Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Myrtaceae: Batinga

12
Arzivenko12/10/2008 09:25
Myrtaceae: Batinga
Ainda não consegui descobrir o nome científico, mas em breve conseguirei.

É uma pequena mirtaceae (família da pitanga), achei queria futuro então adquiri a muda.

Aqui uma foto da planta como chegou em minha casa:

Agora o detalhe do nebari, sentiram a maldade?

E agora, após minha intervenção. Fiz a poda e agora coloquei a planta para descansar, quando estes brotos estiverem desenvolvidos, eu troco ela para um pote com subtrato melhor.
Marcos Castilho12/10/2008 14:06
Arzivenka você podou ela tanto que pode mudar agora o substrato. Ela nem sentirá. Aproveita estamos na primavera.
Arzivenko12/10/2008 14:38
Hmm, é verdade. Essa semana eu troco o substrato, da pra notar que o torrão está bem empedrado né?

acho que da maneira como podei vai ficar um bom bonsai, esse nebari promete não?
Marcos Castilho12/10/2008 16:53
É tem muita argila. Troca logo e ele encherá de brotações.
Arzivenko12/10/2008 22:16
E voltamos pro problema do substrato. Ainda não consegui achar uma mistura legal, a terra daqui é bastante ácida, vejam a cor vermelha forte dela. Material orgânico eu consigo fácil, pois faço compostagem em casa, agora, a questão séria é a permeabilidade do solo, ainda não consegui um material bom para misturar, tenho usado areia, mas não creio que seja o ideal.
edson060513/10/2008 10:07
Arzivenko,
você pode tentar o seguinte:

Formulação do substrato:

- 50% de cacos de tijolos moidos cujos grãos estão variando de 3 a 5 mm;

- 25% de areia grossa + pedriscos;

- 25% de matéria orgânica (normalmente húmus de minhocas) .

Preparo do plantio:

O pedrisco mais fino ( de 1 a 2 mm) coloco uma camada no fundo do vaso para drenagem depois utilizo o substrato.

Normalmente lavo as raízes da planta com um jacto forte de água para retirar o substrato anterior. Este procedimento facilita a disposição da planta no vaso, melhora a distribuição das raízes contribuindo para a formação do nebari e renova a disposição de nutrientes para a planta.

É provável que algumas plantas podem não gostar deste substrato o que é normal, mas serão raras e você vai saber quais observando o desenvolvimento delas. Mas com certeza a quase totalidade vai se adaptar bem a ele.

Observações: O Substrato fica com ótima drenagem. Os cacos de tijolos cerâmicos absorvem bem a água proporcionando uma umidade muito boa para a planta e são cheios de arestas cortantes que fazem as raízes se bifurcarem e o húmus oferece a matéria orgânica para nutrir a planta.

A citação foi retirada deste tópico

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=5584 postado pelo Geraldo Inocêncio.

Abraço.
Edson.
Arzivenko06/12/2008 11:11

aceito sugestões...
Marcos Castilho06/12/2008 14:09
O que é isso branco em cima do solo?????
Ivanil Pimentel Vieira06/12/2008 21:03
Parece pedrisco muido de dalomita...

Ivanil
Arzivenko06/12/2008 23:06
É areia, ta bem difícil conseguir areia grossa por aqui, ja fui em várias lojas de mat. de construçao e nada..
Ivanil Pimentel Vieira06/12/2008 23:25
Arzivenko...a curiosidade é que só aparece areia sem os outros componentes do substrato.Vc colocou só areia ou usou outros meios para compôr o substrato?

Na falta de pedrisco ou areia gróssa tenho usado pó de pedra peneirada,
de construção. Uso uma peneira ou até mesmo escorredor de macarrão.

Tenho conseguido areia em construções que é peneirada para reboco onde é retirada a mais gróssa que não serve para o serviço e não tenho pago nada.

Um abraço - Ivanil
Arzivenko07/12/2008 21:45
a areia está misturada com materia orgânica, acontece que apos um tempo começou a lavar.. entao preenchi com areia pura mesmo, mas só na parte superficial..

mas e quanto a planta? algum comentario ou sugestao?

essa semana vou continuar em minha busca pela areia perfeita, hehehhee
Ivanil Pimentel Vieira07/12/2008 22:36
Arzivenko...ótimo, está muito bem entendido.Acontece que a côr da tua areia é bem diferente da areia comercializada aki.Tenho pedrisco de dalomita e me pareceu ser pó da referida espécie.
Se vc tiver um alicate bola seria interessante retirar aquele caroço de um galho antigo. Quanto a tua árvore agóra não tem o que fazer é só esperar.Aguardo 45-60 dias e inicio a adubação.

Um abraço - Ivanil
Jefferson Paulo08/12/2008 08:11
Não sei te ajudar quanto a especie, mas os brotos tem uma coloração muito bonita...
Arzivenko29/12/2008 08:42
Atualizando, a batinga está se desenvolvendo muito bem, coloquei a pleno sol e não mostra sinais de stress...

Alcides Junior29/12/2008 13:47
Bela ramificação....logo tera que decidir o rumo que vai dar a estes ramos.
Arzivenko07/03/2009 11:03
A batinga passou o verão inteiro sem mostrar reação, agora com temperaturas mais amenas começou a desenvolver novamente..

Rogério07/03/2009 19:26
Amigo Arzivenko
Acho que vai ficar bem legal, pois já tem um nebari bem interessante.
Me pare ser uma Pitangueira. Elas costumam ter os brotos nessa mesma coloração..
Abraços
Rogério
Arzivenko07/03/2009 19:58
Não é pitanga não, é outra Mirtaceae, aqui chamam de batinga, com o tempo vai ficar legal sim..
Bruno NF08/03/2009 10:50
Bem legal essa sua batinga, mas o mais legal mesmo são as fotos que você tira, es um excelente fotógrafo. andei vendo outras fotos suas em outros tópicos e gostei muito desse efeito que consegue, com o fundo borrado e cores bem vivas. Você edita as fotos em algum programa ou simplesmente tira assim? Se for só pela câmera eu aceito uma aula, hehehe.
Até mais.
Arzivenko08/03/2009 11:26
Obrigado Bruno..
não é pela edição não, esse desfoque no fundo é causado pela pequena profundidade de campo de algumas lentes, quanto menor o número F da lente, menor a profundidade de campo, e maior o desfoque. Você pode conseguir o efeito com uma teleobjetiva, tirando fotos de longe, ou também com uma lente macro.

Nestas fotos usei uma 50mm f1.4, que causa um desfoque bem grande.

abraço.
Arzivenko17/05/2009 00:16
Fiz uma escolha de galhos, mas esta planta ainda não estava respondendo bem, descobri que era o substrato, então aqui está ela no escorredor..

_newbe19/05/2009 14:19
Belezinha de tronquinho 😂 😂

A coloração das brotações também é linda.

Gostei do trabalho que está desenvolvendo. Vai ficar linda!

Nos mantenha atualizados com as fotos 😉

Sucesso!
edson060519/05/2009 17:12
Arzivenko,
também concordo que quando ela estiver bem frondosa misturando folhas antigas com brotos ficará um espetáculo!!!
Vai aí uma sugestão para formar um futuro MOYOGI (ereto informal):

Abraço.
Edson.
Sergio Batalini20/05/2009 13:45
Ola , Arz. Mais uma beleza de projeto... Quanto ao problema das pedrinhas ideais e areia grossa que vc disse ser dificil de conseguir poraí ...Sofri um bom tempo com isso tb. Andando atraz de construções para recolher uma mixaria de grãos de areia nos montes de entulhos . 😕 .. Ate´que descobri no sitio de um amigo sacos de pedrinhas perfeitas ao lado do poço artesiano . Poços artesianos era a resposta que eu procurava a tanto tempo . 😄 😄 😄 Fui até a empresa que perfura poços semi e artesianos aqui mesmo em Teodoro e meu queixo caiu .. 😲 😲 ...rsrsrs havia toneladas de pedriscos com 3 tamanhos diferentes , todos ideais e limpinhos, separados por tamanhos, já em sacos com 20 kilos ... rsrss.. negociei 100 kilos por 20 reais . Não entenderam para que eu queria tanta pedrinha, mas tb não fiz questão de detalhar ... paguei e levei prá casa... problema da areia grossa e dos pedriscos resolvido para sempre ... Tente este caminho, vale a pena . e... boa sorte.
12