Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 18, 2009 1:17 am Assunto: Acer formosanum- 06-10-2011 |
|
|
Alguém conhece esse acer? Qualquer sugestão é bem vinda!

Editado pela última vez por marco_avelar em Qui Out 06, 2011 3:39 am; num total de 5 vezes |
|
|
 |
r.ozelame 2.o PASSO

Registrado: 03/06/09 Idade: 40 Mensagens: 324 Localização: Ilópolis-RS
|
Enviada: Qua Nov 18, 2009 8:12 am Assunto: |
|
|
Sugestão????
Mantenha assim.
parabéns. _________________ Sirvam nossas façanhas de modelo à toda Terra.
Att.
Ramon Ozelame |
|
|
 |
Seisdedos 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 18, 2009 8:18 am Assunto: acho |
|
|
Olá colega,
Está me parecendo o ácer formasanum, ele costuma dar bastante sementes. É uma espécie de tridente.
Onde encontrou, eu o procuro para comprar faz algum tempo...sem sucesso.
Está um show, o tronco está perfeito, com o tempo vc dá uma arrumada no nebari, existem técnicas que o ácer responde muito bem para correção de nebari. Mas é melhor esperar no momento.
Abraço _________________ Quatro coisas irrecuperáveis: a pedra... depois de atirada!
a palavra... depois de proferida!
a ocasião... depois de perdida!
o tempo... depois de passado! |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 18, 2009 8:04 pm Assunto: |
|
|
R.Ozelame também acho que não vou mudar praticamente nada! Obrigado!
Seisdedos eu não conhecia essa espécie, acho que entendi o nome errado . Eu comprei com a Regina Suzuki. Ela tinha vários à venda, eu escolhi o que achei melhor, as outras eu não sei se teria levado. Havia também algumas um pouco menores do que essa e todas no mesmo tipo de vaso. Se você precisar eu te envio o Tel. da Regina. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Nov 18, 2009 8:04 pm Assunto: bonsai |
|
|
Essa variedade de acer está parecendo ser kaede myassama, ou acer campestre. Mestre Hidaka cultiva essa variedade e tenho em meu viveiro algumas mudas, feitas a partir de estacas de uma planta originalmente presenteada a mim pelo bonsaista/forista Charles White.
Sua planta pede uma reestruturação aerea, que pode ser obtida via aramação dos galhos. Observe que o tronco possui um movimento levemente sinuoso. Isso o qualifica então para um estilo moyogi, ensejando que sua estrutura seja conduzida nesse sentido. A melhor época para aramar e reestruturar é no inverno, após proceder a uma desfolha completa. Lembre-se de prender bem o arame e ir forçando o galho aos poucos, para evitar perda de material.
Outro ponto a ser corrigido é o nebari. As raízes estão mal posicionadas. Aconselho, então, antes de trabalhar a parte aerea, reposicionar as raízes. Para isso, retire sua planta do vaso, lave bem as raizes, e arame elas, forçando-as a uma posição o mais radial possível. As raízes grossas que não conseguir moldar, poderão ser eliminadas, sem nenhum prejuízo para sua planta. O importante é preservar o maior volume de raizes capilares, mais finas, que cuidam da alimentação e manutenção de sua planta. Estamos na primavera, portanto, época mais que indicada para proceder a esse trabalho nas raízes. Voce poderá fazer uso de uma bacia plastica maior que esse vaso, perfurada no fundo e na lateral, para o replantio, o que irá estimular sua planta inclusive na produção de novas brotações.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 04, 2010 6:37 pm Assunto: |
|
|
Sem as folhas por causa do frio. Pena que não deu para fotografar as folhas vermelhas, pois elas ficaram vermelhas aos poucos, uma ou duas por vez.
ps. desculpem a falta de qualidade das fotos .
 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Jun 04, 2010 7:04 pm Assunto: bonsai |
|
|
Bem, comparando as fotos, parece ser mesmo o acer kaede formosana(ou acer burgerianum formosanum):
Esse, com sementes quase no ponto.
Detalhe da folha e das flores:
Detalhe da semente em hélice dupla:
Apesar de ser originária da China, essa espécie é endemica em Taiwan. Por isso, é chamado tambem de Acer de Taiwan.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Sex Jun 04, 2010 7:09 pm Assunto: |
|
|
Eu aramaria a copa espalhando mais os galhos ha horizontal e faria uns enxertos por encostia se fosse possível`(se tiver estaquinhas a disposição).
COm um Nebari mais cuiudo e uma copa com um pouco mais de cara e árvore ficará matador!!!
Parabens... lindo exemplar!! _________________
www.santacruzbonsaiclube.com.br |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 04, 2010 10:17 pm Assunto: |
|
|
Nicky acho que foi esse nome mesmo que a Regina Suzuki me passou quando eu comprei, mas como eu nunca tinha ouvido falar acabei confundindo e só achei depois procurando por variedades de acer.
Markus acho que por enquanto só vou dar uma mexidinha na copa, não estou muito motivado a fazer grandes intervenções, mas quando eu resolver trabalhá-la vai ser por essa linha e esse tipo de correção. Não estou pensando em mudar o estilo "naturalistc" que a Regina Suzuki deu para ela!
Abraço! |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Jun 04, 2010 11:55 pm Assunto: |
|
|
Marco, concordo com o Markus. Horizontalizar um pouco os galhos vai tirar a aparência arbustiva dele.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jun 05, 2010 5:27 pm Assunto: |
|
|
Elio vou ver se consigo dar uma "ajeitada" na copa dele. Depois eu atualizo.
Abraço! |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Jun 05, 2010 6:09 pm Assunto: |
|
|
Se vc não quer aramar, pode fazer tração com alguns fios ou arames.
Vc pode usar o buraco em baixo do vaso para ancorar o arame ou fazer pequenos ganchos para amarrar os barbantes!
Ai vc faz uma tração!
Cuidado para fazer tração meio homogenea entre os lados pra planta não entortar no vaso!
Abraço! _________________
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jun 05, 2010 6:25 pm Assunto: |
|
|
Markus a minha grande dúvida é se eu faço uma poda drástica no galho da esquerda da bifurcação ou se eu tento "abrir" mais a copa como vocês sugeriram!!! Se eu fizer a poda vou mudar o estilo dela e acabar partindo para um moyogi, ai vou ter que colocar em um vaso maior para acelerar o crescimento da copa. |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Jun 05, 2010 6:43 pm Assunto: |
|
|
Bom, seja qual for a escolha vai ficar bom!
Mas os galhos estão todos apontando para cima! Caracteristico de um arbusto! As arvores tem galhos mais horizontais especialmente proximos a base!
Seja qual o rumo a ser tomado, alguma interferência na copa precisa ser realizada! Deixa mais naturalista mesmo! Ai vc nem precisa tirar desse vaso!
Eu aramaria ela. Ia ficar muuuuuuuuuuuuuuuito melhor!
Acredito que os aceres se aramem no inverno. Não tenho nenhum acer, por isso não sei muito a respeito!
Abraço! _________________
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jun 05, 2010 7:05 pm Assunto: |
|
|
Markus acho que podando o galho da esquerda ficaria melhor, mas com não dá para ter certeza se irá ou não surgir galhos mais baixos para compor o moyogi acho que vou tentar abrir a copa primeiro.
Abraço! |
|
|
 |
|