Arzivenko20/05/2009 13:59
Sérgio, o problema é que aqui o solo é diferente, que eu lembre dos poços artesianos, só saía argila.. mas vou me informar com uma colega geóloga..
Tenho que virado pegando refugos nas lojas de materiais de construção.. cacos de tijolos misturados com areia tem se mostrado um bom substrato para os escorredores...
Sergio Batalini20/05/2009 17:55
Acho que não expliquei direito ... rrss Os pedriscos não saem dos furos feitos para a confecção do poço artesiano ... São usados para revestir as paredes entre o subsolo e os canos que vão a muitos metros de profundidade ou para outra finalidade que desconheço ... A empresa que instala os poços leva uma grande quantidade ao local { sitio, fazenda , chacaras...etc..} em saco de 20 kilos , para facilitar o transporte ... As sobras ficam espalhadas no local ... como é um material de baixissimo custo não se dão ao trabalho de recolher as sobras, foi assim que descobri um montinho num sitio ... Fui até a empresa e nunca mais fiquei sem pedrisco e areia grossa... Entendeu ??? PS: são daquelas pedrinhas de rio ... seixo .. é o nome se não me engano , coisa fina ... totalmente inorganico , otima drenagem ...Selecionadas por tamanho, de 3..5mm,as vezes mais grossa , as vezes mais fina, sem sujeiras ou corpos estranhos , sem pragas ou cimento ou lixo.. apenas as pedrinhas que tanto sonhamos ... eheheh .. e sem a nescessidade de se ficar implorando por restos com baldinho e pasinha na mão rsrssr .... pesquisa poraí , amigo .
roney20/05/2009 18:50
Roney
Eu não conheço essa especie mas adorei esse tronco e o nebari é uma beleza.
Boa sorte Amigo.
Roney
edson060521/05/2009 17:54
Opa!
encontrei uma imagem que transmite a minha idéia sobre a sugestão da poda. Apesar de ser uma espécie completamente diferente, dá só uma olhada na estrutura. Como a Batinga tem folhas pequenas, deve ficar bom:
Este é um mame de Pinheiro Negro:
Abraço.
Edson.
Ivanil Pimentel Vieira21/05/2009 18:31
Coloração linda das brotações...depois do inverno tua planta vai apresentar resultados bem melhores.
Sergio Batalini22/05/2009 13:13
Este é o material de que eu estava falando : areia lavada super-grossa de rio .

misturado a cacos de telhas/tijolos e um pouquinho de humus/terra vegetal e outras cositas mas ... eheheh...
Qual a sua opinião????
Antônio Novais Filho22/05/2009 13:23
Que gracinha hein? A primavera está por vir... Em breve, irá desenvolver bastante.
Abraço!
roney22/05/2009 13:35
Boa Tarde Sergio
Essas pedrinhas aqui se chamam seixos, godos ou até arião, cá não falta disso, eu sempre usei na ordem de 50%de seixos e 50% de terra preta já adubada, cá se compra nos hortos (casa das plantas) sacos que vão dos 10L a 50L que são os sacos maiores que custam cerca de 4,50€, nunca usei mais nada e sempre obtive resultados satisfatórios, nunca usei esses cacos de telha, no entanto como ai é um clima diferente possivelmente necessita deles, é só aguardar pela ideia dos colegas que possivelmente discordarão do que eu digo, eu vivi muitos anos em Johannesburg que é bem quente, e sempre usei assim e nunca nenhuma planta me morreu.
Um abraço
Roney
Sergio Batalini22/05/2009 14:03
Ola Roney, os cacos de telhas ou tijolos são usados poraquí para ajudar a manter a umidade e temperatura do substrato , haja visto que é um material poroso. Começei a usar a poucos meses e percebi que os vasos com eles se mantem umidos por mais tempo. Alem deste , deve haver outros motivos tb que os amigos do forum poderão explicar melhor, como o desenvolvimento das raizes .. etc.. abraços.
Ivanil Pimentel Vieira22/05/2009 14:36
Sergio, vc não achou só o mapa da mina, mas a mina pronta para ser garinpada...
GuilaTeipel12/07/2010 17:52
e ai che.. um ano passou... como ficou a plantinha??
Arzivenko12/07/2010 18:12
Guilherme, praticamente não mudou, o crescimento da batinga é o m mais lento de todas minhas plantas. Na primavera vou trocar o substrato, pra ver se melhoro o desenvolvimento dela.
Abraços.