FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jaboticabeira
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Paulo Viana



Registrado: 11/01/05
Mensagens: 4
Localização: Niterói

MensagemEnviada: Ter Fev 01, 2005 7:05 pm    Assunto: Jaboticabeira Responder com citação

Olá para todos! Comprei em dezembro uma jaboticabeira sabará com aproximadamente 2,10 metros de altura. Fiz uma poda diminuindo sua altura para 1,40 metros. Esperei aparecerem novas brotações e tornei a podá-la deixado-a com aproximadamente 40 centimetros, alguns ramos e ainda no recipinte em que veio. Pergunto: Devo esperar até a época da dormência(julho) para realizar a poda das raizes? Posso aguardar um pouco por novas brotações e recuperação da planta e efetuar esta poda antes de julho? Como devo proceder?
Obrigado
Um abraço à todos.
Paulo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2005 6:49 am    Assunto: Responder com citação

Olá Paulo, como vai?

Dizem que a Jaboticabeira é uma érvore muito resistente...
Vamos esperar que algum colega com experi~encia na espécie nos ajude aqui...
Acho que o Mago tem algumas, se não me engano...

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
whiteknight



Registrado: 01/02/05
Mensagens: 32
Localização: Brasília- DF

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2005 8:17 am    Assunto: Responder com citação

É.... Embarassed e jaboticabeira, onde será que acho sementes?? Shocked
Acho que já devo tá enchendo o saco...mas é que realmente, eu não tenho idéia de onde achar...
Outra coisa, só por curiosidade: alguém aqui cultiva plantas carnívoras e/ou orquídeas??
[ ]'s
_________________
ajudem esse forum a crescer: www.artebonsai.net
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2005 9:25 am    Assunto: Responder com citação

Olá whiteknight, de jaboticaba não é difícil... localize uma árvore na sua cidade e peça ao dono da casa algumas frutinhas...
Se no mês que vem eu for em Petrópolis RJ, tentarei trazer algumas e enviar para você... não sei ainda se vou.

Entretanto te aconselho à paralelamente comprar umas 3 ou 4 mudas em estado bruto... maids ou menos R$5,00 cada... pois essa espécie demora um bocado para desenvolver.

Abraços.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2005 11:07 am    Assunto: Re: Jaboticabeira Responder com citação

Paulo, já fiz podas drásticas de raiz no mês de Janeiro em árvore de 1,20 mt, sem eliminar nenhuma folha e a planta se recuperou muito bem. Sorte! Com certeza diria que você pode e deve esperar o período de Inverno para trabalhar com bastante segurança. Parece que sua árvore tem porte e não seria interessante perdê-la. É possível mostrar uma foto?

Paulo Viana escreveu:
Olá para todos! Comprei em dezembro uma jaboticabeira sabará com aproximadamente 2,10 metros de altura. Fiz uma poda diminuindo sua altura para 1,40 metros. Esperei aparecerem novas brotações e tornei a podá-la deixado-a com aproximadamente 40 centimetros, alguns ramos e ainda no recipinte em que veio. Pergunto: Devo esperar até a época da dormência(julho) para realizar a poda das raizes? Posso aguardar um pouco por novas brotações e recuperação da planta e efetuar esta poda antes de julho? Como devo proceder?
Obrigado
Um abraço à todos.
Paulo

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
whiteknight



Registrado: 01/02/05
Mensagens: 32
Localização: Brasília- DF

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2005 1:31 pm    Assunto: Responder com citação

Felipe, valeu pela resposta...vou ver se acho umas por aqui.
_________________
ajudem esse forum a crescer: www.artebonsai.net
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
José Ramiro dos Santos Fi



Registrado: 21/12/04
Mensagens: 14
Localização: Aracaju/Se

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2005 3:54 pm    Assunto: Responder com citação

Uma boa tarde para todos, Laughing

Adquiri também uma jaboticabeira com 1.45 m. aproximadam., como pretendo podá-la, pergunto: Paulo Viana, a brotação de folhas da sua está intença e saudável? um detalhe: como da base da minha planta bifurca um galho bastante desenvolvido, pergunto a você e aos demais colegas se é possível praticar a alporquia (enraizamento) nesse galho para um posterior transplante?

Whiteknight, na safra do fruto da jaboticaba, (me parece que é em outubro/novembro) por aqui tem demais, se fosse nesse período te mandaria mas o que adquiri no mês passado (janeiro) foi frutos da
MAÇARANDUBA, plantei duas sementes e guardei as demais (umas 100 unidades) para quem tiver interesse.

Um abraço

Ramiro.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Qua Fev 02, 2005 5:28 pm    Assunto: Sementes Responder com citação

José Ramiro, ainda não verifiquei mas você poderia dispor desta informação no Fórum "BANCO DE SEMENTES"


José Ramiro dos Santos Fi escreveu:
Uma boa tarde para todos, Laughing

Adquiri também uma jaboticabeira com 1.45 m. aproximadam., como pretendo podá-la, pergunto: Paulo Viana, a brotação de folhas da sua está intença e saudável? um detalhe: como da base da minha planta bifurca um galho bastante desenvolvido, pergunto a você e aos demais colegas se é possível praticar a alporquia (enraizamento) nesse galho para um posterior transplante?

Whiteknight, na safra do fruto da jaboticaba, (me parece que é em outubro/novembro) por aqui tem demais, se fosse nesse período te mandaria mas o que adquiri no mês passado (janeiro) foi frutos da
MAÇARANDUBA, plantei duas sementes e guardei as demais (umas 100 unidades) para quem tiver interesse.

Um abraço

Ramiro.

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil