua Dez 16, 2009 2:27 pm Assunto: |
|
|
eu tenho umas rosinhas (aquelas rosas pequenas) mais parece que o caule nunca lignifica/engorda, acho que essa é uma especie das que vai levar bastante tempo pra virar bonsai, quanto tempo tem essa ai? ja to vendo sua resposta: 10 anos, deve ser bem antiga mesmo, mas pra tar bonita assim deve levar um tempão mesmo
essa sua tá muito linda a base eu não diminuiria tanto assim a base, só tiraria um pouquinho mais
boa sorte com ela, vai ficar linda |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Dez 16, 2009 3:12 pm Assunto: |
|
|
Mateus, eu coletei em uma casa velha, que foi demolida pra construção de um prédio, a roseira tinha perto de 3 metros de altura.. Nem imagino a idade. |
|
|
 |
Matheus 31 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Dez 16, 2009 5:31 pm Assunto: |
|
|
Arzivenko escreveu: | Mateus, eu coletei em uma casa velha, que foi demolida pra construção de um prédio, a roseira tinha perto de 3 metros de altura.. Nem imagino a idade. |
Hmm, deve ser bem antiga mesmo
Não sei como você ta sempre encontrando material tão bonito pra coletar por ai rsrs |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Dez 16, 2009 5:36 pm Assunto: |
|
|
Sou eu quem autoriza o corte de árvores na cidade, sempre sei quando vão devastar algum lugar, dai fica fácil pedir pra remover o que quero antes das patrolas chegarem.  |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Dez 16, 2009 9:46 pm Assunto: |
|
|
Arzivenko !!!!!!
PELAMORDEDEUS !!!!!
Isso sim é uma afronta a moral de qualquer bonsaista !!!!!!! _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
Matheus 31 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Dez 16, 2009 11:42 pm Assunto: |
|
|
Hmm, isso explica todos essas yamadoris bonitos
 |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qui Dez 17, 2009 6:09 am Assunto: |
|
|
Amigos,
bonsai de roseira não é comum mas vejam aí que pode ficar bonito:
Abraços.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Dez 18, 2009 9:13 am Assunto: |
|
|
De fato, não existem muito exemplos disponíveis, até creio que a floração será complicada pois os botões tendem a se formar em ramos com vários nós, de qualquer forma, gostei bastante da conicidade da planta, enquanto ela me aguentar, continuarei brincando. |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

Registrado: 09/09/09 Idade: 44 Mensagens: 420 Localização: Veranopolis-RS
|
Enviada: Seg Dez 21, 2009 3:20 pm Assunto: |
|
|
Pô Arz...
Ai tu já sai em vantagem sobre os outros "yamadoristas"... ehehe
Abs _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..." |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Dez 22, 2009 7:44 pm Assunto: |
|
|
Acho que nem precisava ter enterrado o pote dentro da bacia, a roseira já está largando folhas novas.
Estou pensando em cortar aquele galho grosso ao fundo, trabalhar apenas com raminhos novos. O que acham?
 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Dez 23, 2009 9:24 am Assunto: bonsai |
|
|
Contrariamente ao que pensamos nós, brasileiros, o bonsai de roseira é muito comum no Japão. Para pesquisar o assunto, porém, é necessário ter as fontes orientais instaladas no computador, e buscar, no google, pelos ideogramas corretos: 盆栽バラ bonsai bara, sendo que BARA é rosa, naquele idioma:
Arzi, meu chapa, parabenizo o nobre colega pelo ingresso nesse universo restrito. Inclusive pela excelencia do material de que dispoe. Certamente, ao eliminar os galhos grossos e optar pela estruturação dos mais novos, poderá obter respostas mais rápidas e interessantes com que formar seu futuro bonsai bara.
Os links abaixo mostram variedades de roseiras e bonsai com elas:
http://photozou.jp/photo/list/206202/634206
http://photozou.jp/photo/show/206202/27863091
http://garia.blog.shinobi.jp/Category/1/
Eu cultivo a variedade mini rosa há alguns anos, tendo alguns mame bem interessantes, nas mais variadas cores. O importante é buscar primeiro o engrossamento do tronco, para depois formar a estruturação aerea. Adubação e meia sombra são essenciais para o cultivo.
Vejam este, estilo NEAGARI:
Outro, fukinagashi? han kengai? neagari? escolha o melhor estilo:
Nesta variedade (acima) as flores têm apenas uma pétala, ou corola simples, um cultivar bem diferente, que até hoje nunca encontrei à venda para comprar.
Mais um link, com muitos shohin de espécies diversas, incluso algumas roseiras bonsai:
http://item.rakuten.co.jp/yukei/c/0000000122/?p=2&type=all
*arrumei os links _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|