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ESCRITOS DO DIA A DIA

Misho Caliandra Vermelha
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
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Autor Mensagem
BaetaLeal



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MensagemEnviada: Qua Jan 02, 2013 2:57 pm    Assunto: Misho Caliandra Vermelha Responder com citação

Olá pessoal, este é meu primeiro tópico depois da minha apresentação no fórum "Quem sou eu?" e já venho através deste tirar minhas primeiras dúvidas quanto às simpáticas plantinhas que tenho, plantadas desde a semente, como o nome do tópico diz.

Primeiramente, gostaria de expor fatos sobre elas, pois assim como quando vamos ao médico dizemos o que fizemos, comemos, deixamos de fazer etc etc, direi aqui os fatos sobre minhas plantinhas pois pode ser útil (até essencial talvez) na elaboração de respostas às minhas dúvidas, por vocês caros colegas. Antes de mais nada, o tópico onde me apresentei e inclusive postei algumas fotos das minhas bebês: Luca Baêta - Brasília/DF

Inicialmente tinha 7 sementes porém uma delas ao germinar, sobreviveu apenas 10 dias e morreu (ainda não sei o motivo Sad ). Ainda assim, as outras 6 seguem firmes. Todas elas foram plantadas dia 12/11/2012, e começaram a germinar já no dia seguinte (fiquei surpreso quando vi!), porém cada uma segue um ritmo de crescimento diferente. Quanto ao substrato em que elas estão, não sei se cometi um erro pois li que a preocupação que eu tive era mais válida para pré-bonsais ou bonsais, e não para plantas em treinamento. Enfim, na correria que eu estava, doido para plantar logo, acabei formando este substrato para elas:

50% areia peneirada (2 a 5 mm) Que no meu caso, tive que me enrolar com uma areia de filtro de piscina com as mesmas especificações.
30% vermiculita + pó de coco Coquim (essa mistura ficou praticamente como um condicionador de solo, acho eu.)
20% brita de construção (não encontrei argila por aqui, foi a solução mais viável que achei na hora) com pedriscos de 2 a 5 mm também.

Não adubei nenhuma ainda, apenas sigo regando e expondo ao sol. Aqui em casa tenho TM, FO e um adubo quimico NPK 4-14-8.

Minhas dúvidas são:

1. Alguma parte de meu procedimento geral está equivocada ou poderia ter sido feita de maneira melhor?
2. Quando poderei adubá-las, sem que acarrete prejuízos?
3. O substrato delas não está tudo misturado, está estratificado: no fundo, tela mosquiteira, depois a brita, depois vermiculita+pó de coco e por fim a areia. Teria sido melhor misturar tudo?

Por enquanto é só, seguirei tentando absorver mais conhecimento conforme estudo...
Obrigado pela paciência de quem leu até aqui e agradeço se puderem me dar uma força nessa hora decisiva rsrs
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BaetaLeal



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MensagemEnviada: Sáb Jan 05, 2013 5:25 pm    Assunto: Responder com citação

Ninguem? Sad
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Elio
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MensagemEnviada: Sáb Jan 05, 2013 7:25 pm    Assunto: Re: Misho Caliandra Vermelha Responder com citação

BaetaLeal escreveu:
Olá pessoal, este é meu primeiro tópico depois da minha apresentação no fórum "Quem sou eu?" e já venho através deste tirar minhas primeiras dúvidas quanto às simpáticas plantinhas que tenho, plantadas desde a semente, como o nome do tópico diz.

Primeiramente, gostaria de expor fatos sobre elas, pois assim como quando vamos ao médico dizemos o que fizemos, comemos, deixamos de fazer etc etc, direi aqui os fatos sobre minhas plantinhas pois pode ser útil (até essencial talvez) na elaboração de respostas às minhas dúvidas, por vocês caros colegas. Antes de mais nada, o tópico onde me apresentei e inclusive postei algumas fotos das minhas bebês: Luca Baêta - Brasília/DF

Inicialmente tinha 7 sementes porém uma delas ao germinar, sobreviveu apenas 10 dias e morreu (ainda não sei o motivo Sad ). Ainda assim, as outras 6 seguem firmes. Todas elas foram plantadas dia 12/11/2012, e começaram a germinar já no dia seguinte (fiquei surpreso quando vi!), porém cada uma segue um ritmo de crescimento diferente. Quanto ao substrato em que elas estão, não sei se cometi um erro pois li que a preocupação que eu tive era mais válida para pré-bonsais ou bonsais, e não para plantas em treinamento. Enfim, na correria que eu estava, doido para plantar logo, acabei formando este substrato para elas:

50% areia peneirada (2 a 5 mm) Que no meu caso, tive que me enrolar com uma areia de filtro de piscina com as mesmas especificações.
30% vermiculita + pó de coco Coquim (essa mistura ficou praticamente como um condicionador de solo, acho eu.)
20% brita de construção (não encontrei argila por aqui, foi a solução mais viável que achei na hora) com pedriscos de 2 a 5 mm também.

Não adubei nenhuma ainda, apenas sigo regando e expondo ao sol. Aqui em casa tenho TM, FO e um adubo quimico NPK 4-14-8.

Minhas dúvidas são:

1. Alguma parte de meu procedimento geral está equivocada ou poderia ter sido feita de maneira melhor?

R: Não é o substrato ideal para germinação, mas como germinaram bem, agora deixe assim!

2. Quando poderei adubá-las, sem que acarrete prejuízos?

R: Só adube no outono (As plântulas terão se transformadas em plantas)

3. O substrato delas não está tudo misturado, está estratificado: no fundo, tela mosquiteira, depois a brita, depois vermiculita+pó de coco e por fim a areia. Teria sido melhor misturar tudo?

R: O ideal é misturar mas, nesse ponto não prejudicará as plantas não!


Por enquanto é só, seguirei tentando absorver mais conhecimento conforme estudo...
Obrigado pela paciência de quem leu até aqui e agradeço se puderem me dar uma força nessa hora decisiva rsrs

Observações: Cuidado para não encharcar o substrato. Cuidado com sol excessivo, as plantas ainda são muito delicadas


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"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
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BaetaLeal



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MensagemEnviada: Sáb Jan 05, 2013 7:47 pm    Assunto: Responder com citação

Muito obrigado pela força, Elio! Andei vendo suas contribuições pelo fórum e já virei seu fã rsrs Se não for abusar muito, apenas a titulo de curiosidade, gostaria que me esclarecesse uns pontos:

1. Você diz que o solo não é o ideal para germinação. Para este fim, teria sido melhor um solo com algum composto orgânico para nutrir a plantinha? Entendi errado? rsrs Ou então poderia ter sido este mesmo solo porém com um pouco de adubo misturado?

2. Quanto à rega, eu as rego com cuidado até que a agua escorra pelos furos no fundo do vaso, pela manhã e no comecinho da noite. Geralmente aqui em Brasilia é meio seco nos dias quentes, por isso achei prudente regar de manhã e no finalzinho da tarde. Errei? Quanto ao Sol, meu apartamento só pega sol de 12h para frente. Eu as deixo na claridade pela manhã geralmente de 8h às 11h e no sol direto de 17h às 19h. Está de bom tamanho, pouco ou muito?

Pelo que me falaram, a caliandra é uma planta que adora sol e seu cultivo a céu aberto não há problemas. Outros disseram-me que era melhor deixar em meia sombra que tava ótimo. Com receio de acreditar mais em um do que em outro, acabei por resolver deixar meia sombra um pouco e no sol um pouco rsrs

Obrigado, desde já.
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nickyfury
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MensagemEnviada: Sáb Jan 05, 2013 8:53 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Antecipando um pouco sobre a provável resposta do meu nobre amigo Elio, devo salientar que pratico bonsai no DF há algum tempo e, por minha experiencia pessoal, posso garantir que o solo ideal para germinar sementes, qualquer espécie, é a areia grossa de construção, sem peneirar. Como é um material que retem umidade relativa abaixo da linha da superficie (sendo que essa fica seca rapidamente), devemos tomar certo cuidado com o excesso de rega, pois que o excedente de umidade pode levar ao apodrecimento precoce, seja de sementes, seja de estacas.

Somos induzidos ao erro, ao verificar que a superficie da areia está seca, voltando a regar sem necessidade. O ideal é verificar se uns dois ou tres dedos abaixo da superficie a areia apresenta-se umida ou não. Nesse caso, recomendo ao nobre colega regar apenas no período da tarde, ou seja, apenas uma vez ao dia e apenas depois de constatar o interior da areia, conforme indico acima.

Ao se promover uma mistura de substrato qualquer, para o cultivo de plantas em recipientes, sejam estes bacias plasticas, escorredores ou vasos, não devemos jamais adicionar adubo, seja ele organico ou quimico. O solo deverá sempre ser estéril, isto é, não deverá ser adubado, pois isso acarreta um excedente de acidez que é prejudicial ao desenvolvimento inicial da planta. Vale o mesmo para substrato mais drenante, quando do replantio individual em outros recipientes, principalmente se considerarmos que o objetivo é a formação de plantas com vistas ao bonsai.

A Caliandra de fato é uma espécie adequada ao cultivo a pleno sol, prova disso é que a encontramos distribuída em parques e jardins por toda a cidade (vide canteiro do balão Sarah (balão do aeroporto) e canteiro central da pista que liga o final do eixo ao Guará I, próximo ao Jardim Zoológico. Então, temos que a planta, se cultivada no chão, poderá ser feito a pleno sol, sem problema. Entretanto, é interessante ressaltar que seu cultivo em recipientes, porém, pede um pouco de sombreamento, particularmente quando temos plantas novas, obtidas via sementes, ou estacas e alporques, por terem um sistema radicular mais frágil.

O solo ideal para o cultivo inicial dessa espécie é composto por caco ceramico (70%), carvão (5%), casca de pinheiro seca (ou desidradata)(5%) e terra granulada (ou areia grossa sem peneirar)(20%). A terra granulada pode ser obtida via fragmentação de cupinzeiros antigos (faceis no cerrado), devidamente queimados em recipientes resistentes ao fogo por uns 15 a 20 minutos, visando eliminar impurezas e sementes de capim, bem como ovas de insetos diversos e mesmo estes. O caco ceramico pode ser obtido pela fragmentação de telhas do tipo colonial ou francesa, bem como tijolos maciço ou furados, sendo estes ultimos menos resistentes que as telhas (que não devem ter recebido pintura ou verniz).

Após uns dois ou tres anos de cultivo, as mudas de Caliandra podem passar a cultivo a pleno sol, sem problema nenhum. Todas as variedades são adequadas, exceto algumas poucas do cerrado, que não apresentam condições ideais, pois que não engrossam muito o caule. As melhores, aqui no DF, são as variedades C. twidee, C. seloi ou brevipes, C. depauperata, C. surinamenses, C. spinosa, dentre outras.
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que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
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Elio
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MensagemEnviada: Sáb Jan 05, 2013 11:20 pm    Assunto: Responder com citação

Assino embaixo do que o velho amigo Nicky disse!
'Tá respondido!

abraço
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Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
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BaetaLeal



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MensagemEnviada: Dom Jan 06, 2013 3:47 am    Assunto: Responder com citação

Olá, nickyfury,

Primeiro, agradeço muito sua atenção e mais ainda, sua disposição de sanar essas pequenas dúvidas minhas. Verdadeira aula, sinto-me mais esclarecido mesmo. Porém, já dizia meu falecido avô, "sábio se torna aquele que nunca tem todas as respostas, mas sim, que sempre continua questionando" rsrs Não querendo dizer que sou um, mas podemos fingir pelo menos heheh. Como sou "marinheiro de primeira viagem", ainda não adquiri tantos conhecimentos detalhados, seja em plantas no geral, seja em bonsai especificamente. Mas ao ler sua bela resposta, ocorreram-me algumas questões, que se não for abusar, gostaria de expô-las:

1. Para verificar a umidade no interior do solo, uns 2 ou 3 dedos abaixo da superfície como você disse, é seguro fazê-lo com o dedo, sem correr qualquer tipo de risco de "perturbar" a planta? Ou devo fazê-lo utilizando um palitinho de madeira, como se faz por exemplo para verificar se um bolo já está pronto, ao sair do forno? Embarassed (acho que são dúvidas bobas, mas.. )

2. Sobre o sistema radicular mais fraco da plantinha enquanto em desenvolvimento: a exposição ao sol direto influi em que sentido para o prejuízo acarretado para as raízes? Corrija-me se estiver errado, mas em minha mente ocorreu-me que talvez possa ser devido à planta armazenar energia demais do sol pelas ainda frágeis folhas, tanto que todo o seu sistema orgânico fica "sobrecarregado" e assim suas raízes não realizam efetivamente seu trabalho de absorção de nutrientes. É isso ou eu viajei na maionese? rsrs

3 ( e ultima! ). Agora que foi falado sobre o solo ideal para o cultivo da Caliandra, pelo menos em nosso clima aqui do DF (ao que entendi), seria estressante demais ou prejudicial à planta, realizar um replantio com esta nova mistura de substrato?

Grato!
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nickyfury
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MensagemEnviada: Dom Jan 06, 2013 6:24 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Para verificar a umidade no interior o uso do palito resolve, sem problema.

A exposição solar intensa e forte prejudica no sentido de que as folhas, que transpiram, perdem liquido em excesso, ocasionando que fiquem murchas. No horário mais abrasador, as células se fecham, para evitar um pouco essa perda liquida. Se for uma planta madura, mais velha e robusta, com um sistema radicular forte e muitas folhas, a planta consegue superar essa dificuldade, mas em se tratando de plantas novas, em que tudo ainda está numa fase bem inicial, tal perda pode resultar em morte prematura.

É algo parecido com nós, seres humanos: a medida que ficamos mais velhos, resistimos melhor ao sol. Porém, as crianças novinhas, os bebes, devem ser preservados, pois que correm sério risco de se desidratarem. O mesmo ocorre com as plantas: a desidratação, pela transpiração excessiva, pode levar à morte da planta.

Geralmente recomenda-se trocar o substrato da planta germinada via semente após um período de adaptação, que pode ser entre o segundo e o terceiro ano de vida. Assim, melhor continuar com o cultivo como vem fazendo, seguindo as orientações do nobre amigo Elio, e promover o reenvase ou replante apenas após transcorrido esse prazo que mencionei. Não há problema algum nisso.
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MensagemEnviada: Dom Jan 06, 2013 3:07 pm    Assunto: Responder com citação

Ahh! Agora entendi. Não estava entendendo porque minhas plantinhas, de uns 2 dias pra cá, de repente estavam fechando as folhas no período da tarde, agora faz mais sentido, Nickyfury. Muito obrigado! Quanto ao replante, certo de que seguirei as orientações dadas pelo mestre Elio, apoiadas por ti. Ora.. Eu e minhas caliandras agradecemos, e devo à vocês os créditos pelas palavras talvez decisivas nessa fase de crescimento delas. Que seus bonsais vivam 100 anos mais e, como leais amigos, levem sua serenidade e ensinamentos àqueles ao seu redor Smile
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Victor Ghirotto
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MensagemEnviada: Qui Jan 17, 2013 10:44 am    Assunto: Responder com citação

Olá amigos... trazendo informações extras... estas são caliandras minhas também cultivadas desde semente, não tem nem um ano. A solitária é cultivada a meia sobra, e as outras, em sol pleno e forte por um bom período do dia, desde que atingiram alguns centímetros...





Ah, sobre o replantio, creio que você possa fazer isso sem prejudicar a planta, basta replantar num vaso maior e não desmanchar a terra que a planta está no vaso antigo... Eu faço muito isso... Tenho, por exemplo, copinhos de plástico descartáveis que eu furei em baixo para servirem de vaso... aí planto semente e quando a planta fica com 5 meses, ''descasco'' o copinho, sem prejudicar as raízes, e replanto em vaso maior.

Abraços e boa sorte.
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Roberto C C Pires



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MensagemEnviada: Qui Jan 17, 2013 1:38 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

nickyfury escreveu:
Antecipando um pouco sobre a provável resposta do meu nobre amigo Elio, devo salientar que pratico bonsai no DF há algum tempo e, por minha experiencia pessoal, posso garantir que o solo ideal para germinar sementes, qualquer espécie, é a areia grossa de construção, sem peneirar. Como é um material que retem umidade relativa abaixo da linha da superficie (sendo que essa fica seca rapidamente), devemos tomar certo cuidado com o excesso de rega, pois que o excedente de umidade pode levar ao apodrecimento precoce, seja de sementes, seja de estacas.

Somos induzidos ao erro, ao verificar que a superficie da areia está seca, voltando a regar sem necessidade. O ideal é verificar se uns dois ou tres dedos abaixo da superficie a areia apresenta-se umida ou não. Nesse caso, recomendo ao nobre colega regar apenas no período da tarde, ou seja, apenas uma vez ao dia e apenas depois de constatar o interior da areia, conforme indico acima.

Ao se promover uma mistura de substrato qualquer, para o cultivo de plantas em recipientes, sejam estes bacias plasticas, escorredores ou vasos, não devemos jamais adicionar adubo, seja ele organico ou quimico. O solo deverá sempre ser estéril, isto é, não deverá ser adubado, pois isso acarreta um excedente de acidez que é prejudicial ao desenvolvimento inicial da planta. Vale o mesmo para substrato mais drenante, quando do replantio individual em outros recipientes, principalmente se considerarmos que o objetivo é a formação de plantas com vistas ao bonsai.

A Caliandra de fato é uma espécie adequada ao cultivo a pleno sol, prova disso é que a encontramos distribuída em parques e jardins por toda a cidade (vide canteiro do balão Sarah (balão do aeroporto) e canteiro central da pista que liga o final do eixo ao Guará I, próximo ao Jardim Zoológico. Então, temos que a planta, se cultivada no chão, poderá ser feito a pleno sol, sem problema. Entretanto, é interessante ressaltar que seu cultivo em recipientes, porém, pede um pouco de sombreamento, particularmente quando temos plantas novas, obtidas via sementes, ou estacas e alporques, por terem um sistema radicular mais frágil.

O solo ideal para o cultivo inicial dessa espécie é composto por caco ceramico (70%), carvão (5%), casca de pinheiro seca (ou desidradata)(5%) e terra granulada (ou areia grossa sem peneirar)(20%). A terra granulada pode ser obtida via fragmentação de cupinzeiros antigos (faceis no cerrado), devidamente queimados em recipientes resistentes ao fogo por uns 15 a 20 minutos, visando eliminar impurezas e sementes de capim, bem como ovas de insetos diversos e mesmo estes. O caco ceramico pode ser obtido pela fragmentação de telhas do tipo colonial ou francesa, bem como tijolos maciço ou furados, sendo estes ultimos menos resistentes que as telhas (que não devem ter recebido pintura ou verniz).

Após uns dois ou tres anos de cultivo, as mudas de Caliandra podem passar a cultivo a pleno sol, sem problema nenhum. Todas as variedades são adequadas, exceto algumas poucas do cerrado, que não apresentam condições ideais, pois que não engrossam muito o caule. As melhores, aqui no DF, são as variedades C. twidee, C. seloi ou brevipes, C. depauperata, C. surinamenses, C. spinosa, dentre outras.




Poxa, se eu tivesse lido isso antes de plantar minhas sementes de romã não cometeria o erro de colocar húmus em excesso na terra e ter usado substrato com esterco. Vivendo e aprendendo.
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