FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

A Filosofia do Bonsai
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Ter Maio 31, 2005 6:48 pm    Assunto: Responder com citação

João Paulo, poucas vezes vemos por aqui alguém usar a presença de Deus para expressar qualquer tipo de sentimento como você fez. Isto é notável! Simplesmente porque Deus está mesmo presente nas suas criaturas: homens, plantas, etc...
É um bom momento para refletirmos, nos voltarmos para dentro e buscar na presença de Deus as nossas orientações, os nossos caminhos.
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
ROGÉRIO DE ASSIS PEREIRA
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/07/05
Mensagens: 130
Localização: PEDRO LEOPOLDO - MG

MensagemEnviada: Sex Jul 29, 2005 3:32 pm    Assunto: ÉTICA NO BONSAI. Responder com citação

Olá para todos.

Achei o texto excelente e nós faz refletir sobre nossas atitudes na arte do bonsai e na vida.Estamos enpenhados em divulgar a arte e para isso a união o respeito e principalmente a boa informação é sem duvida o passo inicial para que cada vêz mais possamos estar prontos para ajudar os iniciantes e icentiva-los a permanecer conosco e ser mais um a ajudar.Quando percebermos que algum amigo anda meio afastado do nosso meio,vamos tentar ajuda-lo mandando uma mensagem convidativa e com isto dar-lhe um novo incentivo reintegrando-o.É como lí em um livro sobre bonsai ''ENSINAR A TÉCNICA É RELATIVAMENTE FÁCIL,DIFICIL É EXPLICAR A IDEOLOGIA QUE EXISTE POR TRÁS DE UM BONSAI''. Estamos nesta dimensão fazendo apenas uma passagem e nada levaremos a não o conhecimento adquirido e os ''amigos'' verdadeiros que fizemos nesta vida.Temos que procurar ser útil a todas as pessoas e agradecer a todas as coisas do ceu e da terra.

Um forte abraço a todos!
''o bonsai é como uma vida precisa de cuidados diarios.''
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Sex Ago 05, 2005 8:26 am    Assunto: Responder com citação

Rogério, é isto! Poderemos passar a vida toda fazendo bonsai e não aprenderemos tudo sobre plantas mas, poderemos isto sim, fazer e conservar amigos que esta Arte Bonsai nos apresenta. Isto é importante!
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Seg Nov 07, 2005 7:35 pm    Assunto: ética no bonsai Responder com citação

Mário,

Comungo de suas idéias, bem como aplaudo a iniciativa de divulgar conceitos tão simples e ao mesmo tempo tão complexos. Acredito que todos somos iniciantes nessa nobre arte de fazer bonsai. Dizer que sabemos tudo é, no minimo, querer ser DEUS. Estamos longe disso.
Concordo plenamente que o desenvolvimento do bonsai no Brasil está muito bem ancorado pela existencia dos Foruns de discussão, como este aqui e os outros, vez que possibilitam disseminar conhecimento de forma gratuita e que esclarece muito, alavancando conceitos e critérios que sem essas contribuições de tão variados colegas, não poderíamos crescer na arte.
Também acho oportuna sua colocação sobre a formação de clubes e associações. Tenho me aventurado em outros foruns, em Portugal, França, Canadá, e o que vejo é que também nesses países há uma preocupação em criar entidades ou grupos de pessoas, congregadas numa mesma idéia: participar e dividir conhecimento. As idéias disseminadas através de encontros, eventos, cursos e workshops, nos estimulam a querer sempre mais e mais. Vemos, quando fazemos parte de qualquer dessas atividades, quão pouco sabemos e quão dificil é aprender, mas continuamos, porque isso faz parte da nossa natureza humana: aprender a aprender para aprender a aprender. Redundante? talvez. Mas é assim que é a vida. Um aprendizado constante, sem fim. E isso, viver, é o que realmente importa, não é mesmo?
Criar clubes ou associações: eis a chave para fortalecer nosso bonsai, aqui e lá fora. Vejam a espanha: um país pequenino em relação ao nosso, com clubes e associações em cada esquina, que promovem eventos o ano inteiro. A frança, com sua Federação, forte a ponto de bancar uma revista sob licença de uma congenere japonesa (shinkaku sha), outro pequeno país, com um grande potencial.
Parabens, Mario. Suas idéias são como um farol na imensidão desse mar sem fim. Que elas iluminem e nos guiem, para que sigamos sempre na direção certa e segura da nobre arte bonsai brasileira. Amém. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Ter Nov 08, 2005 12:14 am    Assunto: Responder com citação

Luiz Fernando, a nossa busca não para e não pode parar. Obrigado pelas suas palavras amáveis.
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 81
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Ter Nov 08, 2005 11:21 pm    Assunto: Responder com citação

Oi amigo Mário !!!! Laughing Laughing Laughing

Que bom ver retornar este tópico no forum !!!!! Very Happy Very Happy Very Happy

Acho ótimo que sempre nos retornemos ao seu texto !!!! Very Happy Very Happy
Este texto é extremamante importante para refletirmos e repensarmos a arte como arte !!!!!!!! Laughing Laughing

Parabéns sempre para o texto !!!

Angela - eterna aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
TITA



Registrado: 30/11/05
Mensagens: 99
Localização: Portugal

MensagemEnviada: Ter Dez 06, 2005 8:07 am    Assunto: A Filosofia do Bonsa Responder com citação

Bom dia Mário

Apesar de ser nova no forum já há muito tempo o visito, mas agora com mais pormenor.
Adorei o seu texto e já o li várias vezes ESPETACULAR.

Angela a sua frase " A VAIDADE DE MUITOS QUE SE JULGAM MESTRES E NADA MAIS SÃO DO QUE APRENDIZES" tem muito que se lhe diga, eu já senti isso é deprimente nós sentir-mo-nos " realizados com a nossa arvore " e depois trás levamos pancada sem saber bem porquê.não quer dizer que ela esteja dentro dos parametros estabelecidos nas regras de Bonsai , mas para nós está bem.
Ficamos desmotivados e eu por isso dei fim a algumas arvorezinhas que tinha criado com anto amor.

" FAZ MAIS QUEM QUER DO QUE QUEM PODE"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Ter Dez 06, 2005 9:25 am    Assunto: Responder com citação

Tita, obrigado pelas palavras, este trabalho é resultado de algumas observações pessoais.
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Claudio Fellini
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 09/01/06
Idade: 54
Mensagens: 629
Localização: Aparecida de Goiânia-GO

MensagemEnviada: Ter Jan 17, 2006 10:24 pm    Assunto: A todos Responder com citação

Ao Amigo Mário que colocou o tópico e a todos que partilharam:
Deixo aqui registrado o meu ponto de vista como principiante e vejo que não difere muito dos que já estão na arte a mais tempo.
Existe sim o receio ao qual a Ângela se refere quanto as críticas, mas percebi também que quando realmente se está interessado e persistente em seu objetivo, superamos estes medos ou decepções.
Percebi também que o que eleva o orgulho dos egos superiores é a humildade dos eternos aprendizes que divulgam a arte e o conhecimento pelo mais puro prazer.
Eu como apaixonado que já sou, não perco uma oportunidade de divulgar e de certo modo "ensinar" o que já sei. Todos que me conhecem, no trabalho, na família ou mesmo conhecidos, já sabem da minha paixão pelo bonsai.
Creio eu que a arte do Bonsai, por todas as suas características, contrasta cada vez mais com a correria e loucura do mundo em que vivemos onde sempre somos cobrados e tudo tem que ser rápido. Derrepente chegamos em casa, nos deparamos com uma preciosidade em um minúsculo vaso e temos que nos resignar a seu tempo, aceitar o seu ritmo... essa sim é a grande lição.
Abraços a todos meus novos amigos e contem comigo aqui em Goiânia
_________________
FELLINI
A Natureza é sábia
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Qui Jan 19, 2006 7:55 pm    Assunto: Responder com citação

Cláudio, este é o momento: quando percebemos que estamos passando o que sabemos. Gratuitamente, despretenciosamente e, pricipalmente, generosamente.
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
sergioturbo10
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 24/12/05
Mensagens: 561
Localização: São Gabriel - Rio Grande do Sul

MensagemEnviada: Sex Jan 20, 2006 12:47 pm    Assunto: Responder com citação

A filosofia do Bonsai...
Mário este texto devia ser obrigatório a todo iniciante, sabe porque? porque foi atraves dele que comecei a entender o que é a arte bonsai, porque ele é um DO, como disse o Mizuno, é umcaminho, caminho importante pois nos da um norte a seguir.
Comecei em janeiro 2005, a me interessar por bonsai, mais a unica coisa que eu buscava era ter uma arvore pequena bonita, pra enfeitar minha casa e dizer todo orgulhoso aqui esta um bonsai que eu fiz. queria saber adubar,irrigar, podar, aramar, etc. Mais não tinha me importado ainda com o porque disso tudo, não me importava e nem sabia o valor de analisar e valorizar o trabalho, a paciencia a arte, que levou anos até aquela arvore chegar a quele ponto. Era vazio o que eu procurava, mais agora entendo mais um pouco e estou conhecendo melhor e isso me fez menos ancioso, me ajudou muito. ler seu texto foi realemente muito edificante para mim.
_________________
Mateus 11:28-30
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... (JESUS)

http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=49366
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Sex Jan 20, 2006 1:51 pm    Assunto: Responder com citação

Sergio, me deixa feliz poder perceber que este texto atinge o seu objetivo. Tive a intenção de poder estar construindo algo.
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
abrão



Registrado: 26/01/06
Mensagens: 46
Localização: Porto Alegre - RS

MensagemEnviada: Qui Jan 26, 2006 11:15 pm    Assunto: Responder com citação

Realmente, caro Mário Leal
vc bem disse da verdadeira filosofia na criação do bonsai.
Realmente sempre estaremos na busca de tiécnicas
de aprimoramento dessa arte milenar, e soh conseguiremos
fazer isto através da quebra da barreira do egocentrismo
e da vaidade.

sou iniciante nessa arte, mas sei que aprenderei
bastante com vc e todos os outros bonsaístas

abraços

abrão
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Sex Jan 27, 2006 8:52 am    Assunto: Responder com citação

Caro Abrão, esteja seguro de que todos aqui aprendemos uns com os outros. Seja bem vindo a nossa comunidade bonsaísta.
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil