Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Cereja do Rio Grande - Eugenia involucrata

12
Arzivenko09/10/2008 19:53
Cereja do Rio Grande - Eugenia involucrata
Pessoal, resolvi seguir as dicas.

aqui está uma muda de cereja, plantei em um escorredor de batatas-fritas, e dentro de um pote bem grande com bastante substrato (miturei terra orgânica com areia, espero q sirva).

e agora? esqueço dela por uns anos ou faço alguma intervenção?

edson060509/10/2008 20:33
Arzivenko,
na técnica escorredor/mamadeira, muito usada para engrossamento de tronco e galhos, a muda é plantada num escorredor de macarrão e posteriormente o conjunto é colocado sobre uma bacia grande também perfurada nas laterais. O objetivo desta técnica é melhorar a aeração das raízes e assim possibilitar maior desenvolvimento. Dá uma olhada no link abaixo

http://www.atelierdobonsai.com.br/mamadeira.html

Qualquer dúvida, estamos aí...
Abraço.
Edson.
Arzivenko09/10/2008 20:42
Hmm, meu erro foi ter preenchido as laterais com substrato, certo?
Na minha cabeça o objetivo principal era que a planta produza raízes secundárias, mas não pivotantes, assim poderia se desenvolver muito bem mas mantendo a facilidade para trocar de pote no futuro.
edson060510/10/2008 00:22
Arzivenko,
tem uma técnica muito usada por bonsaístas para o desenvolvimento do nebari radial: você poda a raiz pivotante, fixa a muda numa placa de madeira e enterra no substrato. Desse modo você resolve o problema da pivotante e desenvolve um nebari mais uniforme. No fórum MATÉRIAS certamente deve ter algo a respeito...
Abraço.
Edson.
Ivanil Pimentel Vieira10/10/2008 10:05
Arzivenco,

eu costumo colocar na mamadeira 3 madeirinhas da mesma altura do substrato para depois colocar o escorredor, assim sendo o peso do escorredor não ira socar o substrato facilitando o desenvolvimento das raizes.
Fazendo isso não compactamos o substrato existente na mamadeira.
Só uso esterco de gado, pois tenho facilidade de conseguir com amigos do interior, sendo o mais indicado para a mamadeira.

Abraços - Ivanil
Arzivenko10/10/2008 10:10
Pois é, na minha inocência pensei inicialmente que o melhor solo seria justamente o com maior quantidade de matéria orgânica, e quanto mais leio, mais vejo que para os bonsai o ideal é um solo inorgânico "pobre", e com bastante permeabilidade.

Em casa eu costumo fazer compostagem, de modo que consigo com facilidade um solo mais "gordo", agora, quanto ao solo inorgânico, quais seriam as opções mais fáceis? inicialmente tenho misturado areia junto ao substrato, mas n sei se é o suficiente, ou o mais indicado.
Arzivenko07/12/2008 22:17
nem eu sei direito oq estou fazendo com essa.. mas ai vai..

Ivanil Pimentel Vieira07/12/2008 22:57
Arzivenko, não entendo de produção de matéria orgânica caseira, tive um grande problema ao incluir térra conseguida de fôlhas apodrecidas que me infestou várias plantas com minhocas. Se teu compôsto for produzido no chão deve ter muito cuidado para não cometer o mesmo erro.
Na composição do susbstrato tenho usado o Plantax ou Plantamax e de outras marcas que são vendidas em sacos de 15 e 25 kg, contém várias matérias decompostas, inclusive casca de pinus.Obtive os melhores resultados com a marca Plantax que é usada na prudução de ortaliças, mas assim mesmo é bom não exagerar na quantidade.

Um abraço - Ivanil
Rinaldo08/12/2008 23:17
Arzivenko, na matéria inorgânica vc pode usar caco de tijolo ceramico moido entre 3 a 5mm, pode conseguir em alguma loja especializada ou vc mesmo pode fazer mas da trabalho moer e peneirar.rsrs. (já fiz algumas vezes isto), pode ser usado tbm pedriscos do tipo q é usado na camada superficial do asfalto novo, usei isto tbm da melhor resultado q a areia pois a areia tende a ficar muito encharcada na parte de baixo do recipiente e não drena tão bem.
Espero ter ajudado um pouco, e não ter falado nenhuma besteira.
Abraço
Rinaldo
dori08/12/2008 23:25
E qual é o problema de ter minhocas na terra?
Arzivenko09/12/2008 08:21
Dori, as minhocas são ótimas pra oxigenar o solo, mas tem um porém, também comem raízes novas das plantas...
dori09/12/2008 09:21
Sei não heim, acho que isso é lenda!
Nunca tive problemas com minhocas comendo raizes.
todos os meus vasos de treinamento e mamadeiras tem minhocas aos montes pois uso esterco e composto orgânico de folhas e um dos indicativos da qualidade é a presença das minhocas.
No limite as minhocas comem matéria morta.
Ivanil Pimentel Vieira09/12/2008 11:42
Ter minhoca na terra acho muito bom e incentivo a criação da" Califórnia "para a produção de húmus.

Mas nas minhas plantas não permito de geito nenhum...os nutrientes existentes no substrato são para as plantas e não para criação de minhocas...

Ivanil
Alcides Junior09/12/2008 13:32
Também acho que a criação de minhocas deva ser feita em local separado, eu não permito de jeito nenhum nos vasos. Quanto a oxigenação do solo, prefiro usar areia para que faça esta parte.
Claudio Fellini09/12/2008 23:58
Caríssimos,
Quanto a minhocas, também uso composto feito em casa e penero o mesmo na peneira de 3 a 5 mm, como os outros materiais que compõem o substrato. O que percebi, foi que as minhocas decompões o composto transformando em humus, e quando acaba elas vão embora. Pelo que pesquisei, as minhocas não comem matérias vivas, somente em decomposição e neste processo elas são as últimas que aparecem para o trabalho pesado, no meu caso, não tive problemas com elas mas não sei como seria sem elas.
Abraços
Fellini
Jefferson Paulo10/12/2008 08:46
Se minhoca matasse planta, os viveiros comerciais só iam vender gravetos.
O problema é que a gente ta acostumado com muita teoria que muitos dizem sem ao menos saber como realemente é de verdade. Neim sempre o que ta escrito por aqui é a verdade.
Arzivenko10/12/2008 13:15
Quanta minhoca na minha cereja.. hahahha
marcio celestino11/12/2008 11:25
EU SEMPRE USO ESTERCO BOVINO NAS MINHAS PLANTAS E COLOCO MINHOCAS PRINCIPALMENTE NSA MAMADEIRAS NUNCA TIVE PROBLEMAS COM MINHOCA COMENDO RAIZES NÃO.
dori11/12/2008 11:42
Amigos, não é uma questão de permitir ou não as minhocas.
Se trabalhamos com esterco curtido ou composto orgânico, inevitavelmente teremos minhocas. mesmo que o composto seja peneirado, os ovos das minhocas que tem em torno de 1 a 3 mm passarão pela peneira e se tornarão em poucos dias minhoquinhas.
E as minhocas não competem com as plantas por nutrientes. ao contrário, ao digerir a matéria orgânica e transformá-la em humus, as minhocas tornam disponíveis para a planta os nutrientes.
Não acredito em minhocas para fazer aeração do substrato, também prefiro areia e cacos de telhas pra fazer esse papel. além disso o humus tende a compactar o solo, por isso não recomendo para os vasos de bonsai.
mas num vaso de treinamento ou mamadeira, onde se quer nutriente a rodo pra desenvolver uma planta, não faz nenhum sentido sair perseguindo os pobres vermes anelídeos.
edson060511/12/2008 11:49
Amigos,
como este é um fórum para discussões e aprendizagem, vou colocar a minha impressão acerca do assunto.
Minhocas é melhor não ter no vaso de bonsai...
Quando elas estão presentes no solo de uma horta ou lavoura por exemplo, são dois os principais benefícios: a aeração deste por conta das galerias que elas constroem e a matéria orgânica que elas produzem (húmus) que fertiliza o solo. A mesmíssima coisa acontece com o substrato onde está plantado o bonsai.
A construção destas galerias na Natureza não prejudica as raízes das plantas por conta do maior tamanho destas perante as próprias minhocas.
Já no bonsai, o revolvimento do solo proveniente da construção das galerias pode sim, prejudicar as raízes finas...
Abraço a todos.
Edson.
Jefferson Paulo11/12/2008 11:56
Tbm concordo que plantas em vasos definitivos não convem ter minhocas ou qualquer outro tipo de organsmo vivo, a não ser o proprio bonsai, mas chegar a falar que minhoca prejudica planta ou come raiz....Dai é puro exagero...
Jefferson Paulo11/12/2008 11:59
E esqueçam as minhocas e opninem sobre a arvore do amigo, que é o titulo desse topico...
dori11/12/2008 12:01
Mais minhoca na Cerejeira rsrs
o substrato dos meus vasos definitivos é telha triturada e areia grossa. inóspito para minhocas.
Jefferson Paulo11/12/2008 12:06
heheheh...Desse jeito o assunto não acaba nunca....hehehehe

Dori, eu uso só pedrisco + casca de pinus, as minhocas neim passam perto.
dori11/12/2008 12:07
voltando à cerejeira.
Acho que é o momento de deixar crescer.
ela me parece saudável, está bem nesse escorredor. quando aparecerem raizes saindo do escorredor coloque na mamadeira.
Enquando isso, direcione o galho lider pra cima, com intuito de dar conicidade ao tronco. e paciência...
12