|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Dougb2010 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 24, 2010 5:44 pm Assunto: shimpaku 10 anos |
|
|
Galera comprei esse shipaku aqui em minha cidade que teve uma exposição de florese platas. Ele esta com 10 anos segundo o cara que vendeu, tinha OUTROS DOIS com 25 anos mas ai saiu fora de cogitação devido ao preço que tava, uma bagatela de R$990,00 rsrsrsrs
Gostaria de algumas opinioes para dar alguma forma aos galhos.
Todas opiniões são bem vindas.
Desde já agradeço as dicas.
Obrigado
 |
|
|
 |
tauser
Registrado: 18/12/08 Idade: 40 Mensagens: 77 Localização: Fortaleza-CE
|
Enviada: Ter Ago 24, 2010 6:57 pm Assunto: |
|
|
Um belo material , da pra fazer um trabalho bom com ela. |
|
|
 |
Dougb2010 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 25, 2010 8:41 am Assunto: |
|
|
Alguem tem mais algumas opiniões para me ajudar todas são MUITO BEM VINDAS.......
Pois não sei ainda o que fazer bem certo com os galhos
Aguardo...................... Obrigado  |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qua Ago 25, 2010 9:46 am Assunto: Um ponto de vista-sugestão |
|
|
Olá amigo!
Pode aproveitar a época pra trocar a terra, debastar alguma raíz mais comprida e escolher uma boa frente para o desenho, corrigindo o posicionamento da planta no vaso. Se optar por isso, não faça mais nenhum procedimento com ela em seguida(30 dias)...Substrato pode ser entre 60 e 80 % matéria inorgânica e o restante orgânica. Sua planta está mudando de ambiente, aproveite e já imponha imediatamente as mudanças, pra ela se adaptar o mais rápido possível. Após o transplante, sol ameno, preferencialmente o da manhã.Duas semanas depois vai se aumentando gradualmentre o tempo de exposição. Se tiver alguma vitamina B1 ou superthive, após o transplante ajuda. Molhar a terra quando estiver seca e a folhagem pode ser borrifada diariamente.Após uns 30 dias já pode ser adubada.Procure fazer o direcionamento de galhos no início do próximo inverno, agora, faça uma correção de galhos, eliminando o que não lhe agradar junto ao transplante.Quando começar a brotar, pince a ponta dos ramos com os dedos, estimulando a densificação da folhagem. O estilo a ser escolhido não é a prioridade, ela ainda é uma muda em formação, paçiência.Até mais...! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Ago 25, 2010 9:50 am Assunto: sugestão de estilo |
|
|
Han-Kengai! segunda foto frente _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Dougb2010 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 26, 2010 11:23 am Assunto: |
|
|
Ola bom dia BozóbonsaiPoa
Aqui em minha região não tem inverno, aqui é diferente temos 6 meses de seca e 6 meses de chuva, agora estamos no periodo de seca que ira durar ate o final de setembro.
Sou meio principiante na arte dos bonsai, então seria melhor agora fazer o que voce disse trocar o substrato e debastar alguma raíz mais comprida nesta epoca ou trabalhar nos galhos???
A tarde vou postar algumas fotos, pois fiz uma pequena limpeza nos galhos secos, assim ficou melhor vizualisar os galhos para escolher o melhor posicionamento!
Aguardo as dicas, se alguem amis tiver opiniões SÃO MUITO BEM VINDAS!!!!!!!!!!!
OBRIGADO. |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Ago 26, 2010 1:31 pm Assunto: |
|
|
Olá amigo!
Existe um equilíbrio entre raízes e a copa, se por ventura acabar podando as raízes, vç pode sim podar galhos que não lhe agradem no pocisionamento, mantendo este equilíbrio. Conheço pessoas que perderam exemplares por podarem demais as raízes e não mexerem na parte alta da planta, o desiquilíbrio é prejudicial.Não conheço seu clima, mas sugiro temperaturas mais amenas para trabalhar nas raízes, ou, um cuidado mais rigoroso com o sol pós transplante e com a borrifação foliar.Abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Dougb2010 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 26, 2010 3:07 pm Assunto: |
|
|
ok é aqui no MT o clima é radical e nesses dias ta normalmente fazendo ate 40 graus...rsrsr
Conforme havia dito segue fotos da peguena limpeza que realizei dos galhos secos, agora da de ver melhor as ramificações. Eu puxei uma amaração so para ter mais ou menos uma ideia de como ficaria se eu pretender fazer um HAN-KENGAI
Se alguem tiver outra opinião em relação as novas fotos, pode dizer.
OBS: NA ULTIMA FOTO PODE-SE NOTAR QUE O CAULE É BEM INCLINADO.
Valeuuuu..... |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qui Ago 26, 2010 5:20 pm Assunto: |
|
|
Ola Doug, Olha , sem querer desanimar
Se vc conseguir manter ele vivo nos proximos 3 meses já terá feito mais que eu numas 20 tentativas com shimpaku, kuro matso, PN, tuias etc...
Existe um mistério nestas plantinhas que ainda não decifrei e poucos conseguiram ... leia muito antes de mexer nas raizes { podem ficar muitos anos sem troca de substrato ..}
Os que comprei/ganhei morreram sem que eu fizesse nenhuma intervenção , assim sem mais nem menos , secam . Mesmo seguindo todas as recomendações e cuidados no cultivo ...morrem invariavelmente .
Morrem de dentro prá fora e quando começar a secar já será tarde.. tomara que o seu sobreviva ...
Derrepente é birra deles comigo .  |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Sex Ago 27, 2010 8:36 am Assunto: |
|
|
O grande problemas na compra deste tipo de planta comercializada em supermercados ou floriculturas é a falta de conhecimento de seus vendedores pois nao sabem das caracteristicas do seu produto..
Em mercado é morte quase que na certa pois imaginem só uma conifera que deve ficar em contado com sol direto entre 4 a 8 horas dependendo da regiao, ficar dentro de um mercado tomando apenas luz artificial até 3 meses. quando saem por conta da compra concerteza vao morrer..
Em floricultura é ainda mais grave, eles pensam que bonsai tem que ser regado uma vez por semana hahahaha......
O meu primeiro bonsai é de floricultura e tbm é um shimpaku e esta vivo até hoje, mas acredito que seja muita sorte.........
Amigo mantenha sua planta em lugar que pegue muito sol pelo menos 4 a 8 meses, para depois fazer algum procedimento, coniferas nao aceitam muita atividade ao mesmo tempo.
tem que fazer cada procedimento com intervalo de 6 meses..
Ja vi Muitas materias sobre o mito do transplante de coniferas, eu nao arrisco e nunca retiro mais que 30% das raizes, como vc ainda tem apenas uma mudinha "nao querendo te desanimar" nao retire nada do solo apenas acrescente...... _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
Dougb2010 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 27, 2010 9:13 am Assunto: |
|
|
Galera bom dia!!!
Valeu pelo valiozas dicas, mas este shimpaku eu não comprei em mercado ou floricultura, comprei de um bonsaista que venho juntamente com uma exposição de flores aqui em minha cidade, eles eram de holambra SP, ele so tinha shimpakus pois so trabalha com esta especie.
Ele tinha varios exemplares para a venda, dois tinham a idade de 25 anos e custava em media R$990,00.
Todas os exemplarem me parecima muito saudaveis.
Meu primeiro bonsai tambem foi de floricultura, foi um junipeiro que logo apos que comprei ficou bem judiado, mas mudei ele e ainda esta vivo.
O que estou pensando em meu shimpaku é o seguinte, vou troca-lo de vaso para posiciona-lo corretamente, posicionar algum galhos e retirar alguns que estão em desarmonia, sem tirar muito para não agredir a planta. E na parte das raizes não mecher muito.
O que voces acham??
Obrigado pelas dicas.............. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|