Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Arz022 - Sarandi

1234
Arzivenko07/11/2008 13:49
Arz022 - Sarandi
Este acho que tambem tem futuro, peço sugestões.

darkaso09/11/2008 08:55
Arzivenko,

suas plantas são bem interessantes. Uma boa textura de tronco que dá uma beleza muito boa. Plantas que crescem em pedras geralmente escondem a maior parte das raízes e quando são retiradas sentem bastante. Mas deve dar para salvar. Será necessário esperar a recuperação delas para poder fazer alguma coisa, mas vasos maiores seriam melhores após a recuperação.

T+
nickyfury09/11/2008 10:16
bonsai
O ideal, que costumo usar, é uma bacia redonda, perfurada na lateral e no fundo, o que acarreta uma maior circulação de ar nas raízes, favorecendo melhor a pega. Em consequencia, auxilia enormemente na emissão de novas brotações. 😄

Quanto à sua planta: sugiro aramar todos os galhos, dando-lhes leves movimentos sinuosos, que irão agregar mais harmonia visual ao conjunto. Para o futuro, eduque em estilo multiplos troncos, ou então, após a total recuperação da planta, um estilo han kengai, escolhendo os dois galhos mais bem posicionados e eliminando os demais. Claro que o angulo de plantio deverá ser favorecido e alterado, colocando em evidencia essa parte mais robusta do tronco/raiz. 😄
Arzivenko23/02/2009 18:32
Com pote definitivo, após desfolha e rapida brotaçao, agora um dificil trabalho de adensar as copas...

nickyfury23/02/2009 21:42
bonsai
Pq vc não arama os caules e imprime neles um movimento levemente sinuoso? Isso iria harmonizar ainda mais o conjunto, resultando num trabalho mais primoroso e atrativo. 😄
Rogério01/03/2009 19:50
Amigo Arzivenko
Suas plantas são muito interessantes... as azaléias, pingo de ouro e agora essa Sarandi... todas muito bonitas...
Terá bastante trabalho com essa quantidade de novas plantas...
Achei muito bonita essa Sarandi e acho que vc deveria seguir a dica do Amigo nickyfury. Uma aramação para dar movimento daria uma visão melhor ainda a planta...
Já pensou em um estilo varrido pelo vento? Me pareceu interessante...
Parabéns pelas belas plantas.
Abraço
Rogério
Arzivenko01/03/2009 20:43
Realmente, pode ser uma boa opção, eu acabei deixando essa planta meio parada, pois n sabia exatamente o que fazer..

essa semana vou "conversar" com ela, de repente o varrido pelo vento seja uma boa opção pra ela...

Muito obrigado pelos elogios, ainda não completou 6 meses que tenho me dedicado a arte do bonsai, mas acho que estou aprendendo bastante neste tempo!
Arzivenko07/03/2009 10:38
Não está facil dar movimento ao sarandi, quem sabe vcs podem me dar umas idéias...

Marcos Castilho07/03/2009 11:15
Concordo com o seu comentário anterior o estilo varrido pelo vento seria uma boa opção.
Arzivenko08/03/2009 13:20
Tentando seguir com o proposto..

ai vai a atualização do varrido pelo vento..

Arzivenko16/03/2009 20:17
Atualizando com novos ângulos a serem apreciados, aceito sugestões para o movimento dos galhos..

creio que o Fukinagashi está surgindo..

Alcides Junior17/03/2009 08:21
O difícil desta espécie é as longas brotações.
Arzivenko17/03/2009 09:26
Sem dúvida Junior, mas é uma espécie bem rústica, a qualquer sinal de falta de água ela perde as folhas, para logo depois rebrotar sem problemas, é um ótimo mecanismo de segurança dela. agora é questão de ir cortando e deixar crescer, mas estou bem contente, ja é uma planta completamente diferente de quando eu a encontrei.
Alcides Junior17/03/2009 17:36
Tenho alguns que coletei no meio de um rio, até nem sabia o nome da espécie, fiquei sabendo agora...rss

Arzivenko17/03/2009 18:57
Belas formas..
SEKI - Elio Luis Secchi17/03/2009 18:57
Junior, que material!!!!
Quero ver isso aí depois de rebrotado e em fase de trabalho.

Arzivenko, a dificuldade em aramação que você encontrou está apenas no seguinte: O arame utilizado é muito fino para estes galhos. Ou use arame mais grosso, ou 2-3 arames paralelos. Outra coisa é o "passo" das voltas no tronco que está muito longo, e neste caso também o galho não "obedece". As voltas ao tronco para serem eficientes tem que ter um ângulo aproximado a 45°. Também o início da aramação tem que estar bem apoiado, ou no vaso, ou no tronco, ou usando o mesmo arame para dois galhos e assim um servindo de âncora para o outro. Desta maneira você poderá e deverá dar sinuosidade ao galhos em todos os sentidos, como já foi dito, combinando com a forma dramática do tronco.
Espero ter ajudado.

abraços
joellagunasc19/03/2009 21:10
Arzivenko

Faço minha as palavras do Elio , este arame não esta na proporção do tronco , vc deve usar um arame um pouco mais grosso e contorna-lo em um angulo de 45 graus , que da mais firmeza na dobra do galho , e de preferencia arame proprio para bonsai , ou na falta usa fio de luz desencapado e queimado para ficar mais macio.

Que fotos boas heim , que maquina tu usas???

Abraço

Joel
Arzivenko19/03/2009 23:12
Bom, entao vou tentar aramar novamente a planta...

quanto a camera, é uma d70, neste caso com lente 50mm 1.4
sandroguchilo20/03/2009 12:24
gostei da última foto,, Varrido pelo vento ,, contudo EU repito EU retiraria o galho da direita!!! abraço!!!
Arzivenko20/03/2009 12:43
De fato sandro, vou tentar dar outra forma a ele, mas se o arame não funcionar, o alicate vai....
Arzivenko27/03/2009 10:04
A título de curiosidade, um sarandi no ambiente natural..

Arzivenko04/04/2009 08:13
Não sei se ficou bom, mas acho que está evoluindo bem, cabe decidir se corto ou não o galho da direita...

Ricardo Paiva04/04/2009 21:53
Eu não cortaria Arzivenko, só faria uma poda deixando apenas uns 4/5 cm (imagino pela foto) para forçar brotações mais próximas do tronco.
Rogério04/04/2009 22:57
Caro Arzivenko
Gostei da dica do Ricardo + eu deixaria para fazer a poda na primavera, assim a planta emitirá muito + brotações possibilitando melhores escolhas.
Abraço
Rogério.
Arzivenko25/04/2009 13:05
Atualizando meu sarandi...

1234