|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Dom Jul 24, 2011 8:44 pm Assunto: Pinus Elliottii |
|
|
Boa noite, caros amigos e colegas do nosso tão querido fórum.
Desde a última sexta-feira venho admirando esse exemplar, a pesar do notório fato de suas acículas serem muito grandes.
Postando no "espécies usadas para bonsai" recebi o auxilio de alguns dos colegas, tanto para identificar a espécie, quanto para me alertar quanto às dificuldades no seu cultivo.
A pesar de ser uma planta um tanto quanto temperamental, eu já estava muito declinado a tê-la para voltar atrás.
Por tanto, seguindo cuidadosamente as dicas, além de outras postagens aqui do fórum, realisei o yamadori esta tarde.
A princípio, observando a seguinte foto, concluí que o substrato do local onde estava plantada era um tanto quanto drenante:
Notóriamente, há uma grande quantidade de pedriscos, que parecem um tanto quanto soltos.
Qual foi a minha desilusão ao dar as primeiras enxadadas:
Nunca subestime o poder do cascalho com séculos de compactação!
Não fosse a ajuda de um prestativo transeunte que passava no local, eu estaria até agora tentando tirá-la dali.
Mas minha dedicação teve sua recompensa. Como o substrato inferior era duro como pedra, mas na superfície era extremamente solto, a raíz pivotante simplesmente não cresceu para baixo. Bastou alguns golpes com o enxadão para perceber que o raizame estava todo a menos de 10 cm de profundidade:
Após a retirada, uma boa olhada nas raízes:
Retirando os pedriscos do local para transplantar o novo membro da família:
Reparem que após a fina camada de pedriscos o substrato é duro e compacto.
Substrato na caixa, pronto para receber a planta:
E a mudinha acomodada em seu novo lar:
Gente, esse negócio ficou pesando uns 90 kg! Quase desmaiei para garregar sozinho esse trem para o 4º andar do meu prédio (não tenho elevador).
Bom, é isso.
Agora, gostaria de críticas, dicas, sugestões, experiências e outros comentários. Por favor não se abstenham. Podem falar à vontade.
Um abraço grande a todos. |
|
|
 |
bruno matorizen 2.o PASSO

Registrado: 10/11/10 Idade: 28 Mensagens: 200 Localização: Joinville-SC
|
Enviada: Dom Jul 24, 2011 9:02 pm Assunto: |
|
|
peguei uma srvorizinha dessa hj aqui perto de casa
meu pai chama de pinus americano (: |
|
|
 |
Gustavo Ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 15/06/10 Idade: 44 Mensagens: 241 Localização: Patrocinio-MG
|
Enviada: Dom Jul 24, 2011 9:41 pm Assunto: |
|
|
Thiago ,
Ja fiz algums Yamadoris de Eliott e so consegui exito ,quanto recolhi com o torrão intacto!oque no seu caso fica impossivel pois como disse a terra ai e so cascalho!!
Tenho hoje uma 5 plantas no porte da sua mas ainda nao troquei o substrato , pois ao contrario da sua a minha esta numa argila pura !!
e estou com medo de fazer o trasplante !! ..mas vou deixar rescer mais as raizes, pois estou com elas a 1 anos .
Mas tudo e possivel a pessar das chances serem bem poucas do que de um Eliott recolhido com torrão!
Quando a poda faço com podão ,so cortando mesmo , deixando brotação mais baixa .. nao retiro agulhas e nem pinço ainda !
outra coisa que faço tambem e no local onde tem os pinheiros vou la e faço uma poda mais drastica neles cortando todos galhos compridos deixando so o tronco principal .. logo ela brota todas e assim retiro!
Bem e isso que posso te disser ate agora !!quanto a tecnica de formação nao tenho experiencia neste pinheiro , mas basicamente e o mesmo processo!
AH!!! ... e se ela começar a secar nao desespere e nem se peoculpe !pois a planta ja era !!! sem reverção mesmo!! parte para outro Yamadori e logo conseguira que uma vingue!!!
Abraços!!!
Abraço!! |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Jul 24, 2011 10:31 pm Assunto: |
|
|
Bruno,
É verdade, é um dos nomes populares dessa espécie. Boa sorte com a sua. Poste fotos aqui para acompanharmos também.
Gustavo,
Obrigado pelas dicas.
Já está tudo anotado.
Só uma dúvida: Quando você poda (lá no local onde tem os pinheiros), você retira todos os galhos? Não corre o risco de ela morrer? Não tenho muita experiência com pinheiros. Esse é o meu primeiro.
Tenho esperança de que sobreviva, pois como falei acima, não haviam muitas raízes, mas consegui retirar, se não todas, a maioria delas. A pivotante saiu inteira, pois estava toda enrolada (não conseguiu penetrar no substrato).
Um grande abraço, amigos. |
|
|
 |
Gustavo Ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 15/06/10 Idade: 44 Mensagens: 241 Localização: Patrocinio-MG
|
Enviada: Seg Jul 25, 2011 1:56 pm Assunto: |
|
|
Thiago ,
eu corto todos os galhos deixando so um toquinho de 1cm .. e deixo os galhos que da para dar uma forma e cortos as pontas deles!!
Aqui tem muitos na encosta de uma rodovia , e algums desenvolve mais outros menos , vira e mexe vou la pegar algum.. e quando vou sempre corto varios nunca morrem nao !! isso la no local onde estão plantando ..
Quando recolho , so bem depois vou podando as pontas compactando eles!! so pra bem depois aplicar alguma tecnica de pinçagem , etc ..
Os Eliotti mesmo retirando todas as raizes ele sem o torão e complicado de vingar .. mas como disse nao e impossivel !!
Abraço... |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 25, 2011 8:14 pm Assunto: |
|
|
Hum agora entendi. Você não corta todos os galhos. hehehe...
Bom, vou torcer para não morrer. A pesar de não ter vindo com torrão, eu usei o substrato do local mesmo para ele. Ele me parece ser bem velho, mas não cresceu, acredito eu, por causa do substrato compactado.
Se ele morrer, convido-os para o velório. (já estou me conformando com antecedência) |
|
|
 |
Becker 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 04, 2011 12:01 am Assunto: |
|
|
Esse meu aqui é básico, não é muito bonito mais da pra encara, já tem oito aninhos já coletado no arrancadory desse tamanho........
Ia me esquecendo tem mais esse, 6 aninhos....
 _________________ "O AMOR QUE EXISTE EM VOCÊ, PODE CONTAGIAR O MUNDO, FAÇA A SUA PARTE, PORQUE DEUS TEM FEITO POR NÓS" |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 04, 2011 11:39 am Assunto: |
|
|
Hehehe... Arrancadory foi legal.
Hum... Olhando as fotos dá para perceber que você conseguiu reduzir bastante as agulhas, não é?
Uma dúvida: quanto tempo demora, desde quando o pinheiro morreu até ele dar sinais de óbito? |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qui Ago 04, 2011 11:57 am Assunto: |
|
|
Becker escreveu: | Esse meu aqui é básico, não é muito bonito mais da pra encara, já tem oito aninhos já coletado no arrancadory desse tamanho........
Ia me esquecendo tem mais esse, 6 aninhos....
 |
Caramba Becker.....
Tá muito loco seus pinus véi..... Parabéns.... E dá pra diminuir o tamanho das agulhas mesmo? como vc faz...
abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Becker 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 04, 2011 12:09 pm Assunto: |
|
|
Méte a tesoura e as unhas MC, só não se precipite os pinus eliotti e os taeda não gostam de podas drasticas, pra mim a melhor época é agosto e fevereiro.  _________________ "O AMOR QUE EXISTE EM VOCÊ, PODE CONTAGIAR O MUNDO, FAÇA A SUA PARTE, PORQUE DEUS TEM FEITO POR NÓS" |
|
|
 |
João Paulo Batista Lyrio 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 04, 2011 1:30 pm Assunto: |
|
|
E com quanto tempo +ou- se consegue reduzir o tamanho das agulhas ?
Abraço |
|
|
 |
Becker 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 04, 2011 11:13 pm Assunto: |
|
|
Observe a primeira planta tem 8 anos como bonsai, da pra ver que as agulhas ainda estão um pouco longas, a outra planta com 6 anos está com as agulhas bem longa eu ainda continuo cortando, esse tipo de planta não é facil pra reduzir as agulhas , tem um amigo que tem ums exemplares com mais de 20 anos, me diz ele que em alguns galhos brota agulhas reduzidas outros agulhas longas, é tipica dessa espécie mas vamos levando........  _________________ "O AMOR QUE EXISTE EM VOCÊ, PODE CONTAGIAR O MUNDO, FAÇA A SUA PARTE, PORQUE DEUS TEM FEITO POR NÓS" |
|
|
 |
João Paulo Batista Lyrio 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 05, 2011 8:16 am Assunto: |
|
|
Ok,
Então, vamos que vamos, rapaz, os meus que acabei de coletar, essas agulhas parecem até "peixe agulha", rs...
elas são bitelas, e parecem que são de plástico.
Abração e valeu pelo esclarecimento e sucessos aí com as suas. |
|
|
 |
Becker 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 05, 2011 12:29 pm Assunto: |
|
|
Desculpa a demora da resposta Thiago Batista, essa sua planta ta muito boa deixa ela na sombra e água fresca ums 20 dias cuide muito a drenagem, perdi muitos pinheiros por exesso de água, depois de uma tosadinha básica e uma aramada nela depois coloque no sol da manhã, la por outubro já tera resultado, não se preocupe se secar um pouco as pontas com o tempo ela se renova.........
Esses dois aqui tem ums tres anos, a foto não ta muito boa mas da pra ter uma noção........
 _________________ "O AMOR QUE EXISTE EM VOCÊ, PODE CONTAGIAR O MUNDO, FAÇA A SUA PARTE, PORQUE DEUS TEM FEITO POR NÓS" |
|
|
 |
daniel pipolo 3.o PASSO

Registrado: 07/07/09 Idade: 44 Mensagens: 414 Localização: Assis-SP
|
Enviada: Sex Ago 05, 2011 4:09 pm Assunto: |
|
|
iae pessoal, so um adendo:
yamadore em julho ... perigoso em nao ? ou em pinheiros podemos fazer no inverno?
outra coisa,,, a terra que vc esta usando muito argilosa, bem vermelha. pinheiros gostao de terra preta, nem areia grossa como ficos gosta ela nao vai tao bem.
sou novo nisso mais acredito que essas infos vao te ajudar a fazer seu substrato. e por favor corrijam-me se estiver errado... estamos todos aprendendo aqui
obrigado |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|