FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Calliandra boa pra iniciante??
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
acgfilho



Registrado: 27/04/09
Mensagens: 42
Localização: Aracajú-SE

MensagemEnviada: Dom Ago 01, 2010 9:45 pm    Assunto: Calliandra boa pra iniciante?? Responder com citação

Boa noite,
há algum tempo venho ouvindo falar qua a calliandra, de modo geral, é boa pra iniciante na arte bonsai. Não sei o que acontece, mas nunca tive muita sorte com essa espécie. Venho tentando manter algumas a alguns anos e nunca tive sucesso. Mesmo criando desde de semente, sempre seca algum galho, quando não seca a planta toda. Tenho todos os cuidades com relação a adubação, rega e substrato, mas nada... Minha pergunta é: será essa espécie mesmo boa para iniciante?? Existe um clima especial pra essa espécie?? Realmente, nunca tive sorte com ela, apesar de achar uma planta lindíssima. Pra falar a verdade, não acho essa planta tão resistente como falam por aí.
Sds,
Armando.
_________________
"O tempo é um aliado com certeza, e a natureza sempre sabe o que faz, mas seus efeitos são maiores em nós que em nossas árvores e se sentarmos e esperarmos pela sua ajuda, poderemos não chegar a ver o resultado de nosso “esforço”"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 20/03/08
Mensagens: 935
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Dom Ago 01, 2010 11:37 pm    Assunto: Responder com citação

Acho que talvez seja o excesso de sol. Eu tenho duas e a única coisa que deixa uma delas um pouco mais debilitada é o clima, muito frio e ela perda muitas folhas (acho que não seja o seu caso), e muito sol ela acaba sofrendo um pouco. Em qual período as suas costumam secar?

Se for no verão ou em dias mais quentes essa é a resposta. O que se pode fazer é tentar protegê-las do sol do meio-dia e regar com mais frequência, até duas vezes ao dia, uma vez de manhã, para que ela tenha água para passar o dia e ao entardecer. Um bom indicativo de que o sol pode ser de mais é a planta fechar as folhas em pleno dia.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
acgfilho



Registrado: 27/04/09
Mensagens: 42
Localização: Aracajú-SE

MensagemEnviada: Seg Ago 02, 2010 1:20 pm    Assunto: Responder com citação

Marco,
já tentei colocar em vários locais: pleno sol, meia sombra, sol no período da manhã... De todos esses, o que melhor deu resultado foi onde pega sol no período da manhã (dando +/- 4 horas diárias). Notei que ela se desenvolveu mais... Mas mesmo assim, de repente, secaram alguns galhos. É normal a calliandra secar galhos do nada?? Esta espécie tá me dando trabalho !!!
Abç
_________________
"O tempo é um aliado com certeza, e a natureza sempre sabe o que faz, mas seus efeitos são maiores em nós que em nossas árvores e se sentarmos e esperarmos pela sua ajuda, poderemos não chegar a ver o resultado de nosso “esforço”"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 10/06/10
Idade: 45
Mensagens: 1713
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Seg Ago 02, 2010 5:36 pm    Assunto: Responder com citação

Um descuido na rega, com substrato muito poroso, ela sacrifica galhos pra sobreviver, quando o problema persiste, ela não aguenta.Isso é um fator apenas.Todas as ações climáticas sobre a planta, requerem um equilíbrio quanto aos cuidados. Se transplanta, o cuidado é com o sol em x horário, com a rega(excesso), adubação( x dias depois).Se a terra é pobre e bem drenante, a sombra ela estará mais segura.Se o substrato é mais ácido(que é o que ela gosta) a sombra passa ser a inimiga e o excesso de rega e adubação também.Portanto o equilíbrio é o caminho, identificar o que a espécie gosta, qual a sua origem, geralmente plantas arbustivas, são de pequeno porte, vivem à sombra de terceiras, se produzem flores é porque o solo precisa de acidez. Eu tenho uma caliandra que já mataram ela umas quantas vezes, quando as pessoas voltam não acreditam que é a mesma planta aquela seca, puro relaxamento quanto à rega, no meu caso. Mas é boa de trabalhar, vai na fé
_________________
Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 20/03/08
Mensagens: 935
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Seg Ago 02, 2010 6:11 pm    Assunto: Responder com citação

Acgfilho não é normal perder galhos. Talvez as plantas que você esteja conseguindo não sejam da melhor qualidade ou, talvez, elas estejam sendo atacadas por alguma praga que você não esteja conseguindo identificar.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
acgfilho



Registrado: 27/04/09
Mensagens: 42
Localização: Aracajú-SE

MensagemEnviada: Ter Ago 03, 2010 7:33 am    Assunto: Responder com citação

É por esses detalhes que não acho que é uma espécie boa para iniciante... Vou procurar alguem que more na mesma região para saber como eles fazem. Aproveitando o tópico, queria tirar mais uma dúvida com vocês. Tenho 2 exemplares de Pithecellobium Dulce (muito comum aqui em AJU) na mamadeira. Essa planta cresce muuuuito rápido. As raízes já estão começando a sair pela mamadeira... Nesse caso, como eu faço?? Coloco outra mamadeira por baixo, ou retiro da antiga mamadeira e troco por outra??
Abç,
Armando
_________________
"O tempo é um aliado com certeza, e a natureza sempre sabe o que faz, mas seus efeitos são maiores em nós que em nossas árvores e se sentarmos e esperarmos pela sua ajuda, poderemos não chegar a ver o resultado de nosso “esforço”"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 20/03/08
Mensagens: 935
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Ter Ago 03, 2010 7:27 pm    Assunto: Responder com citação

O melhor é colocar outra por baixo. Tem um bonsaista, aqui do fórum, o Cláudio José Teixeira, que tem um trabalho muito bom com ulmus, caliandras e outras plantas que faz isso, coloca um vaso em cima do outro quando as raízes saem por baixo. Se você retirasse desse vaso para colocar em um maior certamente iria danificar parte das raízes e interromperia, temporariamente, o crescimento.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
acgfilho



Registrado: 27/04/09
Mensagens: 42
Localização: Aracajú-SE

MensagemEnviada: Qui Ago 05, 2010 5:50 pm    Assunto: Responder com citação

Blz, valeu Marco... Vou providenciar!!
_________________
"O tempo é um aliado com certeza, e a natureza sempre sabe o que faz, mas seus efeitos são maiores em nós que em nossas árvores e se sentarmos e esperarmos pela sua ajuda, poderemos não chegar a ver o resultado de nosso “esforço”"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil