|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
brunocoio
Registrado: 22/05/12 Idade: 39 Mensagens: 9 Localização: Indaiatuba-SP
|
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Maio 22, 2012 1:50 pm Assunto: |
|
|
Bruno, a tua planta está pronta para fazer um bom Kengai.
Quanto ao sol, depende da temperatura da tua cidade.
Juníperus gosta de muito sol mas não de calor.
Se faz muito calor é melhor diminuir a insolação.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
brunocoio
|
Enviada: Ter Maio 22, 2012 1:54 pm Assunto: |
|
|
Elio escreveu: | Bruno, a tua planta está pronta para fazer um bom Kengai.
Quanto ao sol, depende da temperatura da tua cidade.
Juníperus gosta de muito sol mas não de calor.
Se faz muito calor é melhor diminuir a insolação.
Abraço |
Vlw Elio, ams qual?
Dai Kengai, Gaito Kengai, Ito Kengai, Taki Kengai, Ta Kan Kengai ? _________________ Att; Bruno Coió
Aprender Sempre! |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Maio 22, 2012 2:25 pm Assunto: |
|
|
Bruno, eu não me importaria muito com o grau de inclinação, agora.
Vai muito do gosto pessoal, já que a espécie aceita todas as inclinações.
Apenas foque no detalhe de que no estilo Kengai a importância está na cascata, assim terá que diminuir bastante a copa da tua planta. A copa não pode ser mais importante do que a cascata.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
brunocoio
|
Enviada: Ter Maio 22, 2012 2:38 pm Assunto: |
|
|
Elio escreveu: | Bruno, eu não me importaria muito com o grau de inclinação, agora.
Vai muito do gosto pessoal, já que a espécie aceita todas as inclinações.
Apenas foque no detalhe de que no estilo Kengai a importância está na cascata, assim terá que diminuir bastante a copa da tua planta. A copa não pode ser mais importante do que a cascata.
abraço |
Muito válido, obrigado!
Irei fazer uma poda de limpeza hoje à noite e logo pela manhã mostrarei o que fiz.
O clima da onde moro normalmente é quente, média de 23º (12º/30º).
Não pretendo reenvazar nem replantar no momento, irei fazer uma limpeza e providenciarei adubação para reforçar. _________________ Att; Bruno Coió
Aprender Sempre! |
|
|
 |
brunocoio
|
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qui Maio 24, 2012 4:49 pm Assunto: |
|
|
Bruno..
Se me permite dar um palpite.
Quando for fazer a estilização, opite por fazer primeiro os movimentos do tronco principal.. Espere bastante até fazer os movimentos dos galhos. Eu adoro essa espécie e aprendi que não se deve fazer muita intervenção conjunta nela. Notei que muitos galhos secam, enquanto que só com a estilização do tronco preserva a vida dos galhos que podem ser trabalhados posteriormente..
Foi só uma dica...
Abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
brunocoio
|
Enviada: Sex Maio 25, 2012 8:13 am Assunto: |
|
|
Mcdonald escreveu: | Bruno..
Quando for fazer a estilização, opite por fazer primeiro os movimentos do tronco principal.. Espere bastante até fazer os movimentos dos galhos. Eu adoro essa espécie e aprendi que não se deve fazer muita intervenção conjunta nela. Notei que muitos galhos secam, enquanto que só com a estilização do tronco preserva a vida dos galhos que podem ser trabalhados posteriormente..
Foi só uma dica...
Abração |
Cara qualquer informação por mais fútil que pareça pra voc~e pra mim pe de grande valia.
Muito interessante e irei acatá-la sim, farei então primeiro as curvaturas do tronco principal.
Agradeço _________________ Att; Bruno Coió
Aprender Sempre! |
|
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO

Registrado: 12/02/10 Idade: 45 Mensagens: 306 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Ter Jun 05, 2012 12:03 am Assunto: |
|
|
Sem dúvida que é um ótimo exemplar.
Mas discordo do vendedor e acho seu manejo bem dificil.
Já perdi duas sem saber direito o que aconteceu.
Vou acompanhar. _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/ |
|
|
 |
brunocoio
|
Enviada: Ter Dez 18, 2012 9:03 am Assunto: |
|
|
Mcdonald escreveu: | Bruno..
Foi só uma dica...
Abração |
Cara, infelizmente meu bonsai morreu, secou, não fiz modificações nele, mesmo assim infestou de ácaros, parece uma bola de algodão, tentei limpar, passei veneno e nada, a árvore morreu e os ácaros ainda não, estou procurando alguns outros bonsais pra aprender, mas vlw a ajuda. _________________ Att; Bruno Coió
Aprender Sempre! |
|
|
 |
André Rocha 1.o PASSO

Registrado: 07/01/13 Mensagens: 185 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qua Jan 09, 2013 5:42 pm Assunto: |
|
|
Poxa, Bruno, que pena que sua planta morreu.
Eu ganhei recentemente um Jacaré que também tem em torno de 2 anos. Aliás, eu achava que a Tuia Jacaré fosse o Juniperus Horizontalis, mas pelo que um colega já me disse aqui no fórum, a Tuia Jacaré é o Juniperus Procumbens mesmo, que é muito parecido com o Juniperus Squamata também.
Bem, pra não ter que abrir outro tópico, vou aproveitar esse mesmo pra tentar esclarecer algumas dúvidas que tenho aqui:
1) Estou querendo tirar o meu jacaré do vasinho raso de bonsai pra colocá-lo num vaso maior e, assim, permitir que ele se desenvolva mais rápido, engrosse, etc. Mas o problema é: como deve ser o substrato? Acredito que tenha que ser bem drenante, estou certo? 70% de areia grossa pra 30% de matéria orgânica é uma boa combinação?
2) Faço o falso transplante agora ou espero o inverno? Lembrando que ela não está doente ou debilitada
3) Devo estratificar o solo ou apenas colocar pedras no fundo é suficiente (pra evitar ficar vazando terra)?
4) Já começo a adubar agora, depois do falso transplante, ou espero algum tempo? Se for pra esperar, quanto tempo eu devo?
5) No caso de poder adubar agora, posso usar fertilizante líquido? Eu tenho um fertilizante líquido de NPK 10-10-10 aqui em casa, da Ultraverde, que uso nas minhas outras plantas e queria saber se posso usá-lo no meu bonsai. Ah, lembrando que ele vem com instruções para diluição, claro. Segue a foto do produto.
Bem, obrigado a todos.
Abraços.
Editado pela última vez por André Rocha em Qui Jan 10, 2013 7:44 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
wellingtonfonsecan 2.o PASSO

Registrado: 30/09/12 Idade: 42 Mensagens: 362 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qua Jan 09, 2013 7:38 pm Assunto: |
|
|
Bom Andre ainda nao tenho um Jacaré, mas leio bastante sobre, bom vamos lá...
Bom a adubaçao esta correta quanto ao NPK 10-10-10, porem voce disse que quer fazer um falso transplante para que sua planta se desenvolva melhor, entao penso que voce deve fazer uma coisa ou outra, pois ainda que seja um falso transplante a arvore precisa se recuperar, outra coisa a se pensar é qual tecnica vai usar, escorredor mais mamadeira, chao, vaso grande, voce deve definir, eu pelo que tenho visto usaria um vaso grande, pois os juniperus sao sensiveis e a mamadeira é um lugar de fartura mas terá de moderar na adubaçao ja que terá de ser um solo propricio para juniperus e o chao que voce tem pode nao ser o solo ideal, entao eu faria um substrato bom com as proporçoes que voce indicou 70% de material inorgânico e bem drenante e 30% de material orgânico segundo o site bonsaikai eles indicam A mistura aconselhada é de 60% de areia peneirada (entre 2 a 5 mm) e 20% de condicionador de solo industrial e 20 % de argila refratária de boa procedência peneirada (entre 2 a 5 mm). e controlaria a adubaçao, assim penso que irá ocorrer tudo bem, uma dica, espere um dia chuvoso e frio apesar de estarmos no verao, seria o melhor para sua arvore ela nao sofreria tanto com o calor...
Voce pergunta quando adubar apos o falso transplante, eu esperaria de um a dois meses, tenho feito falsos transplante e tenho procedido desta forma e segundo tenho lido é um bom tempo para recuperar a planta, enfim espero que tenha ajudado qualquer correçao ou duvida fique a vontade...Abraços! _________________ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6 |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jan 09, 2013 7:57 pm Assunto: |
|
|
André, dê uma boa olhada nesse link e vc terá mais informações sobre os Juníperus!
abraço
http://www.conifer.com.au/?pageid=223#j _________________ Elio
|
|
 |
André Rocha 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 10, 2013 7:57 am Assunto: |
|
|
Wellingtonfonsecan,
Muito obrigado pelas suas colocações. Infelizmente eu moro em apErtamento e aqui fica difícil fazer o esquema do escorredor/mamadeira pois o espaço não é grande. Logo, vou usar vaso grande mesmo. Eu comprei um nº28, já furei o fundo dele todo com a furadeira ( ) e devo fazer o falso transplante hoje porque tá chovendo aqui no Rio e o calor já deu uma amenizada.
Hoje a tarde vou comprar a areia e a matéria orgânica pra poder fazer a mistura e as pedras para evitar que o substrato escorra pelos buracos. Em breve posto fotos aqui.
Elio,
Valeu pelo site hein? Deu pra conhecer mais espécies e ver que várias tem folhas na forma de agulhas. Infelizmente eu não consegui identificar, meu olho ainda não é tão clínico pra isso... rs... Acho que vou deixar isso pra lá! Não importa como ele é, só importa que é meu filho! Kkkkkkkkkkk...
Abraços, galera. |
|
|
 |
André Rocha 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 11, 2013 4:59 pm Assunto: |
|
|
Fotos do vaso que eu comprei.
O tamanho tá bom mesmo?
Acho que fiz furos suficientes pro escoamento né?
Não fiz o falso transplante ainda. Quem quiser dar uma olhada nas novas fotos mais detalhadas que postei, elas estão aqui!
Abraço a todos |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|