|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Sex Fev 08, 2008 12:55 pm Assunto: |
|
|
Olá a todos
Edson
Muito obrigado pelo comentário .
Paulo César
De igual forma muito obrigado pelos comentários, assim que houver algo mais a acrescentar, mesmo sabendo não se tratar de nada de especial, com certeza terei todo o prazer em o compartilhar .
Amigo Duprat
Muito obrigado também …
Quanto à sugestão todas são importantes e interessantes , neste caso concreto é até a minha intenção ...
Não o é (intenção) no actual momento, apenas porque ainda necessito de uma força adicional, ao mandar a energia para cima, o tronco vai se afunilando de forma mais equilibrada, assim como os ramos que crescem mais abaixo, ficam mais proporcionados em relação ao conjunto …e em alguns estou a mesmo pensar refaze-los quase do zero... estes de igual forma, posteriormente terão que ser encurtados em relação à forma actual.
Quanto à pasta cicatrizante agradeço do mesmo jeito a “dica”, eu tenho várias, mas tenho preferência por esta, por ter como característica, que conforme a arvore vai cicatrizando ela vai se soltando, nesta ultima foto já não se encontra presente…mas obrigado na mesma, com certeza será útil…
Ficamos a aguardar pelas fotos
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Mar 26, 2008 8:34 pm Assunto: |
|
|
Olá a todos
Actualizando...
Logo, logo, vai ser rebaixado...,por enquanto necessito de força no ápice para engrossar de forma mais uniforme.
O passo seguinte vai ser a correcção da ramificação secundária e estimulação da terciária.
Como se pode constatar, o Vaso é de origem Chinesa ( baixa temperatura/menor custo) e denuncia que a água da Companhia da minha zona não é das melhores, com niveis altos de calcário.
Projecto em curso, que me tem dado imenso prazer trabalhar, talvez por ter nascido de um dos ditos "malsai" de Hipermercado, que mesmo não gostando da forma com que são tratados nesses locais, não deixou de ser a minha 1.ª abordagem nesta arte .
[ ]s
 |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Out 19, 2008 4:34 pm Assunto: |
|
|
Olá a todos
Apenas para actualizar
Está um pouco solto em virtude de o ter deixado livre para recuperar do "Shari",
Com uma pequena poda de copa, estava quase lá,...mas não, este Inverno penso que vou fazer-lhe uma poda radical, para começar uma nova estrutura de ramos primários; secundários e terciários como ele merece ...e tanto prazer me tem dado.
Espero que seja do vosso agrado,
Cptos
 |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Fev 02, 2009 9:21 pm Assunto: |
|
|
Olá a todos
Só para actualizar
Ulmeiro 31-12-08
Uma nova fase em curso
[ ]s
Castro  _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qui Fev 05, 2009 6:17 pm Assunto: |
|
|
Coragem, determinação e visão, assim como o amadurecimento de nossas plantas nós vamos ficando mais criteriosos e exigentes.
Creio ter sido uma excelente transformação, agora ela será um shohin com nebari, base, conicidade e boa estrutura!
Parabéns amigo, em um ano ela estará recomposta.
Grande abraço e obrigado por mostrar este tipo de intervenção que pode chocar a muitos, mas nos faz repensar sobre muitas das nossas que não tomam jeito ou não seguem muitas vezes o rumo que achamos ser o certo para elas esteticamente...
Fabiano. _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

Registrado: 24/12/08 Idade: 39 Mensagens: 872 Localização: Guaratinguetá-SP
|
Enviada: Qui Fev 05, 2009 8:41 pm Assunto: |
|
|
Olá Castro,
Ficou muito boa a mudança, parabéns!!!!
Abraço
Thiago Giaconi |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qui Fev 05, 2009 8:53 pm Assunto: |
|
|
Que enorme mudança Castro no início do tópico eu imaginei um Hokidashi e agora no final fiquei surpreso mais me agradou a intervenção feita. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Fev 11, 2009 8:47 pm Assunto: |
|
|
Olá Amigo Fabiano
Obrigado pelo incentivo
Confesso que no momento da intervenção a coragem não era muita, mas pareceu-me que algo devia ser feito, principalmente se pretendemos conicidade ramos secundários e terciários bem curtos.
Sim é verdade, com o passar dos tempos devemos tentar "olhar um pouco pelo lado de fora", e refectir um pouco mais sobre aquilo que temos, se vale a pena continuar ou não com determinado projecto que tenhamos em curso.
Para tentarmos minimizar energias desnecessárias em algo que por qualquer razão não nos não nos agrada, sim, acredito que passa por tentarmos ser um pouco mais criteriosos e exigentes.
No transplante que efectuei no mês passado também foi corrigo um aspecto "menos bom" que carregava consigo desde o inicio, tinha uma inclinação para trás (carimbo de origem ), ainda não me habituei a vê-la nesta nova posição e com um ar tão radical, mas hoje parece-me ter melhorado um pouco mais.
De momento começam a aparecer os novos rebentos
Vamos aguardar pelos desenvolvimentos, assim que houver algo de mais concreto vou actualizando
[ ]s
 |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Fev 11, 2009 9:16 pm Assunto: |
|
|
Olá Thiago e Marcos
Obrigado pelos comentários/incentivo
Tem sido uma mudança significativa, tendo em consideração que se trata de um pré-bonsai de hipermercado, vendido como Bonsai.
Foi bem barato e é nele que tenho feito bastantes coisas que não me atrevia a fazer noutros bem mais caros
Marcos
Também passou por ai, mas depois resolvi mudar um pouco 
Pegando nos exemplos dados pelo Amigo Fabiano, Bonsai (a meu ver) também passa/deve passar por não se dar como finalizado qualquer exemplar que tenhamos adquirido, só porque já vinha assim.
Bonsai é uma escultura em movimento e que para que mais/melhor nos identifiquemos com ele, passa forçosamente por termos que correr alguns riscos e metermos mãos obra, se fica bem ou não isso ,....muitas vezes nem tem assim tanta importância, desde que tenhamos aprendido algo e saibamos mais tarde tirar proveito de tal.
Bonsai pode ser refeito em qualquer altura, principalmente em casos como este que ainda estão práticamente na estaca zero...e podem ser considerados como objectos de estudo, o que no meu caso não deixa de ser verdade por desconhecer qual o seu resultado final.
Obrigado pela força
[ ]s
 |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Qua Fev 11, 2009 10:23 pm Assunto: |
|
|
Que belíssimo exemplo de trabalho feito com esmero e determinação amigo Castro...
Cada vez que você posta a evolução e as etapas de seu trabalho nesta planta, ficamos com uma curiosidade crescente quanto aos resultados futuros...
Parabéns!!!
Continue nos agraciando com este seu belíssimo trabalho.
Obrigado
Franz Lopes _________________ "O que fazemos em vida, ecoa na eternidade" |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Sáb Abr 04, 2009 12:06 am Assunto: |
|
|
Caro Amigo Castro
Trabalho maravilhoso do inicio ao fim.
Parabéns.
Logo ele estará cheinho de brotações e ficarei observando as novas postagens.
Abraço
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Abr 04, 2009 1:35 pm Assunto: |
|
|
Olá Amigo Franz Lopes
As minhas desculpas só agora vi o Post
muito obrigado pelas palavras de incentivo, também eu fico com curiosidade acerca das próximas etapas...é um jogo de interacção e de cedencias de parte e a parte, e nunca sabemos quando ela quer abandonar o jogo, por isso á que mantê-la bem disposta/tratada dentro do possivel .
Muito obrigado
Amigo Rogério
Muito obrigado também pelo incentivo
Mal comparando e no seguimento da nossa conversa noutro tópico em que me servi deste exemplo, foi colocado cá no tópico "matérias" um exemplo do género e que me serviu e serve de "directriz" para este género de trabalhos.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=11208
no fundo é o mesmo, podar mais próximo do tronco para os futuros ramos desmultiplicarem e com uma bitola bem mais fina que aquela que teriam se fosse a continuidade do respectivo ramo.
No caso em concreto do link, é como no yamadori, se existe a possibilidade de encurtar uns meses ou anos, e esse for o nosso objectivo, caso haja material disponivel, porque não fazê-lo?? o fazer ou não fazer com enxerto, é apenas uma questão de tempo, afinal os ramos que são utilizados para os respectivos enxertos, podem precisamente os mesmos que terão sido podados...não tem que ser de outro exemplar, ainda que também seja possivel....uma questão também de oportunidade.
Ali está um grande exemplo, e face ao que nos proporciona ver, temos que arranjar coragem para executar...mesmo com alguns riscos .
Ela felizmente já se encontra com exelentes brotações e com tufos compactos bem perto do tronco
[ ]s
 |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Sáb Abr 04, 2009 7:58 pm Assunto: |
|
|
Amigo Castro
Fico muito agradecido por toda a ajuda e todo esclarecimento prestado.
Grande abraço
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|