FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Intervenções nos meus bonsais
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
carol_holanda



Registrado: 03/05/11
Idade: 39
Mensagens: 8
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Qua Nov 12, 2014 9:27 pm    Assunto: Intervenções nos meus bonsais Responder com citação

Olá, pessoal! Boa noite!

Sou iniciante na arte do bonsai, embora os tenha desde 2011, nunca me senti segura pra fazer grandes intervenções, procuro ler algumas coisas, e estou tentando sempre melhorar.

Pois bem. Na seção Minha árvore e sua opinião expus a situação dos três exemplares que tenho: uma pitangueira, um pré-bonsai de tamarindo e uma caliandra rosa.

De agosto/2013 a julho/2014 eu passei um tempo fora e deixei minhas árvores sob os cuidados de um amigo, que não tem bonsais, então se comprometeu em regá-las apenas. Isso foi feito e retornei, sentindo que minhas plantinhas precisavam de cuidados, pois não evoluíram nada, muito pelo contrário, quando cheguei a de tamarindo, principalmente, estava bem debilitada.

Pedi então ajuda no Minha árvore e sua opinião, e então tomei coragem para transplantá-las para um recipiente maior, para que elas possam passar um tempo lá (2 ou 3 anos) e assim poder levá-las para um vasinho de bonsai novamente.

Fiz algumas pesquisas e vi que se poderia colocá-las em bacias com furos embaixo e nas laterais cheias de substrato drenante. Comprei numa loja de jardinagem uma mistura de substrato orgânico com pedriscos, casca de coco, um monte de coisas. Era uma terra que tinha sido preparada para uma plantação de baobás, e que foi preparada pelo próprio dono da loja. Ele disse que prepara a mesma mistura para quem tem bonsai.

Realmente a água não empoça nesta mistura. Para deixá-la ainda mais drenante, comprei mais pedriscos e misturei um pouco mais na terra.

Vamos às imagens.

Essa era a pitangueira antes do transplante:


Quando fui retirá-la do vasinho, a minha pazinha partiu um monte de raízes fininhas. Por sorte a raiz principal não sofreu nada. Estava tudo muito apertado, no formato do vasinho. Consegui tirar o substrato que estava compactado na raiz, mas não consegui desfazer o emaranhado da raiz. Fiquei com medo de parti-la ainda mais e prejudicar mais ainda a planta. A raiz ficou assim:




Plantei na bacia e reguei bastante. Ela ficou assim:


Faz 3 dias que fiz o transplante. Ela continua com as folhinhas vigorosas, parece que não sofreu nada.

Esse era o pezinho de tamarindo, o mais sofridinho:


Não tinha tanta raiz como na pitangueira. Fiz uma limpeza tirando a terra compactada da raiz, e colocando na bacia de uma forma mais livre. Reguei bastante. Hoje vi que estão nascendo novos brotinhos com folhas em dois pontos dele!


Por fim, essa era a caliandra:


Quando retirei do vasinho, so havia praticamente raiz. Tinha um aspecto até seco, duro. Tentei desmanchar o emaranhado, mas não consegui. Plantei o bloquinho do jeito que estava:




Também reguei bastante e ela continua com aspecto bom. Cortei alguns galhinhos que acho que estavam muito longos. Hoje ela está assim:


Agora vou aguardar cerca de 45 dias para iniciar a adubação.

Tenho duas dúvidas principais:

1- Podei as raízes delas em 2012, com uma professora que estava dando um curso básico de bonsai. O problema é que não aprendi muita coisa, e lembro que ela disse que de ano em ano deveria-se podar as raízes. Realmente devo fazer isso? No caso da pitangueira e da caliandra, eu deveria ter cortado as raízes menores e desmanchado o emaranhado antes do transplante?

2- Pensei em deixar um pratinho embaixo da bacia para ficar com água para elas, já que aqui é muito quente, e estamos quase chegando no verão. (Faço uma ressalva aqui de que soube que o transplante deve ser feito perto do inverno, ou na época de chuvas daqui, mas isso só vai acontecer em julho próximo, e achei que elas precisavam de ajuda agora....). O negócio é que percebi que de um dia para o outro, a terra ficou muito molhada, e fiquei com medo de com o tempo, apodrecer a raiz. Sendo assim, tirei o pratinho. A terra fica úmida no dia seguinte, mas não ensopada como estava. Então é melhor não colocar pratinho, não é?

PS.: Comprei o livro ABC do bonsai. Estou esperando chegar, pois assim poderei estudar mais!
_________________
"A felicidade mora aqui comigo até a segunda ordem" - Renato Russo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Silas Lanzieri
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 06/04/12
Idade: 56
Mensagens: 235
Localização: Cabo Frio-RJ

MensagemEnviada: Ter Nov 18, 2014 12:32 pm    Assunto: Responder com citação

Carol_holanda, confesso que também sou aprendiz, mas arrisco a palpitar em seu post...
A pitanga ta linda e pode se tornar um lindo bonsai. Acho muito legal a configuração natural desta planta que normalmente solta muitos galhos e fica relativamente fácil adensar uma copa baixa.
A caliandra, eu teria revolvido um pouco o bloco de raízes, porque transplantando como esta, tem uma tendencia a compactar aquela parte, dificultando um pouco a aeração e o desenvolvimento de novas raízes mais próximas do tronco.
Uma dica sobre aquelas bacias de plastico como as que esta usando. Quando deixadas no tempo, rapidinho elas ressecam e tornam-se quebradiças. Eu costumo usar duas, uma dentro da outra para aumentar a durabilidade, ou, ainda melhor, gosto de usar galoes de óleo lubrificante, cortados com serrote. São bem resistentes ao tempo e ainda permitem fazer furos nas bordas onde podem ser usados pra fixar arames ou outros materiais para se fazer a tração dos galhos.
_________________
Sou Iniciante na arte Bonsai, mas muito interessado em aprender tanto na teoria como na prática
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
carol_holanda



Registrado: 03/05/11
Idade: 39
Mensagens: 8
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Ter Nov 18, 2014 3:45 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigada pela resposta, Silas!!
Pois é, fiquei com medo de cortar o que não devia nas raízes da caliandra... estou aguardando o livro do abc do bonsai que comprei para dar uma estudada e ver se tomo coragem pra fazer o que deve ser feito.
Sobre as bacias, ok. Caso estas fiquem quebradiças, vou seguir a tua dica de colocar uma dentro da outra. Wink
Abraços!!!
_________________
"A felicidade mora aqui comigo até a segunda ordem" - Renato Russo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil