Junípero Communis Chokkan (shari espiral) ;)
fabianoscosta05/02/2009 11:20
Antonio Castro escreveu:
Aquilo que sentiu o Alexandre, também eu o poderia ter sentido por também ter participado de forma activa em tais tópicos…mas por conhecer o Amigo Fabiano, acredito que os tais comentários que fala o Alexandre, não tenham sido dirigidos a ele ou a mim e que se o fossem, nos teriam sido dirigidos pessoalmente via mail/mp.
EXATAMENTE!!!
E falo mais, as críticas vindas de amigos são altamente construtivas, nem fico pensando se essas tem uma segunda intenção, como assim acho que deveria ser entre os mesmos.
Agradeço ao Ivanil e ao Castro pela ajuda no desenrolar desta situação estranha, mas peço aos amigos que isso finalize por aqui, até porque tudo já foi dito e no final ficamos nos sentindo mal com algo abstrato, que nunca existiu.
Gostaria que pudéssemos começar em cima deste tópico ou de algum novo, a discussão sobre os fatos e o resultado desta experiência que como disse Castro, foi algo inusitado e novo mas não quer dizer que poderá ocorrer sempre e com outras plantas, será que foi pq foi feito em uma época propícia que o resultado foi o sucesso? Mas e o que diríamos do redirecionamento de seiva...
É lógico que isso não é regra, até pq em plantas isso não existe, esta foi minha teoria inicial, usar o tal do feeling, qdo se acha que o tem, embora isso as vezes é um grande equívoco.
Seria legal se pudéssemos de agora em diante ter fatos positivos, colher os frutos, tenho certeza que os amigos me entendem.
Grande abraço e mais uma vez obrigado à vcs!
Fabiano.
Alexandre S. Coelho05/02/2009 19:33
Fabiano meu velho
DESCULPA DE CORAÇÃO PELO MAU ENTENDIDO!
Precipitei-me e acabei infringindo a principal regra, PACIÊNCIA ❗
Voltemos à arte bonsai!!!
Editarei parte da minha mensagem anterior 😮ops:
Ivanil Pimentel Vieira05/02/2009 21:26
Castro, não me referi ao mal entendido entre os amigos Fabiano e Alexandre, mas quando vc usou no teu comentário o seguinte texto:
(..............comentário "Vazio" que nada acrescenta, que é o que se ve mais por ai) ( ref. aqui).
Veja bem,vc como usuario do Fórun também deveria se sentir magoado, vendo alguém falar que o que mais existe no Fórun sao coisas vazias e que não acrescentam e não levam a nada.
No post seguinte continuou com tua colocação e acrescentou ainda mais:
Os “vazios que nada acrescentam” que me refiro, são a generalidade das respostas que se vêm neste e noutros locais, onde as respostas se resumem a duas ou três palavras, onde na maioria dos casos qualquer coisa “ é bela”, para apenas para “ficar bem na fotografia” (massajar o Ego)…
Ora, e vc me pede para ler/reler bem tua msg....eu prefiro não te responder.
Meu entendimento é completamente oposto do que vc escreve.
Um Fórun no meu entender é para agregar pessoas de todos os níveis de aprendizado na arte-bonsai, desde o pré iniciante, o iniciante, o intermediário o bonsaísta e os que possuem um nível avançado.
Existem pessoas que não possuem computador,dificuldades de se expressar e postar, uma infinidade de outros fatores que se poderia encher páginas ref. ao assunto.
Eu admiro pessoas que apenas falam "Parabéns", elogiando uma planta, ou seu proprietário por ser uma manifestação carinhosa e que é dita (de coração)como um incentivo ,e que não sabendo postar 50 laudas ou mais, se limitam ao que vc fala de escrever duas ou três palavras mas que exercitam o direito de falar ao seu modo ou sua maneira.
Sempre respeitei todos que postam aki, não importando idade ou seu gráu de conhecimento na arte.Respeito, respeito muito e valorizo as pequenas (coisas ).
Quem sabe um dia alguém administre um Fórun perfeito para os perfeitos não ter o que lamentar!
Ivanil
Ivanil Pimentel Vieira05/02/2009 21:40
Amigos Alexandre e Fabiano,
estamos todos felizes com os esclarecimentos do verdadeiro mal entendido.Parabéns! 😄
- Na vida do homen ou na dos povos, o passado deve existir para a honra do presente, para a crença no porvir.(Afrânio Peixoto -Discurso na Academia em 15-12-1923)
Abraços - Ivanil
fabianoscosta05/02/2009 22:59
Alexandre, vc é meu amigo e por isso não precisa nunca me pedir desculpas, sei que é pouco mas eu sei quem vc é.
No início entrei para o fórum somente pelo bonsai, muito tímido e sem base nenhuma, nada mesmo, então o pouco que aprendi sobre a arte foi iniciada neste fórum, onde sempre disse e tenho orgulho de dizer, embora seja iniciante.
No entanto com o andar da carruagem, meus valores mudaram neste fórum, e passaram a ser os mesmos que sempre levei para a minha vida, a amizade passou a frente, bem a frente.
Hoje poder estar aqui mostrando minhas plantas sem medo de pessoas me apedrejarem foi conquistado com muita "cara à tapa", e os amigos sabem disso, não que não mereça, mas sei q isso é improvável por estar entre amigos, e é assim que me sinto aqui, a vontade.
Portanto amigos, façamos bonsai, e que este seja o caminho para a amizade entre todos nós, coisas boas tem que sair disso tudo, temos que deixar sempre coisas pequenas (irrelevantes e que possa trazer desconforto) para o lado, sejamos todos muito unidos, seja lá onde estivermos, o que importa é a vontade de fazer a coisa certa com muito respeito e consideração ao amigo que recebe a mensagem e a todos os outros que porventura irão ler a mesma no futuro.
Esse é o meu desejo.
Vamos ao bonsai!
Abração,
Fabiano.
flavio bonsai07/02/2009 15:38
olha esta ficando muito bom seu trabalho , vc teve ousadia coisa que muitos não tem .
parabens.
giorgio10/02/2009 18:54
Parabéns, achei que esta planta foi deštná a um mau fim, tenho ensinado e obter melhores cumprimentos. Devo decidir passar lá para você, aqui, seria morta. 😮ops:
fabianoscosta10/02/2009 19:12
Ok Giorgio, foi uma experiência em que a planta obteve sucesso, embora esta não seja uma técnica convencional e nem apropriada, apenas deu certo nesta planta, nesta época, quem sabe com mais experimentos no mesmo sentido deixará claro o que muitas vezes é confuso para nós, as vezes o que é certo hoje, amanhã pode mudar, isso em tecnologia, medicina, área humana, fitologia e etc...
Grande abraço,
Fabiano.
giorgio10/02/2009 19:21
Volto a escrever algo uma coisa, eu espero poder explicar-me bem com o meu Português.
O junipers, como todas as coníferas, tem as veias e quando elas são cortadas, pedono ramos ou raízes.
A técnica da Shari a espiral é possível, pelo menos aqui na Itália, há muitos anos, em que incisões com veias maiores e maiores serão desviadas. Posso dizer-lhe que você teve uma grande dose de boa sorte? 😄
fabianoscosta11/02/2009 10:42
OK, mas eu tbm fiz a mesma coisa em uma caliandra e nada se perdeu:
Dá pra eu ficar bem convencido com minha sorte heim?
Eu sei que se cortar os veios de alimentação e hidratação ela morre, mas foi mostrado que o rápido desvio também acontece.
Embora a planta esteja bem o que foi feito com ela foi apenas uma experiência, se ela não tivesse sobrevivido, seria uma outra resposta de tal experiência, sendo que ninguém seria prejudicado por isso, a não ser ela mesma.
Giorgo meu amigo, eu às vezes tento sair um pouco do trivial porque manter um bonsai é um pouco complicado, mas depois de certo tempo fica algo cotidiano, rotineiro.
Eu busco fazer alguma coisa que realmente contribua para a arte, talvez seja uma prepotência de minha parte, talvez até eu não deveria tê-la mostrado antes do resultado mas eu não penso desta forma, penso que tudo deveria ser dividido aos colegas de arte, e foi o que eu fiz.
Quem sabe isso de alguma forma pode ajudar alguém não é mesmo, pelo menos a ter esperança em alguma planta que seja obrigada a se submeter a tal procedimento... sei lá...
Sei que a tradução é complicada para você, tomara que me entenda e compreenda meus objetivos.
Grande abraço,
Fabiano.
Marcos Castilho11/02/2009 19:03
Independente de sorte ou não que coisa mais linda seus Bonsai Fabiano. Parabéns Amigo.
Thiago Giaconi11/02/2009 19:07
Olá Fabiano,
Ficou muito bonito seu trabalho, meus parabéns!!!
Abraço
nickyfury11/02/2009 19:21
bonsai
Algumas vezes, como diz o nobre colega, acertamos por pura sorte. 😲
Cientes disso, no mais das vezes, é melhor seguir a dica excelente tantas vezes divulgada pelo bom Dom Mario: ter paciência, sempre paciência. 😄
Jonh Naka e outros grandes ilustram com muita propriedade que a melhor forma de obtermos resultado com esse tipo de aplicação é fazer uso de arames. Usando vários, executa-se voltas sobre o caule, no sentido pretendido e na medida desejada, de forma acentuada, firmando bem o arame. Após transcorrido certo período de tempo (anos, talvez), o arame acabará por causar um sulco no tronco, projetando casca para cima, obtendo-se dessa forma a estruturação pretendida. 😲
Em seguida, óbvio, restará tão somente que retirar o arame, e executar o trabalho na madeira morta, sem causar perdas para o material ou mesmo a morte da planta. 😄
fabianoscosta11/02/2009 19:35
É verdade Nicky, esta é a maneira mais segura de se fazer um shari em espiral que eu conheço, portanto a recomendo mais do que qquer outra, para quem de alguma forma queira aplicar esta prática a uma planta.
abração,
Fabiano.