SHOHIN

Morten Albek
Dinamarca
http://www.shohin-europe.com
O que é um Shohin-bonsai?
Shohin é a palavra japonesa para a "uma coisa minúscula." E então como definir as medidas ou o peso visual de uma coisa minúscula?
Sim, é um caso a ser discutido, mas apesar disto, é utilizado algumas regras padrão, a fim de compreender melhor as dimensões e medidas. É necessário o uso destas regras para serem utilizadas nas mostras e competições.

Shohin-Bonsai in the beginning of autumn clours Prunus
Altura: 18 cm
As réguas básicas determinam que o Shohin-bonsai não pode ser maior que 25cm quando medido da borda do vaso ao topo da árvore. Mas, ao mesmo tempo tem que ser dito, que estas medidas e as regras, têm que ser analisadas com um pouco de tolerância.
A régua principal é que você deve poder colocar o shohin-bonsai em uma mão, e tem que expressar a beleza de uma pequena coisa. A medida exata da altura da árvore é o que menos importa, mas é difícil conseguir expressar o sentimento de um bonsai numa árvore que cabe em uma mão que sua altura não seja maior que 25 cm ou 10 polegadas. A maioria dos shohin-bonsai mede proximadamente 20 cm ou 08 polegadas.
Uma árvore muito esbelta e elegante cancelará facilmente o limite imposto pela altura, o que realmente importa é a expressão de uma pequena jóia: um Shohin.

Prunus triloba
Altura: 22 cm
Na realidade Shohin-bonsai em sua expressão tem que ser uma coisa minúscula, delicada e graciosa.
Shohin-bonsai tem menos de 25cm na altura, e inclui as seguintes categorias: Mame-bonsai, 7-10cm; e Bean-bonsai ou Mini-bonsai 7cm ou menos.
Wafu
O paradoxo que se ver quando se procura compreender um Shohin é o fato, que as regras de altura podem ser canceladas, como no exemplo de uma árvore muito delgada . No exemplo de uma árvore muito valiosa, com grande expressão artística e bem antiga, é possível também relevar os 25 cm ou 10 polegadas que limitariam a altura das árvores.
A categoria Wafu, que cobre as árvores pequenas muito apreciadas e valiosas do Japão, não está preocupada com as medidas. A coisa a mais importante aqui é percepção perfeita de uma árvore adulta e minúscula. E isso inclui a possibilidade de envolver a árvore com apenas uma mão.
Detalhes

Display de Shohin na, WBC Convenção de Munique - 2001
Um Shohin-bonsai pode ser feito nos mesmos estilos e formas que grandes bonsai. Cada coisa é feita de maneira proporcional, de uma forma simples e sugestiva.
Mas exige certamente um maior nível de precisão do artista ao trabalhar galhos, dar forma à madeira morta etc.. Apenas algumas galhos ou folhas dispostas erroeamente, podem afetar a harmonia do trabalho, e prejudicar a expressão e visualização de uma grande árvore.
Todo esse conjunto crescente de experiências com o trabalho detalhado executado no Shohin-bonsai podem ser convertidos em refinamento do trabalho em bonsai grandes. Desta maneira as árvores pequenas podem ensinar como as grandes devem crescer em qualidade.