Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Limão

123
Flavio Janones29/10/2008 15:01
Limão
Plantei esse limão em um escorredor a alguns meses para poder engrossar a base. Mas já queria ir modelando.
Pela terceira imagem é possível perceber que ele esta um pouco torto. Pretendo corrigir isso com aramação.
Outro ponto, sao as folhas que não estão totalmente uniformes. É possível fazer desfolha em limão.
Dicas serão muito bem vindas..

Mirian Valadão29/10/2008 15:48
Flavio deve ser possível fazer desfolha, porque as formigas cortaram todas as folhas de uma muda que eu tenho, e ela rebrotou normalmente.
Mas é melhor vc aguardar quem tem mais conhecimento.

Abraços
Mirian
Flavio Janones29/10/2008 16:02
Mirian, é verdade.. também já vi isso acontecer.
Mas como você indicou, vou aguardar sujestões de outras pessoas.
Obrigado.
dori29/10/2008 18:08
Pode desfolhar sim.
mas não se preocupe com isso agora.
melhor centrar a atenção na estruturação.
como você mesmo disse, é hora de deixar engrossar.
a redução de folhas você faz por último.
agora ele precisa das folhas pra crescer forte e vigoroso.
Flavio Janones16/02/2009 15:45
Aqui esta a evolução do meu limão quase 5 meses depois. Ele deve continuar na mamadeira mais um tempo.
Conto com a ajuda de vocês para melhorar a estrutura. Embora com todas essas folhas fique meio dificil ver.

Franz Lopes16/02/2009 23:19
Nossa...

Sua planta está tendo um desenvolvimento bem acelerado.

Em minha modesta opinião o Moyogi é o melhor caminho.

Abraço. 😉

Franz Lopes
Flavio Janones17/02/2009 11:18
Franz é verdade, ele teve uma boa brotação.

Sobre o estilo.. o Moyogi é a minha idéia também. Provavelmente vou ter que mecher no posicionamento de alguns galhos. Mas acho que é a melhor opção para essa planta.

Obrigado pela opinião.
Marcos Castilho17/02/2009 22:40
Grande planta. Acho muito legal acompanhar a planta desde cedo. Parece como filho entende.
Flavio Janones18/02/2009 10:34
Obrigado Castilho.

Sobre acompanhar as plantas desde cedo, acho legal mesmo. Boa parte de minhas plantas foram plantadas de sementes e eu estou acompanhando desde que elas nasceram. É o caso deste limão, que deve ter hoje uns 5 anos.
Flavio Janones21/09/2009 10:31
Agora, depois de um ano na mamadeira.. da pra perceber que ela engrossou um pouco. Talvez daqui a um tempo eu possa passar para um vaso.
Gostaria da opinião de vcs pra melhorar a planta, quando passar para o vaso.. enfim, qualquer sugestão sera bem vinda.

Esse primeiro galho foi deixado maior pra engrossar. O limão tem um crescimento muito acentuado na parte de cima. O galho de baixo estava ficando fino se comparado ao restante da planta.

RomerBrief21/09/2009 10:46
Para animá-lo

Ouvi dizer uma vez que limão não seria uma planta ideal para se fazer um bonsai, uma vez que a justificativa repousa na primicia de ser uma planta que tem vida "útil" muito curta. Seria isto verdade?

Boa Sorte
Diego Santana21/09/2009 11:43
RomerBrief

Só tem vida curta para quem nao cuida, é facilmente morta por formigas que tem a mania de fazer ninho em suas raizes, na minha tia tem um limoeiro com mais de 40 anos, gigantesco.......
Flavio Janones15/01/2010 10:57
Depois de um ano e meio acho que já esta melhorando... mesmo a base não tendo ficado boa (coisas de principiante)..

Ainda falta muita coisa.. precisa engrossar um pouco mais, igualar o tamanho das folhas, eliminar alguns galhos que estão meio cruzados e encurtar alguns.. nada que mais alguns anos de trabalho não resolvam.. rsrs.

Qualquer critica, dica ou sujestão serão muito bem vindas...

Laudir15/01/2010 11:07
Está sendo prazeroso acompanhar a evolução de seu limoeiro.

Parabéns, está sendo muito bem cuidada!

God bless you!
edson060515/01/2010 11:35
Flavio,
parabéns! Está ficando muito bom este limoeiro.
Para dar opinião a respeito da estrutura precisaríamos de fotos sem todas estas folhas; mas uma pergunta que eu já adiantaria é como está a grossura do primeiro galho com respeito aos demais e ao tronco?
Edson.
Flavio Janones15/01/2010 11:42
Laudir, obrigado.

Edson,
Esse é um problema que estou tentando corrigir, esse limoeiro tem crescimento muito apical... o que acaba dificultando engorssar o primeiro galho. Logo, esse galho é meio fino em relação ao restante da planta.
Já a parte superior da planta engrossa bastante se eu não ficar podando.

Vou tentar fazer uma desfolha pra facilitar a visualização.
Isaias15/01/2010 16:13
Ola Flavio,poderia me tirar uma duvida qual adubação você usa eo substrato.tenho varias mudas de limão mas não quer desevolver.

MUITO GRATO!!!
Sergio Batalini15/01/2010 17:42
Ola Flavio ..Otima planta.. bem vigorosa e sem aquelas pragas que atacam os citricos com facilidade..
Acredito que para engrossar o primeiro galho vc deva desfolhar toda a planta , menos o tal galho ... Enquanto a planta esta sem folhas toda a seiva se direciona para aquele galho , engrossando-o.

Fazendo apenas as podas nos ponteiros vc estimula as ramificações altas e o surgimento de mais brotos no alto que geram mais folhas e puxam a seiva para elas , enfraquecendo os galhos baixos ...

Se minha fosse eu faria uma desfolha total para que se veja o posicionamento dos galhos , escolhendo os ideais e aramando-os ... em menos de 30 dias as folhas estaram de volta .

Ai sim , faria a desfolha parcial a cada 4 ou 5 meses , mantendo as folhas do galho que vc quer engrossar .
Mas espere a confirmação desta tecnica com outros foristas...
Alexandre S. Coelho15/01/2010 21:24
Oi Flavio

Parabéns pelo belo desenvolvimento que tem até agora... 😲 ❗
Flavio Janones20/01/2010 18:35
Isaias,
Nesse limoeiro utilizei como substrato um terço de areia grossa, um terço de terrra normal e um terço desses substratos pra jardinagem.
Quanto a adubação, é basicamente 60% torta de mamona + 40% farinha de osso.

Bonsérgio,
A desfolha do restante da planta deixando o primeiro galho me parece uma ideia interessante. Talvez faça isso no final de semana.

Alexandre, obrigado.
CARLOVICH20/01/2010 19:42
MUITO LEGAL... EU QUERO FAZER UM BONSAI DE LIMÃO... ACHO MUITO LEGAL A COR DA FRUTA JUNTO COM A COPA... SEM CONTAR QUE O FRUTO NÃO FICA IMENSO....

QUANTO AS DESFOLHAS... ACABARAM INDO DE ENCONTRO COM A MINHA DÚVIDA PARTICULAR.... EU TENHO UMA JABU... BEM SAUDÁVEL... TEM FOTOS NOS PRINCIPIANTES.... E LÁ PERGUNTEI SOBRE DESFOLHA E AINDA NÃO RECEBI RESPOSTAS MAIS PRECISAS... TENHO DOIS GALHOS BAIXOS QUE NÃO DESENVOLVEM... COMO OS DO TOPO... TIRO TODAS AS FOLHAS (SÓ AS FOLHAS, METADE DELAS OU TB OS PECÍOLOS) PARA QUE ESTES GALHOS CRESÇAM?

AINDA DÁ PARA FAZER A DESFOLHA?

OBRIGADO E PARABÉNS NOVAMENTE PELO LIMOEIRO...
Leandro-Morais01/09/2011 01:34
Então com que esta ele ?
Flavio Janones01/09/2011 17:22
Então Leandro, recentemente tirei esse limão da mamadeira e passai para um vasilha plastica bem mais rasa, para já se ir se adaptando a altura do vaso. Agora ele esta em uma fase de recuperação.
Vou tentar tirar umas fotos hoje e posto pra mostrar como esta agora.
Leandro-Morais02/09/2011 01:41
eu tenho uma laranjeira e quero ver como ficou a sua para poder ter uma ideia
achei muito lindo o seu limão
fico so esperando as foto
🙂

Se quiser dar uma olhada na minha laranjeira

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=19022
Flavio Janones02/09/2011 13:19
Ela começou a rebrotar e apresenta uma recuperação razoável considerando que tive de reduzir bastante as raízes. Talvez ainda nem fosse o momento de tirar do mamadeira, mas o subtrato dela já não estava muito bom. A época talvez nem seja a melhor também, visto que o replantio aconteceu a umas 3 semanas em pleno inverno, mas ainda apanho um pouco com essa questão da época certa para cada coisa.

Essa é a foto dela agora:

Nessa foto pode ser observado o problema do crescimento muito apical. Vou seguir o conselho do Bonsérgio e fazer desfolhas deixando a do primeiro galho. Pra tentar melhorar isso.
Por causa de crescimento a parte de cima da planta teima em ficar quase da mesma grossura da base.

Se alguém tiver mais alguma sugestão.

Ahh.. estou com um outro problema, algumas folhas estão doentes e não sei exatamente o que é. Se alguém souber o que é, e principalmente, como curar eu agradeço muito.

123