FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Preciso de sugestao /substrato e tamanho de vaso treinamento
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 03/05/10
Idade: 56
Mensagens: 447
Localização: BELO HORIZONTE-MG

MensagemEnviada: Seg Jan 05, 2015 7:38 pm    Assunto: Preciso de sugestao /substrato e tamanho de vaso treinamento Responder com citação

nao sabia onde pedir estas opiniões,se nao for o local adequado,favor mudar o tópico de local
grato

amigos, consegui hoje um recepiente de 200lt me parece ser uma ampola que vem dentro dos tambores de 200lt, é branca e acho que é de pvc.
bom sei que quanto maior melhor,mas 200lt acho um pouco exagerado,pois tenho pouco espaço,pretendo cortar ao meio ,ficaria com 100lt ,meio tambor
gostaria de saber se o espaço é considerado bom para um vaso de treinamento,ou se precisa ser os 200 lt?

gostaria de sugestao sobre o substrato que posso usar,tenho dificuldades em conseguir e pra transportar esta quantidade de terra para encher o tambor 200lt,mas se nescessário terei que tentar de algum jeito conseguir.

minha idéia é usar esterco de boi,terra comum, areia ,tenho um balde de 20lt pedrisco que é de areia de construção peneirada que sao de varias medidas,nao estao padronizadas,se eu peneirar com uma peneira gorssa caira pra metade, outra opção que pensei em usar é o isopor esfarelado como drenante no lugar do pedrisco,pois tenho umas placas aqui guardadas.

como eu disse acima é só uma idéia de material,mas nao sei se esta tudo correto ou preciso de outros materiais.

e como devo fazer a mistura desses materiais?

a planta é uma goiabeira ,segue a foto dela hoje
esta goiabeira precisa de engrossar os galhos,o tronco ja esta satisfatório
em fim este vaso sera o vaso de treinamento que usarei para corrigir a planta.



obs irei fazer um falso transplante,entao a terra vermelha que envolve a planta ira pro tambor ,mas acredito que esta banheira nao ultrapasse 25lt.
o tronco esta com 34 cm altura e a espessura intermedia uns 10 cm
ela esta sem intervenções, esta ai a quase um ano ,desde que foi coletada
nunca adubei ela ,so fiz as regas mais nada.
abs
Marcelo
_________________
MARCELO
BELO HORIZONTE MG

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
LUIZ ARTHUR
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 01/09/11
Mensagens: 438
Localização: GUARAPUAVA-PR

MensagemEnviada: Seg Jan 05, 2015 10:10 pm    Assunto: Responder com citação

Ola Marcelo bh,

Acho grande essa vasilha, o ideal e plantar no chao. Caso nao seja possivel, uma bacia grande daquela de 20 litros furada no fundo e nas laterais ja e suficiente, alem de facilitar se precisar mudar de local. Normalmente o pessoal usa a mamadeira, segue o link aqui do proprio forum para te ajudar a usar a tecnica:

http://www.atelierdobonsai.com.br/Escorredor_e_Mamadeira.php

Abraco
_________________
A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil.

Nicolau Copérnico
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 26/07/07
Idade: 58
Mensagens: 3373
Localização: Umuarama - PR

MensagemEnviada: Ter Jan 06, 2015 9:15 am    Assunto: Responder com citação

Olá Marcelo,
vou tentar te passar um pouco da minha experiência...

- Não há dúvidas de que a planta cresce mais estando no chão.

- Estando em vaso ou bacia, as raízes precisam apenas de espaço para crescer. No seu caso, o tronco já está de bom calibre; então o que falta é desenvolver galhos e copa e pra isso é suficiente uma bacia perfurada (pode mesmo ser essa banheira...) com espaço para as raízes crescerem... não precisa ser um recipiente monstruoso...

- Substrato bem drenante e que proporcione boa aeração. Isso melhora o desenvolvimento das raízes. Se as raízes crescem, o resto da planta também cresce.

- Só não pode esquecer que ela precisa de COMIDA e substrato adequado.

Espero ter ajudado...

Edson.
_________________
O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 03/05/10
Idade: 56
Mensagens: 447
Localização: BELO HORIZONTE-MG

MensagemEnviada: Qua Jan 07, 2015 10:02 pm    Assunto: substrato Responder com citação

Edson,eu cortei a ampola de pvc um pouco abaixo da medida dos 100lt ,
e resolvi fazer meu substrato

uzei 3 baldes de terra vermelha, um balde de areia grossa quase que so pedrisco 1 balde de serragem 1 balde de esterco curtido de curral

peguei o vaso coloquei pedaços de isopor no fundo ,depois cobri com um pano,depois joguei uma camada so de pedrisco por cima do pano e por ultimo misturei a terra o esterco a serragem e fiz o falso transplante.

fiz a desfolha também ,mas so de alguns galhos os de baixo e o da apce deixei sem desfolha
_________________
MARCELO
BELO HORIZONTE MG

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil