Cereja do Rio Grande - Eugenia involucrata
Ivanil Pimentel Vieira11/12/2008 15:10
Caro Fellini,
oportuno teu testemunho destacando o importante trabalho efetuado pelas minhocas.Vc falou que passa o húmus numa pereira , mas tal procedimento é para classificar o húmus na granulometria de 3 a 5 mm, ou serve também para retirar as minhocas e seus ovinhos?
Nunca vi ovos de minhocas nem mesmo se passariam nas pereiras para o preparo do substrato,mesmo possuindo um local com muita matéria em decomposição e infestado pelas pequenas trabalhadororas .
Entendo perfeitamente o trabalho que as minhocas efefutam na produção de tão importante adubo e até hoje não tive conhecimento de alguém que tenha contestado as propriedades dos nutrientes do húmus.
E quanto a teus bonsai, vc permite a presença de minhocas na composição do susbrato?
Tenho utilizado o produto pronto Plantax,Húmus Fértil, Plantamax ou de outras marcas que na maioria contém vários ingredientes inclusive o húmus devidamente manipulado pelo produtor.
Um abraço - Ivanil
Claudio Fellini11/12/2008 18:02
Caro Ivanil,
Enviei uma MP para você.
Abraços
Fellini
Ivanil Pimentel Vieira11/12/2008 18:54
Caro Amigo Fellini,
estou agradecido pela distinção e conteúdo de tua MP.
Um abraço - Ivanil
Arzivenko11/12/2008 19:58
Pois esta cereja está se desenvolvendo muito bem, várias novas brotações. Provavelmente começo do próximo mês eu fotografo e ponto a atualização aqui.
obrigado a todos.
ah, e fiquem a vontade pra discutir a respeito das minhocas.. acho que todos tem a ganhar.
João Pedro14/12/2008 20:07
A grande questão é que as minhocas abrem galerias dentro do solo da planta, quando regamos as mesmas ficam cheias de água e tornam mais fácil o aparecimento de fungos e elas também ajudam a compactar o solo.
As minhocas são muito boas para substratos orgânicos, mas quando utiliza-se um substrato a base de argila como tijolo moido, não há nenhum sentido em mantê-las nos vasos, pois elas acabam saindo do vaso em busca de materia organica para se alimentar.
Ivanil Pimentel Vieira14/12/2008 23:24
Arzivenko,
foi na colocação de meu testemunho que gerou várias manifestações, colocação de experiências,perguntas e outros afins.
Falei do que aconteceu ao misturar compôsto de minha produção com outras composições e que tudo virou uma só matéria orgânica e ai que vantegem eu tenho em dosar o meu substrato se no final se transformam em pedrisco e numa única matéria.
Mas o ruim é que algumas colocações poderão ofender ou inibir alguns foristas, principalmente os iniciantes ou intermediários que irão deixar de postar temendo ser mal interpretados.
Desculpe se minha intenção de ajudar provocou o desvio do assunto do teu Tópico.
Um abraço - Ivanil
RIDDHA - JOSE JORGE16/12/2008 11:24
minhocas
As minhocas na mamadeira não atrapalham em nada. Já no vaso de Bonsai pode ser um problema. Mesmo peneirando pode pasar algum casulo e eclodir mais tarde. Se vc desconfia que tem minhoca no vaso, então mergulhe ele em água e quando as minhocas boiarem vc tira com uma pinça e joga no jardim.
dori16/12/2008 11:34
Difícil vai ser ver minhocas boiando.
e você disse que minhocas no vaso do bonsai causa problema. mas qual problema?
Arzivenko16/12/2008 11:38
Pinça? hehehe
não vejo problema em pegar com as mãos..
Arzivenko08/02/2009 13:51
Muita minhoca depois... Aqui vai a atualização da cerejeira.
estou primeiro organizando a estrutura horizontal dela, faltou uma foto de cima, está bem completa... agora quero utilizar o broto central pra melhorar a estrutura vertical, pensei em algo assim para o projeto:

Marcos Castilho08/02/2009 21:58
Agora sim está ficando ótimo amigo. Segue essa projeção.
Thiago Giaconi08/02/2009 22:17
Olá Arzivenco,
Ficou muito boa a projeção!!!
Abraço
Thiago Giaconi
Arzivenko09/02/2009 12:53
nestas fotos parece que os galhos são retos, porém eles tem muito movimento horizontal, preenchendo praticamente os 360º da planta... Esta semana vou tirar uma foto de cima, pra que se possa ter uma idéia melhor.
Arzivenko15/02/2009 20:35
Bom, eu tava devendo uma foto de cima, ja era meio tarde, por isso a foto escura. Mas da pra ter uma idéia do movimento, claro que tem que melhorar ainda..

Arzivenko07/03/2009 10:56
atualizando..

Arzivenko04/04/2009 08:07
Pessoal, estou pensando em mudar radicalmente este projeto e fazer uma semi-cascata... vejam como os galhos estariam bem conduzidos para este estilo...

Arzivenko04/04/2009 08:19
aliás, alguem quer uma muda? he he he

Ricardo Paiva04/04/2009 21:48
Arzivenko, se você me permite, aqueles 2 galhos na mesma altura, não acho legal, mesmo que você faça um hokidashi.
Minha sugestão é, pela foto de 7 de março, baixar o galho da esquerda e usar o da direita para fazer a conyinuação do tronco. Mas é apenas uma sugestão, não sei o que você imagina para a planta.
Alcides Junior06/04/2009 10:26
Ela ja esta meio encaminhada como uma árvore natural, eu não optaria por semi-cascata.
Arzivenko16/05/2009 22:43
Ainda sem tomar atitudes críticas...

Arzivenko07/06/2009 12:16
Agora to começando a ajustar esta cereja, peguei o ramo da esquerda e fiz assumir como apical, assim conseguir chegar onde queria...

roney07/06/2009 19:57
Roney
Boa Noite amigos
Perdoem a minha intromissão, mas eu tambem sou a favôr das minhocas e concordo inteiramente com os colegas que delas falam, é verdade sim
que as minhocas decompões o composto transformando em humus, tambem nunca tive problemas com elas e gosto que elas lá andem, se tivermos minhocas é um beneficio.
Abraço
Roney
r.ozelame08/06/2009 08:58
Bela evolução!!!
Parabéns pela planta.