Limão
João Paulo Batista Lyrio02/09/2011 14:55
A minha mexeriquinha também costuma apresentar esses aspectos, e junto com essas enrrugadas, eu já vi alguns bichinhos preto.
Foi me sugerido aplicar o DIMMY notei que deu uma reduzida, mas só quando aplicava, rs... acabou e voltou a aparecer essas folinhas.
Mas, de ante mão sugiro a aplicação do DIMMY.
Abraço e sucessos.
Mário Sérgio02/09/2011 17:41
Muito show!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Coincidentemente eu comprei, há uns meses, uma muda de limão e o seu me servirá de ensinamento e inspiração!!!!
Elio02/09/2011 17:49
Flávio e João Paulo!
Essa praga é a lagarta minadora.
Como combater:
1. Retirar todas as folhas que apresentem essa aparência e queimar.
2. Quem põe os ovos dessa minuscula lagarta é uma mariposa. Assim, é conveniente borrifar a planta com inseticida.
Essa praga é comum nos cítricos.
abraço
Leandro-Morais03/09/2011 00:58
Bom minha laranjeira não apresentou nenhuma dessas, pelo que notei ela parece bem, quero acompanhar ela não esquece de nos deixar informado sobre ela,
vou esta sempre acompanhado
abraços
Guilherme Luz03/09/2011 01:26
Nossa cara parabéns.
Ta com um ótimo desenvolvimento!
Continui postando!
Acompanhando...
João Paulo Batista Lyrio03/09/2011 07:58
Valeu Elio,
nas minhas mexeriquinhas apareceu uns bisourinho preto e as folhas ficam iguais a essa do material do Flávio, foi me aconselhado banhar com DIMMY e eu fiz, notei diferença, mas acabou o DIMMY e eles voltaram.
Rapaz, já notei umas mariposinhas mesmo nas minhas plantas, tinha dia que tinha muitas.
Mas, muitíssimo obrigado pelos seus esclarecimentos.
Ahhh... se, aplicando o inseticida, há algum problema caso escorra para o substrato ?
Digo, em entrar em contato com as raízes.
Grande abraço.
Flavio Janones05/09/2011 09:33
Leandro, Mario e Guilherme
Esse limão ainda tem um longo caminho pela frente até ficar realmente bom, hehe. Mas muito obrigado pelos elogios.
Elio e João obrigado pelo esclarecimento, já comecei o tratamento como indicado.
Elio05/09/2011 12:43
João Paulo Batista Lyrio escreveu:
Valeu Elio,
nas minhas mexeriquinhas apareceu uns bisourinho preto e as folhas ficam iguais a essa do material do Flávio, foi me aconselhado banhar com DIMMY e eu fiz, notei diferença, mas acabou o DIMMY e eles voltaram.
Rapaz, já notei umas mariposinhas mesmo nas minhas plantas, tinha dia que tinha muitas.
Mas, muitíssimo obrigado pelos seus esclarecimentos.
Ahhh... se, aplicando o inseticida, há algum problema caso escorra para o substrato ?
Digo, em entrar em contato com as raízes.
Grande abraço.
João Paulo, não há problema, não, desde que seja inseticida próprio para plantas. O de matar barata, moscas, etc, não serve!
abraço
Flavio Janones06/09/2012 15:19
Atulizando o limoeiro. Acho q ele esta ficando interessante, mesmo sendo um pouco reto e sem muita conicidade.
Aguardo sugestões.
JOICIMAR MAGGIONI06/09/2012 18:04
Bela planta, muito boa evolução, o bom dessa espécie e que nos próximos anos vai ter caipirinha por ai, heheheheheh!!!!!!!
Acompanhando, abraço!!!!
marcio gabiatti07/09/2012 09:36
Bela Evolução...
abraços...
Mário Sérgio07/09/2012 10:44
Muito bom!!!!!
Eu tenho uma planta bem parecida com essa sua, exceto pelo fato da minha ter os galhos bem mais finos.
Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!
Flavio Janones11/09/2012 14:26
Obrigado Joicimar, Marcio e Mário.
Joicimar, os frutos ainda não apareceram. Tenho um outro limoeiro, menor que esse e que já produz, mas essa ainda nada.
Estou querendo envasar essa planta. O que vocês acham de um vaso Jorge Ribas como esse??

Djalmo12/09/2012 13:44
Belo material, acompanhando!!!
Gustavo Santos13/10/2012 10:46
Parabéns pela evolução. Acompanhando!
wellingtonfonsecan13/10/2012 12:37
Essa eu vou mandar para um amigo meu, ele tem alguns pés de limao no trabalho dele e me perguntou se seria possivel fazer um bonsai com pé de limao, enfim esta ai a resposta, bela planta amigo, sucesso, abraços!!!
Seph190314/10/2012 09:48
Limão
Flavio Janones, a primeira coisa que pensei quando vi a primeira foto da
atualização foi: "Tomara que ele coloque uma foto aérea!" e tava lá...
Muito bom o acompanhamento.
O limoeiro quando velho, fica naturalmente com os galhos retorcidos,
dando impressão que um gigante utilizou arames para entortá-lo rsrsrs.
Mas voltando ao assunto: você utilizou a técnica que o amigo Bonsérgio indicou?
Àquela de deixar folhas apenas no primeiro galho para engrossá-lo?
Minha opinião é de que, ainda precisaria deixar um pouquinho mais grosso
o primeiro galho...talvez deixando folhas somente na ponta desse galho...
Minha opinião apenas...
Abraço e parabéns!
Ps.: É limão do laranjado ou taiti, galego?
Flavio Janones16/10/2012 19:17
Obrigado Wellington.
Seph1903, eu utilzei sim a tecnica do Bonsérgio, mas não na frequência que ele disse, fiquei com um pouco de receio de desfolhar de 4 em 4 meses. Mas realmente precisa engrossar um pouco mais os primeiros galhos, o q é meio complicado, pq as brotações na parte superior da planta são muito mais vigorosas, os primeiros galhos quase não tem novas brotações.
Esse limão é do laranjado, que tem vários nomes (limão-cravo, limão-rosa, limão-china....).
Lucinei Reis17/10/2012 22:30
Parabéns !!!!!!
fulvio estefanio02/11/2012 16:00
bola planta barabens 😄 😂
MarcoBonsaiPoa03/11/2012 22:35
Acompanhando... bela planta amigo!
Flavio Janones08/11/2012 15:02
Obrigado, Lucinei, Fulvio e Marco.
Algumas fotos atualizadas. Já se recuperando da ultima poda.

Lucinei Reis08/11/2012 18:55
Já imagino ela com frutos rsrs!!
ROGÉRIO DIAS08/11/2012 20:26
É
PRA UM BOM DESENVOLVIMENTO DO TROCO,,,IDEAL PRA ESSA ESPÉCIE, É BASTANTE ÁGUA,,E UM SOLO DRENANTE PORÉM UM POUCO ORGÂNICO.
Flavio Janones09/11/2012 15:48
Lucinei, esse esta demorando um pouco pra frutificar, agora estou na espectativa.
Rogério, obrigado pela dica.