Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Ter Jan 19, 2010 10:52 am Assunto: |
|
|
Baum gente .. O que vcs acharam . .. Ao menos aprendi a aramar ..?
Antes eu cortava os galhos curtos e passava arame apenas neles, sem considerar os ramos mais finos .. isso fazia com que os galhos tomassem rumos aleatórios .. Agora que descobri/aprendi como funciona a tecnica de aramar os galhos .. posso conduzi-los para onde eu quizer ...
Parece besteira , mas isso revolucionou a maneira de conduzir minhas plantas .. e aconteceu a poucos dias , me deixando a sensação de : - NOSSA, EU ERA CEGO E NÃO SABIA .. rsrsrr...
Se me ajudarem com opiniões e comentarios .. penso que logo esterei enxergando muito melhor ...  |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Ter Jan 19, 2010 12:50 pm Assunto: |
|
|
Bonsérgio, to adimirado com essa aramação mesmo, esta mt bonito este bonsai de ficus. |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 51 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Jan 19, 2010 3:15 pm Assunto: |
|
|
Sergio
Um dos segredos para uma boa estilização é a aramagem... Estás indo muito bem, parabéns!!!
Fiz este projeto para ter idéia de como pode ficar a partir de agora:
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Jan 20, 2010 12:30 pm Assunto: |
|
|
Alexandre, obrigado pela projeção , vamos tentar seguir por esse caminho que é o mesmo que imaginei ..
Falta melhorar o negari e dar mais conicidade ao tronco ...
A todos : obrigado e continuem opinando e aconselhando ...  |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Qua Jan 20, 2010 12:57 pm Assunto: |
|
|
eu mesmo não venho so opinar (apesar de não opinar, pq eu so elogio) eu venho é pra ter aulas teoricas de bonsai e tecnicas para melhorar minha plantas
abraços |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jan 21, 2010 9:07 am Assunto: |
|
|
É esse o esquema Vhalveruth... Ensinando .. aprendendo .. CONVIVENDO
Eu leio muito os topicos .. os antigos .. busco os que mostram etapas e tecnicas que tenho dificuldades.... aprendo com todos vcs o tempo todo ..  |
|
|
 |
Rodrigo Tavares 3.o PASSO

Registrado: 20/10/09 Idade: 49 Mensagens: 460 Localização: Betim-MG
|
Enviada: Qui Jan 21, 2010 11:35 am Assunto: |
|
|
Olá Sergio;
Não entendi o que você disse no trecho: "Antes eu cortava os galhos curtos e passava arame apenas neles, sem considerar os ramos mais finos ..
Isso fazia com que os galhos tomassem rumos aleatórios ..
Agora que descobri/aprendi como funciona a tecnica de aramar os galhos .. posso conduzi-los para onde eu quizer ... "
Você poderia me explicar melhor, para que eu possa treinar aramação também? Você deixava os galhos finos sem aramação?
E não os cortava? Devemos aramar todos os galhos da planta? O que você fazia errado e passou a fazer certo?
Obrigado pela resposta!!!  _________________ "Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jan 21, 2010 12:30 pm Assunto: |
|
|
Antes , alem de manter minhas plantas em vaso muito pequenos {acreditava que a arte era manter uma planta viva no menor recipiente possivel . .} 1 x por ano eu trocava o substrato e podava as raizes { acho que pelo menos isso eu fazia corretamente , visto que não morriam ..} e ficava 1 ano sem adubar , apenas regando .. { claro: não morriam , mas tb não se desenvolviam ...}.
Neste exemplo ,mostro o ficus desfolhado e como eu teria feito antes de aprender, cortando onde marquei e esperando uma nova brotação , para depois de 1 ano repetir a operação .. e os galhos cresciam para onde queriam .. muitas vezes secando e surgindo brotos na direção contraria a pretendida ..Entendeu ? 
Editado pela última vez por Sergio Batalini em Qui Jan 21, 2010 12:45 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jan 21, 2010 12:31 pm Assunto: |
|
|
Nesta fase eu já aramava os galhos mas apenas para baixar e tentar conduzir na direção desejada .
Veja que uso o mesmo arame grosso na planta toda, nos galhos grossos vai bem e cumpre sua função , nos finos , o galho se enrrola no arame e não o arame no galho, muitas vezes quebrando ou ferindo o galhinho , que morre depois .. sigo com o arame apenas nos galhos principais despresando os mais novos .
Fazendo assim os galhos esticavam e os entre-nós ficavam longos demais , resultando num galho fino, comprido e reto , com poucas ramificações .. O que me obrigava a corta-los curtos e recomeçar tudo denovo . |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jan 21, 2010 1:13 pm Assunto: |
|
|
Olhando de cima podemos ver como a tecnica foi aperfeiçoada .
- Usei arames de 3 bitolas diferentes, para galhos grossos , arames grossos , galhos finos , arames idem, o que me permitiu aramar até os ramos mais finos..
- Depois do arame corretamente posto, houve a modelação dos galhos , os primarios , depois os secundarios e os tercearios , tentando fazer com que ocupassem toda a volta do tronco , como raios de roda de bicicleta.
- Ao fazer os galhos ziguezaguearem conseguimos 3 resultados :
1- damos movimentos aos galhos , que trarão mais harmonia ao
conjunto .
2 - conseguimos "encurtar" os galhos sem precisar corta-los ,
não cortando eles engrossam mais rapido o que beneficia
a estrutura geral da planta.
3 - Não cortando os galhos as ramificação são mais abundantes e
favoressem uma rapida densificação da copa ...
E poraí vai ... espero ter ajudado de alguma forma ... no mais , estamos sempre prontos ajudar .. e.. a pedir ajuda tb...  |
|
|
 |
cesar_alr 2.o PASSO

Registrado: 22/08/06 Mensagens: 303 Localização: Pirapetinga-Mg
|
Enviada: Qui Jan 21, 2010 2:12 pm Assunto: |
|
|
Bonsérgio, queria parabenizá - lo pela explicação que você deu sobre arramação.
E parabenizá - lo também pela evolução em sua técnica.
Você deu uma verdadeira aula... |
|
|
 |
vderetti 1.o PASSO

Registrado: 17/01/10 Idade: 36 Mensagens: 149 Localização: Guaramirim-SC
|
Enviada: Qui Jan 21, 2010 3:06 pm Assunto: |
|
|
Bonsérgio, primeiramente parabéns pela planta, ficou muito boa e sei que ficará melhor ainda.
Segundo, obrigado pela aula de aramação e também pela aula de evolução. Isso ilustra muito como temos que ter paciencia, pois com o tempo com certeza evoluiremos.
Essa explicação sobre a aramação me ajudou a ter novas ideias olhando para as plantas.
Valeu, aguardo a próxima atualização. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jan 22, 2010 1:24 pm Assunto: |
|
|
Cezar e vderetti:
Minha primeira tentativa no mundo do bonsai aconteceu a 15 anos + ou - , tentando aprender como fazer a ""MAGICA"'..
Desde então eu comecei a aprender o pouco que sei .
São tantas tecnicas e detalhes e regras e maneiras de fazer a "MAGICA" acontecer que a unica saida é estudar ... muito .. muito mesmo, e praticar sempre, tentando , acertando e errando , mas sempre tentando .
Com o passar do tempo aprendemos a "entender" o metabolismo das plantas e a " aceitar" como elas são .. Depois conseguimos nos "harmonizar" e "conviver" com elas ... Para então " cultivar" { fazer que nasça e se desenvolva} .
Bom .. depois disso, os misterios da "MAGICA" estarão todos desvendados e ela naturalmente acontecerá...  |
|
|
 |
Rodrigo Tavares 3.o PASSO

Registrado: 20/10/09 Idade: 49 Mensagens: 460 Localização: Betim-MG
|
Enviada: Sáb Jan 23, 2010 6:21 pm Assunto: |
|
|
Olá Sergio, muito obrigado pela aula!!!!
As fotos e as explicações me ajudaram bastante.
Como estou iniciando na arte, tenho várias dúvidas.
Me falta ainda muito da prática, tanto que ainda não tenho coragem de mexer em minhas plantas.
Mas sei que com perseverança e a ajuda dos colegas chegarei lá!!!
 _________________ "Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jan 25, 2010 8:14 am Assunto: |
|
|
Que aula .. que nada .
quanto mais aprendo , mais percebo o quanto sei pouco ...
Mas sou brasileiro e não desisto nunca .. eheheh...  |
|
|
 |
|