Arz022 - Sarandi
Arzivenko16/05/2009 22:32
...
Thiago Giaconi17/05/2009 15:14
Adorei!!!
está evoluindo muito bem!!!!
Parabéns!!!
Abraço
Angela Fernandes17/05/2009 22:20
Olá !!!!!!!!!!!!!
Tá aí mais uma planta que nunca ouvi falar.
Esse Brasil é fantástico.....plantas e mais plantas que nunca ouvimos falar e muito menos vimos....
Infelizmente não posso opinar, somente dizer que tá ficando muito legalzinha !!!
Arzivenko01/08/2009 13:11
atualizando, inverno de 2009:

Elio01/08/2009 21:46
Olá Arzivenko!
Depois de tantas e boas opiniões, vendo esta última foto, atento para a beleza do tronco. Todo retorcido, sofrido!
Isso me leva a pensar em fazer uma copa pequena e cheia. Como? Fazendo muito "guro-guro" (aramando os galhinhos e enrolando-os em semi-espiral a fim de trazer a folhagem da ponta para perto do tronco),
a fim de diminuir o espaço dos entre-nós.
Sei lá, acho que poderia ficar um bom mame ou shohin.
abraço
Arzivenko02/08/2009 11:34
Pois é Elio, decidi que será um Shohin mesmo... Agora tenho que manter os entre-nós bem curtos, mas ele tem futuro dessa forma...
Markus Von Kossel02/08/2009 16:13
Bá tche... nunca tinha pensado em fazer yamadori na beira do rio... vo dar uma passeada daki um tempo pra ver se acho alguma coisa!!!
Belíssimo material...!
Aki no RS eu vejo muita caliandra na beira dos rios com leito de rocha.. principalmente ali na serra!
Lotado de calaindras!
Arzivenko15/08/2009 11:16
Atualizando, ainda na espera pela brotação...

Arzivenko29/09/2009 19:55
A phoenix volta a vida!

Elio29/09/2009 20:16
Beleza, Arzivenko!
Agora é selecionar os ramitos e já direcioná-los!
Ah, não esqueça de tirar os brotos ladrões!
Vai ficar show. É uma que vale a pena acompanharmos a evolução.
abraço
Angela Fernandes29/09/2009 22:43
Olá !!!!!!!!!
Arzivenko, bela brotação.....que COISADEMALUCO !!!!!!!!!
Se esta planta estiver lhe dando muito trabalho...manda para mim que cuidarei a "pão de ló" com muito carinho.
Como posso fazer para conseguir uma planta desta ????
Adorei...............continue nos mostrando a evolução.
Marcio Vargas30/09/2009 15:21
Cara...!!!
Olha que loucura... Trabalho aqui na beira do Rio das Antas na serra ( que mais adiante vira taquari) tem muito Sarandi aqui... Mas muito mesmo.
Nunca tinha pensado em transformar em Bonsai...
Legal, parabéns pelo trabalho.
Abraços
Arzivenko30/09/2009 16:24
Marcio, só lembrando que extrair qualquer tipo de vegetal da beira de rio é considerado crime ambiental!
faixas de 30 metros para cada lado de rios com menos de 10m de largura são Áreas de Preservação Permanente (APP). Em rios com largura maior as faixas também são maiores.
Marcio Vargas30/09/2009 16:34
Prezado Arzivenko
Nem precisa me lembrar disso... Estou na beira do Rio das Antas porque trabalho em um Complexo de 3 Usinas Hidroeletricas (www.ceran.com.br) uma faixa de 240 Kilometros do rio, desde a foz do rio Carreiro, quando eles trocam de nome para taquari ate a região de Flores da Cunha a Ceran teve de comprar uma faixa de 100 metros de largura nas duas margens que hoje é APP. Temos um dos 5 programas ambientais mais completos e rigidos da america latina. Somos constantemente auditados pelo IBAMA, FEPAM e ONU. Vendemos creditos de carbono para a União Européia tal é o controle e preocupação ambientel. A media mundial de geração hidroeletrica é de 10Km de area alagada para cada MV gerado. Na Ceran nós geramos 360MV (10% da demanda do estado, 100% de Caxias, Bento, Farroupilha e demais cidades da serra) com apenas 15 Km de area total alagada...
O que imaginei fazer foi sair de barco com alguma equipe do setor de meio ambiente da empresa nas saidas diarias deles para vistoria dos reservatorios e coletar alguma planta que esta nas ilhas formadas no rio... Retirar algum broto ou coisa assim.
Desde 2004 quando a primeira usina entrou em operação já plantamos mais de 3 milhoes de mudas de arvores nativas nas margens destes 240Km, todas elas numeradas e cuidadas por nossa equipe com limpeza, adubação, coroamento... Neste mês fechamos contrato com empresa terceirazada para o plantio de mais 300 Mil Mudas e o termino do cercamento da area toda.
Meio Ambiente por aqui é coisa seria...
Arzivenko27/11/2009 19:27
Atualizando:

Arzivenko22/12/2009 20:41
Será que estou conduzindo direito meu shohin?

Sergio Batalini22/12/2009 21:00
Putz .. Marcio Vargas... 😲 Desse jeito voces vão poluir o mundo de plantas e arvores ... Daqui a pouco não vamos mais ter assunto : desmatamentos .. camada de ozonio .. falta de agua potavel .. efeito estufa .. derretimento dos polos ... poluição do ar.. etc... Vai plantar arvores assim lá...lá...lá ........ no rio das antas... eheheheh.
Cuidar de 3.300.000 mudas 😲 😲
Elio22/12/2009 21:17
Arzivenko, notei uma coisa: Os entrenós são longos, então, como o tronquinho (Nebari e tachiagari se misturam) é bem sinuoso, muito interessante, acho que seria legal fazer Guro-guro.
Aramando os ramitos e dando muita sinuosidade neles, além de resolver o problema de entrenós longos ficaria harmonioso com a sinuosidade do tronco. O que vc acha?
abraço
Marcio Vargas23/12/2009 08:05
Pois é Sergio...
Da trabalho mesmo... Temos um setor só para isso. Com um engenheiro florestal coordenando. Essas mudas estão divididas entre as 3 APP's e os 6 antigos canteiros de obras... Da uma olhada em nosso site que tem todo projeto ambiental lá.
Abs
Arzivenko09/01/2010 08:33
Esta é uma daquelas plantas que são o retrato de seu dono, passou por diversas intervenções e diversos "estilos", enquanto eu tentava encontrar o meu próprio.
É uma das minhas mais antigas, uma das poucas com 1 ano completo de treinamento:
Janeiro 2009
Janeiro 2010:
Com escala:
Obviamente o vaso é temporário, no futuro pretendo mudar, mas apenas quando tiver o vaso certo pra ela. Já devem ter percebido que minhas plantas estão todas em potes de treinamento, isto porque não é fácil conseguir coisa boa por aqui, mas o dia vai chegar.
Arzivenko10/02/2010 20:36
Hoje foi o dia do Sarandi!
Vejam como tinha crescido:
Após a desfolha, vejam como deixei crescer bastante desde a última poda.
Após a aramagem
Lado:
Atrás:
Lado:
Frente:
Este será um Shohin baixinho e parrudo, obviamente o pote é temporário, provavelmente um oval mais estreito ficará bem nele.
BLACKNEEDLES10/02/2010 21:48
ola Arzivenko
esta ficando muito show em o shohin parabens!!!!! 😉
Rodrigo Tavares11/02/2010 11:43
Olá Arz!!!
Esta sequência de fotos ficou ótima, dá para ver com perfeição o belo trabalho que você fez nele.
Esperamos mais fotos!!! 😄
Laudir11/02/2010 11:48
e que belo trabalho.
quando eu crescer quero ser bonsaísta como o arzivenko
Arzivenko04/03/2010 13:02
Eis aqui a recuperação, mas como podem ver, já cortei as apicais pois ninguém segura essa pequena.