Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

sobre os tijolos

12
nickyfury26/10/2008 17:48
bonsai
Isso é verdade. Eu uso apenas telhas tipo colonial, que fragmento em pedaços pequenos antes de passar pelo triturador. Quanto à poeira, protejo meus olhos com óculos transparentes plasticos, bem como faço uso de luvas e proteção para cabeça e ouvidos. Os fragmentos diminutos podem fazer um bom estrago, então me precavejo e uso uma roupa que proteja meus braços. 😲

Aliás, recomendo que, antes de fazer uso de um equipamento como esse, faça uso de equipamentos de proteção, para evitar acidentes, bem como mantenha à distância crianças e animais domésticos. 😉

Quanto ao material ceramico, alguns bonsaistas preferem triturar o tijolo oito furos, conhecido em Brasilia como tijolo furado de Anapolis, numa referencia a essa cidade goiana, de onde são originarios. Ele recebe uma boa queima, não tão intensa quanto as telhas que uso, mas bem melhor que o famoso tijolinho maciço, que realmente libera muito pó (alguns dizem "pó de mico"😉, e não é tão bom, vez que não dura muito no vaso até sua compactação. 😄
Filipe Henrique28/10/2008 13:24
amigos,
alguem ai já fez uma pesquisa pra saber
a maquina que tritura tijolos e q tem o menor preço?
aqui em vitoria ES eu achei uma 800 reais E Q POR HORA NÃO CABE NO MEU ORÇAMENTO. 😮ops:
vo caçar uma dessas de moer cana por hora 😄
rsrsrs

t+
nickyfury28/10/2008 19:32
bonsai
Filipe, eu adquiri um triturador como esses mostrados nas fotos que postei, em um depósito de ferro-velho. Na época, paguei por ele 70 reais. Em oficinas que consertam motores elétricos, adquiri um motor elétrico, recondicionado e pintado, com duas polias e duas correias longas, pagando 100 reais. Em seguida, procurei um serralheiro que vendeu para mim uma bancada usada que ele não queria mais, por 20 reais. Somando tudo, 190 reais, creio que meu "triturador" não saiu tão caro assim, vez que, em termos de utilidade para mim, fiz um ótimo negócio. 😉

Agora, comprar tudo novinho em folha, realmente é desanimador. Se em tua cidade não tem depósito de ferro-velho, procure em fazendas, chacaras ou similares. Sempre se pode encontrar algo que não querem mais ou que não tem mais a mesma funcionalidade. Alguns até podem pagar a voce para se verem livres dessa "tralha". 🙄
12