FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Mastique
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
@ndré Luiz



Registrado: 05/05/10
Mensagens: 23
Localização: Joinville-SC

MensagemEnviada: Qua Jun 23, 2010 12:07 pm    Assunto: Mastique Responder com citação

Olá Pessoal,
Vou postar essa idéia para ver se posso contribuir e se realmente é viável

Eu além dos bonsais, também gosto das nossas amigas abelhas, como esses dias fiz algumas podas em plantas e precisava de algo para tampar os ferimentos, pensei em usar uma mistura muito usado em apicultura para preservar as madeiras que tem contato com a criação.
Além de impermeabilizante esta mistura é anti fúngica devido ao própolis contido na cera.

Bom vamos a mistura:

50% Cera de abelha, preferencialmente a cera bruta, pois contém mais própolis.
50% Querosene

Modo de fazer: Aquecer o querosene e adicionar a cera até derretimento completo.
Para uma textura mais macia é só adicionar mais querosene.
Para formar um bastão com a cera, cubra com papel aluminio, a metade(cortado ao meio) daquele papel do meio do alumio formando uma calha e despeje o conteúdo, espere secar um pouco e ainda quente feche o papel e enrolei em superfície fria.
Pode-se também passar essa mistura quando derretido, com o auxílio de um pincel.
A consistência dessa massa fica bem macia mesmo depois de fria e depois da aplicação, o querosene vai evaporando e a cera endurecendo no local
Para preservar melhor deve-se manter o alúminio até o seu uso.

Desconheço a ação do querosene sobre alguns insetos, mas já ví alguns controles de pragas com ele.

Pessoal, não sei se esta pasta já existia por aqui, qualquer coisa me desculpem.
Se alguém tiver alguma correção ou experiência a acrescentar, por favor opinem..

Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Vinicius Araújo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 14/04/10
Idade: 40
Mensagens: 102
Localização: Patos-PB

MensagemEnviada: Qua Jun 23, 2010 8:51 pm    Assunto: Responder com citação

Até me assustei um pouco com essa sua fórmula, sou apicultor e nunca ouvi recomendação nenhuma de seu usar essa mistura de querosene e cera de abelhas, principalmente as que ficam em contato com a mesmas. E os resíduos, como todo derivado de petróleo não é aconselhavel que esteja tendo contato mesmo que indireto como o mel pois é um alimento.

Com relação ao querosene fazer mal a plantas, pode causar queimaduras se a planta estiver exposta ao sol, mas só se estiver aplicado em folhas, como o uso é em ferimentos acho que causará pouco ou nenhum prejuízo, mas na minha e singela opinião, preferiria não usar, por ter querosene em grande quantidade.

E existe esta receita de Mastique aconselhada pelo Bergson que é excelente.
_________________
"Tudo quanto é velocidade não será mais do que passado, porque só aquilo que demora nos inicia."
Rainer Maria Rilke (1875-1926)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
@ndré Luiz



Registrado: 05/05/10
Mensagens: 23
Localização: Joinville-SC

MensagemEnviada: Sex Jun 25, 2010 12:20 am    Assunto: Responder com citação

Caro Vinicius,

Essa é uma técnica apícola segura e utilizada, e muito utilizada por apicultores para impermeabilizar caixas e outros utensílios, inclusive alimentadores, em substito as tintas que deveriam ser evitadas, porém para esse fim deve-se esperar um período a "cura" para eliminar qualquer resíduo ou cheiro do querosene.

Quanto ao querosene nas plantas, se for diluido de forma correta em água , pode-se pulverizar sobre a planta, para controle de pulgões e cochonilhas, sem que se queime as folhas ao sol. Como o querosene no mastique fica aderido a cera até que evapore por completo, não se desprende quantidade significativa para prejudicar a planta.
Segue um link que pesquisei sobre o querosene:
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:q-WeKLTHxf4J:www.apromac.org.br/fn.htm+pulg%C3%A3o+querosene&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

E alguns exemplos do seu uso em apicultura:
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:tfwCqGH_M-0J:www.apicultura.com.br/viewtopic.php%3Ff%3D3%26t%3D179+querosene+abelha&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

http://www.apicultura.com.br/viewtopic.php?f=3&t=1708

Não leve a mal a pergunta, mas o mastique com sebo, não se desenvolvem fungos ou outros patógenos por conta do sebo?

Achei engraçado a semelhença do titulo dos tópicos, já tinha pesquisado bastante por aqui e ainda não tinha achado aquele.

Fico muito feliz em saber que temos aqui mais companheiros que trabalham ou "hobbyzam" no ramo. Bom para trocarmos experiências.

Quanto ao mastique, vou passando as informações do teste, mas já posso adiantar que ele já está endurecendo no local da aplicação.

Obrigado pelas colocações, se alguém tiver mais informações a acrescentar acho que seria válido. Laughing

Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil