25 AnoS Online

online dedicados aos amantes do bonsai no Brasil e no Mundo.
O tempo não faz de você um bonsaísta, é o seu interior que é ou não.
Bonsai

Árvore centenária repousa no tokonoma
Enquanto repouso em ti.
Vou deixando-me ficar
Aprendendo a secular Arte. 
              
Mário A. G. Leal
ESCRITOS DO DIA A DIA
     
Você esta aqui: Home > Mário A G Leal > Textos
MINHAS IDÉIAS SOBRE A "ARTE BONSAI"

TEXTOS

  • O Primeiro Estilo
  • A Filosofia do Bonsai
  • Pensando sobre a Arte Bonsai
  • Carta encerramento da Ribeirão Preto Bonsai Kai


Pensando sobre nossas árvores e nós mesmos, imaginei esta estória para que não esqueçamos em nenhum momento que MESTRE é a NATUREZA, e nós seus DISCÍPULOS. 
O PRIMEIRO ESTILO
Mário Alberto Garcia Leal. .
Em uma exposição vários amigos mostravam e passavam um pouco da Arte Bonsai aos atentos visitantes quando, entre estes, aparece um conhecido Bonsaísta que passa a fazer críticas a cada árvore que via. 
- Este "Jin" está mal-feito; a aramação deveria começar aqui; aquele vaso está muito grande para aquela planta...
Continuou implacável até chegar a uma árvore onde sua fúria apareceu por inteiro. 
- Mas o que é isto?! Uma árvore como esta não deveria estar em nenhuma exposição! De quem é?- perguntou.
- É do Sr Terada - respondeu um dos participantes, e enquanto respondia foi em direção ao dono da árvore e o chamou: 
- Sr. Terada, fulano quer vê-lo e certamente ouví-lo. 
Tranquilo o Sr. Terada, 68 anos, levantou-se de onde estava atendendo ao chamado.
- Como?! - pergunta o crítico - como o Senhor tem coragem de trazer uma planta como essa a uma exposição? 
- Não, não tive coragem, - responde calmamente - tive receio.
- Receio, realmente é o que se deve ter ao trazer uma árvore como esta a uma exposição. - atacou mordaz o crítico.
- Não, o Senhor não entendeu, - respondeu - não tive receio de trazê-la, meu receio é que não entendessem o "PRIMEIRO ESTILO". 
- O Senhor vai me perdoar mas, tenho certeza que entre todos os que aqui se encontram, ninguém conhece o "PRIMEIRO ESTILO". - contra ataca vitorioso o crítico. 
- Se assim for, - responde com ar de tristeza o Sr. Terada - precisaremos começar tudo de novo, pois o "PRIMEIRO ESTILO" que é o estilo desta maravilhosa árvore, não sofreu em nenhum instante a minha interferência no seu processo de desenvolvimento; ela é NATURAL, foi colhida como se apresenta e não acredito que ninguém esteja habilitado a criticar a NATUREZA. - e, valorizando a quem de fato não tinha valor, completa - Nem mesmo o Senhor. 
Virou-se e voltou calmamente para seu o lugar.

Início - 15 de Setembro de 1998

Ribeirão Preto, 15 de Setembro de 2002

Caro amigo, sinto uma ponta de tristeza neste momento; foram alguns anos de trabalho em favor da Arte Bonsai, através da RIBEIRÃO PRETO BONSAI KAI, dos quais muito me envaideço, mas em virtude de tantos fatores se encerra. Sim é verdade, a RIBEIRÃO PRETO BONSAI KAI realizou o que havia para ser realizado dentro do contexto em que ela se inseriu. Se assim não fosse estaríamos a pleno vapor. Passaram por nossa Associação pessoas de todo o Brasil em busca de aprender, conhecer, relacionarem-se com outros bonsaístas. Não posso dizer o motivo principal desta condição, claro que a nossa economia não tem ajudado ninguém como não nos ajudou.   Abaixo, para uma visualização mais consistente alguns números:

063 – Sócios ativos em 16/08/2002
166 – foi o pique de associados.
183 – Associados saíram a pedido ou por outra razão.
260 – Solicitações de adesão não confirmadas. 
xxx – Um número não determinado de pessoas que pediram informações a respeito. Com total segurança algo bem acima de 1000.  

Os números acima são maiores, pois tive perda de informações quando do travamento de meu winchester.  Duas são as formas de ver os números acima: a pessimista e a otimista; vou deixar a pessimista e olhar pelo lado bom. Quantas pessoas não buscaram de alguma forma um contato com a Arte Bonsai! E encontraram! Quantas conheci que valem, somente por elas, a exclusão de todas as outras. Sei que pudemos trazer pessoas de vários lugares para um mesmo lugar: a Arte Bonsai. Descobri quantos amigos foi possível fazer através da RIBEIRÃO PRETO BONSAI KAI

Atravessamos fronteiras quando tivemos a solicitação E ADESÃO para dois associados em, MIAMI-FL – USA. Atravessamos fronteiras, novamente, quando da minha indicação para Diretor da FELAB – Federação Latino-americana de Bonsai. Atravessamos fronteiras quando trouxemos MARITA GURRUCHAGA para o ENCONTRO NACIONAL DO BONSAI, possuidora de um conhecimento técnico profundo desta Arte. Atravessamos fronteiras quando recebemos matérias para nosso INFORMATIVO da Argentina, Peru, Porto Rico e Venezuela, país que acaba de enviar uma extensa matéria sobre estilos de raiz pelo nosso amigo Eusébio Chellini. Atravessamos as nossas fronteiras quando ajudamos amigos a iniciarem as suas próprias Associações como: ASSOCIAÇÃO DE BONSAI DE PERNAMBUCO e ASSOCIAÇÃO BONSAI MATO GROSSO DO SUL – ABONSUL, já efetivadas e em funcionamento. Para outros amigos já passamos informações para a criação de uma Associação.

O contexto de nossa Associação, como já tive oportunidade de falar, é diferente de outras Associações locais e com associados próximos, quase vizinhos; o que não invalida a minha intenção de proporcionar a pessoas deslocadas em nossa imensa geografia a oportunidade de conhecerem e entrosarem-se com outros bonsaístas. Estou feliz porque isto aconteceu diversas vezes!

Quero pedir desculpas aos novos associados que podem até não entender o que está acontecendo, mas aos quais me coloco a disposição para esclarecimentos. Quero agradecer a muitos pela cooperação com matérias e pela crença na Arte Bonsai ao filiarem-se.

No dia, 12 de Setembro de 2002, fizemos nossa última Assembléia Geral onde ficou decidido que no dia 10/12/2002, seria pedida a baixa da Ribeirão Preto Bonsai Kai. Isto nos dará oportunidade de encerrarmos as nossas atividades com a remessa do INFORMATIVO de Novembro/2002. 

Colocados os nossos esclarecimentos vou fazer uma solicitação àqueles que queiram permitir um encerramento adequado as nossas atividades com o pagamento até DEZEMBR/2002; aos que entenderem que não devam faze-lo, por favor, enviem um e-mail, escrevam (Agradeceria muito, ao menos neste momento); aos que quiserem ajudar-nos pediria que fizessem o seu pagamento o quanto antes e nos informassem. 

Na eventual sobra de numerário será(ão) comprada(s) ferramenta(s) para sorteio, entre os associados BRASIL que permaneceram ativos, que poderá ser baseado na Loteria Federal de forma a ser estipulado no momento adequado.

Bem meu amigo, é isto! Quero deixar abaixo meu endereço para sua visita, sua carta, seu e-mail ou seu telefonema. Fechamos a RIBEIRÃO PRETO BONSAI KAI não os nossos sonhos: A ARTE BONSAI.

Mário Alberto Garcia Leal







Informativo sobre os bonsaístas
reconhecidos no Brasil

Copright 2018/2019 - Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
Powered By