FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

glicose
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Igor Lima



Registrado: 08/03/11
Mensagens: 42
Localização: Foz do Iguaçu-PR

MensagemEnviada: Dom Mar 13, 2011 9:31 pm    Assunto: glicose Responder com citação

Pessoal,

Vocês leram o artigo da última revista Bonsai Pasión, que trata do uso de glicose?

Alguns trechos:

"La glucosa es el material básico que todas las plantas producen en la fotosíntesis. Su eficacia es mucho mayor de que lo habíamos pensado en principio."

"Usar la glucosa para los bonsáis es una cosa que no habíamos imaginado, pero los buenos resultados de su aplicación son muy interesantes"

A reportagem fala do uso da mesma glicose usada em soro fisiológico.

Procurei no supermercado uma versão mais barata. Existe o Karo e similares, mas contêm açúcar misturado. Na reportagem, falam que o açúcar é uma molécula maior que a glicose e por isso de absorção mais difícil. E fala também que utilizando açúcar, o solo se compacta, devido à ação de bactérias.

Alguém já utilizou? Vale a pena? Com qual finalidade, especificamente (brotação, fortalecimento, engrossar troncos e galhos)? Em que época utilizar, com que freqüência? Conhecem uma fonte econômica de glicose sem açúcar?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 22/07/10
Idade: 31
Mensagens: 844
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Dom Mar 13, 2011 10:01 pm    Assunto: Responder com citação

Olha, Igor, em termos químicos, a Glicose já é um açúcar - ela é a unidade fundamental da molécula de amido -. Também são açúcares a Maltose (formada por duas moléculas de Glicose), assim como a Ribose, Manose, Eritrose, dentre outras.

Você pode comprar Glicose pura através de indústrias que processem substâncias pra laboratórios, mas, sinceramente, não consigo indicar nomes.

Apesar de tudo, nunca ouvi falar da aplicação de glicose em bonsai, mas alguém, com certeza, deve saber mais sobre o assunto...

No mais, bom desempenho para você! ^_^
_________________
"O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Igor Lima



Registrado: 08/03/11
Mensagens: 42
Localização: Foz do Iguaçu-PR

MensagemEnviada: Dom Mar 13, 2011 10:20 pm    Assunto: Responder com citação

Pelo que entendi, a glicose é uma molécula de menor tamanho que a sacarose. Na técnica discutida na matéria, a distinção é importante, tendo em vista que as plantas podem absorver a glicose com maior facilidade. Mas entendi o que você falou, que fundamentalmente a glicose é um tipo de açúcar.

Realmente, a obtenção industrial pode ser um caminho ou em empresas de produtos químicos.

Vou procurar e fazer experiências. Depois eu conto se valeu a pena ou se foi só dar alimento para a formigas.

Abraços.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 05/11/10
Idade: 27
Mensagens: 861
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Dom Mar 13, 2011 10:31 pm    Assunto: Responder com citação

Aproveitando o post, gostaria de fazer uma pergunta que julgo ser interessante e que seria legal de se discutida:

A exemplo da primavera, uma planta que produz flores (aliás, muitas) porém, não produz sementes.

Por que uma planta produz tantas flores, com pólen e tudo, mas não produz sementes?

Qual seria então a função da produção de flores nestas espécies?

Sua reprodução é feita a partir de estacas então quer dizer que, toda planta que produz flores porém não frutos, pega facilmente de estacas?


Abraços!
_________________
Planta! Vai que pega...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Carlos Guilherme
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 29/04/10
Idade: 32
Mensagens: 136
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Dom Mar 13, 2011 11:06 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Pedro. A Primavera é uma angiosperma, então basicamente ela possue raíz, caule, folhas, flores e frutos, consequentemente sementes.

Um texto que eu achei na net.

"As primaveras produzem sementes que, muitas vezes, por não se perceber a sua existência, não são aproveitadas para o plantio. O número de sementes que se pode encontrar numa planta é geralmente baixo e depende muito da variedade. Têm sido encontradas em maior quantidade nas primavera de cores lilás e roxa. Examinando-se as flores secas, percebem-se as sementes, que se assemelham, em forma e tamanho, a um grão de trigo. Colhendo-se as sementes, pode-se logo semeá-las em uma mistura de terra, terriço e areia, em caixas colocadas em lugar protegido, tratando-as como qualquer outra sementeira. A semeação deve ser rasa, cerca de 1 cm de profundidade, pois ao germinar a semente sai para fora da terra, da mesma maneira que a de café". Normalmente, a semente de primavera leva um mês para germinar, sendo a percentagem de germinação bastante elevada."

Abraço
_________________
"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas."
(Johann Goethe)

"A natureza é grande nas coisas grandes e grandíssima nas pequeninas." (Saint-Pierre)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 22/07/10
Idade: 31
Mensagens: 844
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Dom Mar 13, 2011 11:26 pm    Assunto: Responder com citação

Lembrando que a verdadeira flor da Primavera (ou Bouvgaivillea) não é a parte colorida e variada, considerada por nós, e sim, a estrutura branca, ao centro.



Infelizmente, não me lembro do termo técnico para essa parte colorida, que não são pétalas, mas sim, folhas modificadas que ajudam na atração de agentes polinizadores, justo por sua cor.
_________________
"O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
FW Maciel
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 03/01/11
Idade: 35
Mensagens: 189
Localização: Londrina-PR

MensagemEnviada: Seg Mar 14, 2011 1:53 am    Assunto: Responder com citação

a falsa flor eu lembro que é bráctea...
_________________
Por causa da rosa, a erva daninha acaba sendo regada.

Provérbio Árabe
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 22/07/10
Idade: 31
Mensagens: 844
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Seg Mar 14, 2011 1:12 pm    Assunto: Responder com citação

Isso! Bráctea! Very Happy
Valeu, Maciel!
_________________
"O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 05/11/10
Idade: 27
Mensagens: 861
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Seg Mar 14, 2011 8:01 pm    Assunto: Responder com citação

Não sabia que ela produzia sementes...! Shocked

Quanto as flores e brácteas, ela possuí este sistema de folhas modificadas pois suas flores são muito miúdas, sendo assim, são difíceis para os insetos, pássaros, etc, a verem.

Abraços!
_________________
Planta! Vai que pega...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 22/07/10
Idade: 31
Mensagens: 844
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Seg Mar 14, 2011 9:10 pm    Assunto: Responder com citação

Eu sabia que produzia sementes, mas não sabia que produzia frutos..! Shocked
Nunca me toquei que fosse uma angiosperma! Shocked
_________________
"O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 05/11/10
Idade: 27
Mensagens: 861
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Seg Mar 14, 2011 9:45 pm    Assunto: Responder com citação

Vou procurar por aí! Vai que eu acho...
_________________
Planta! Vai que pega...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 25/01/07
Idade: 50
Mensagens: 664
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Dom Mar 20, 2011 2:52 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Igor,

Qual o nr da Bonsai Passion que contém a matéria? Lá é explicado a forma de aplicação da glicose?

Valeu.
_________________
Donegá

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Igor Lima



Registrado: 08/03/11
Mensagens: 42
Localização: Foz do Iguaçu-PR

MensagemEnviada: Dom Mar 20, 2011 6:18 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Donegá,

Saiu na última edição (n. 53). Um dica. Eu assino a bonsai pasion pelo site Zinio. Fica bem em conta.

Ele diz que devemos diluir uma garrafa de 500 gr em uma garrafa de dois litros de água. Depois, em outra garrafa de 2 litros, colocamos 1 litro da solução e completamos com água as duas garrafas. Essas 500 gramas não são de glicose pura, mas de um soro glicosado.

A reportagem diz que se usar glicose muito concentrada, pode fazer as plantas murcharem.

Eu achei que poderia ficar caro ficar comprando soro glicosado em farmácia. Daí fui até uma loja de produtos para fazer doces, bolos, etc. Comprei um pote de glucose pura de 250 gramas. Pelo que pesquisei na internet, glucose é a mesma coisa que glicose.

Fiz uns cálculos, e cheguei à conclusão de que eu teria que dissolver 10 gramas em 1,5 litro d´água. Bato no liquidificador, porque a glicose é muito consistente.

Joguei nas plantas há alguns dias.

Pelo menos não morreram.

Mas não faço muita idéia de frequencia correta de aplicação.

Se quiser tentar, vamos trocando idéias e impressões.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 25/01/07
Idade: 50
Mensagens: 664
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Dom Mar 20, 2011 6:59 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu Igor pelas dicas.
_________________
Donegá

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil