Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Possível Yamadori - ajuda identificaçao de espécie

12
guifercon12/11/2008 14:39
Possível Yamadori - ajuda identificaçao de espécie
Olá pessoal, preciso da ajuda de vocês na identificação dessa planta:

Penso ser algum tipo de ligustro, sera???

Detalhe, essa planta nasceu numa fresta dos ladrilhos no telhado do prédio que eu trabalho, nunca foi regada e ta linda, acho que não terei problemas com ela no futuro, hehehehe

100+,
Guilherme.
nickyfury12/11/2008 16:36
bonsai
Parece um abacateiro, mas pode ser tambem uma jaqueira. Rende bonsai, é claro, é só cuidar dos frutos e tentar reduzir o tamanho das folhas, pinçando-as ao menos tres vezes durante o ano. 😄
guifercon12/11/2008 16:48
E ai NickFury!

Tudo bem ai?

Então, não sei se seria possível ser alguma dessas, pois nasceu numa fresta...

Se eu tirar uma foto mais de perto ajuda em alguma coisa?

Vou ver se "arranco" ela de lá amanhã, se não render bonsai pelo menos eu fiz um favor pra alguém... hehehehe

Valeu ae pela resposta

Abraço!
nickyfury12/11/2008 17:28
bonsai
Após retirar, replante em um escorredor, podando um pouco as folhas (deixe apenas duas por galho), usando como substrato apenas areia grossa de rio, sem peneirar. Regue e ponha em local sobreado, até que ela volte a emitir novas brotações. 😄

Apesar de alguns bonsaistas torcerem o nariz para plantas com folhas grandes, tenho algumas variedades em meu viveiro, e acho que isso é justamente o atrativo maior delas. Algumas, inclusive, emitem forte floração na época correta, dando um plus ultra ao bonsai. 😉
dori12/11/2008 18:01
É uma figueira Ficus alguma coisa.
também conhecida por gameleira como outras variedades de ficus nativa
pode ser uma gameleira branca (Ficus Gomelleira).
Tenho 1 parecida com esta. veja:
nickyfury12/11/2008 18:04
bonsai
Se é um ficus da variedade gameleira, mais uma ótima razão para retirar e cultivar como bonsai. 😄
dori12/11/2008 18:10
É uma excelente razão. os Ficus são meus preferidos.
e a gente sempre acaba encontrando um assim em lugares inusitados.
Salo12/11/2008 19:50
Olá guifercon, pela foto essa planta me parece uma magnólia, postarei umas fotos pra que você analise melhor.
Obs.: Essas são de flores amarelas mas existem as de flores brancas.
Até mais.

Alcides Junior13/11/2008 07:53
Olá Guilherme, aposto no abacateiro.

bad_clusters13/11/2008 08:35
Bom pessoal a razão e a lógica não me deixar pensar que é um abacateiro, pois acho impossível a semente daquele tamanho ter germinado naquela frestinha.
Esta planta eu já vi muito no cerrado, não aposto em nenhuma, mas o que chegou mais perto é: magnólia.
Uma pergunta, as folhas novas parecem uma Carmurça.

hahahhaha

Abraço!
dori13/11/2008 09:28
É Ficus, eu tenho certeza disso.
só não sei afirmar exatamente a espécie.

Quem fica ai apostando em abacateiros e Magnólias vai perder. vocês já viram essas plantas nascendo em frestas no alto de um prédio?
guifercon13/11/2008 11:14
nickyfury escreveu:

...
Apesar de alguns bonsaistas torcerem o nariz para plantas com folhas grandes, tenho algumas variedades em meu viveiro, e acho que isso é justamente o atrativo maior delas. Algumas, inclusive, emitem forte floração na época correta, dando um plus ultra ao bonsai. 😉

Cara, eu ADORO Árvores, e a maioria das que eu gosto tem folhas imensas...
Eu Peguei uma mudinha de FICUS ELASTICA, a falsa seringueira, sei que vou ter um trabalho ferrado com a educação da bixinha, mas sei que os resultados depois são imensamente gratificantes!

dori escreveu:
É uma figueira Ficus alguma coisa.
também conhecida por gameleira como outras variedades de ficus nativa
pode ser uma gameleira branca (Ficus Gomelleira).
...

hmmmm
Parece mesmo...
Eu vou subir la e tirar mais fotos, dos brotos e folhas em close...
Uma coisa que me faz pensar muito que seja um ficus são as raizes aéreas que a planta emitiu, bem caracteristica dos ficus mesmo...

nickyfury escreveu:
Se é um ficus da variedade gameleira, mais uma ótima razão para retirar e cultivar como bonsai. 😄

Não conhecia direito, da frutos? Flores?

dori escreveu:
É uma excelente razão. os Ficus são meus preferidos.
e a gente sempre acaba encontrando um assim em lugares inusitados.

Meu amigo arrancou um MAME (pelo tamanho) de uma fresta, meu, com 1 ano de educação da até pra participar de exposição, ele tem micro folhas e uma estrutura muito bonita, logo mais eu posto fotos desse tambem...

Salo escreveu:

...
Olá guifercon, pela foto essa planta me parece uma magnólia, postarei umas fotos pra que você analise melhor.
...

Caramba, as folhas são bem parecidas mesmo, mas essa planta emite raizes aéreas?

junior/pr escreveu:
Olá Guilherme, aposto no abacateiro.

Heheheheh
Parece, mas não sei se tem alguem aqui que traria um caroço pra plantar na parede, vou tirar fotos pra vocês terem ideia de onde exatamente a bixinha nasceu...

bad_clusters escreveu:
Bom pessoal a razão e a lógica não me deixar pensar que é um abacateiro, pois acho impossível a semente daquele tamanho ter germinado naquela frestinha.
Esta planta eu já vi muito no cerrado, não aposto em nenhuma, mas o que chegou mais perto é: magnólia.
Uma pergunta, as folhas novas parecem uma Carmurça.

hahahhaha

Abraço!

Não parece camurça não, é bem lisa a folha...

dori escreveu:
É Ficus, eu tenho certeza disso.
só não sei afirmar exatamente a espécie.

Quem fica ai apostando em abacateiros e Magnólias vai perder. vocês já viram essas plantas nascendo em frestas no alto de um prédio?

Ehehehehe
Vou la tirar as fotos e ja volto pra ver se temos um veredito final, HAeuhuaeuaheuHAEh

Valeu pela força pessoal!!!

Abraços
Guilherme.
guifercon13/11/2008 11:51
Pessoal, mais fotos, com todos os detalhes...

Alguém tem uma marreta e talhadeira facil?
AHuehauehuaHeuaheuaheUh

Tentei dar um puxao e nada, nem mexeu!!!
Vai dar trabalho pra arrancar sem machuca a plantinha hein...

Abraços,
Guilherme
dori13/11/2008 13:27
Melhor não puxar mesmo. isso pode romper a muda ai, já era.
No limite você pode retirar a muda cortando rente à parede.
assas raizes externas e aquele "calombo" que se forma junto à parede são suficientes pra garantir a pega.

Espero que depois da 1ª e 4ª fotos ninguém mais defenda que sua gameleira é um abacateiro, jaqueira.... rsrs.

boa sorte com seu Ficus.
Alcides Junior13/11/2008 13:54
planta
Com estas novas fotos dá pra ver q não se trata de abacate....então, retiro o q disse...hehehehe
guifercon13/11/2008 14:56
Ihuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

Cortei as raizes que entravam na parede com uma faquinha de bolso que eu tenho!!!
Plantei com a raiz comprida mesmo e amarrei pra nao mexer com fiozionho de telefone.

"Investi" meu almoço nessa plantinha, hehehehe, espero que ela pegue bem!

E por falar em calombo, será que vai me atrapalhar futuramente?
Eu enterrei ele porque tinha algumas raizes que saiam pra cima...

Tava pensando em fazer um bonsai bem pequeno dela, agora me arrependi da folhas que eu podei, devia ter deixado as mais baixas... ehhehehe fiz na pressa...

Abraços!
Guilherme.
dori13/11/2008 15:39
Vai pegar com certeza.
O calombo vai ajudar na formação do nebari porque as raizes novas vão brotar dele.
deixe na sombra nesses primeiros dias. mantenha úmido e logo logo vai começar a brotar. não demora e o escorredor estará cheio de raizes.
antes disso é possível até que as folhas caiam, será normal. logo rebrota.

observando bem, acho que você poderia eliminar aquele galho que cresce da base ou separar e fazer outra muda.
guifercon13/11/2008 16:18
dori escreveu:
Vai pegar com certeza.
O calombo vai ajudar na formação do nebari porque as raizes novas vão brotar dele.
deixe na sombra nesses primeiros dias. mantenha úmido e logo logo vai começar a brotar. não demora e o escorredor estará cheio de raizes.
antes disso é possível até que as folhas caiam, será normal. logo rebrota.

observando bem, acho que você poderia eliminar aquele galho que cresce da base ou separar e fazer outra muda.

Vixe, entao, eu deixo a maioria das minhas mudas no sotão, que tem telhas te vidro.. o problema é o calor, mas eu vou forrar com caixas de leite, que é um isolante termico muito bom, quem sabe a temperatura nao baixe uns 10 graus, heheheheh...

Deixei no lugar que pega sol da manhã, mas hoje mesmo eu passo pra garagem que é mais fria pra descansar um pouco..

Entao, por enquanto eu nao vou remover este galho porque eu vou precisar cortar o calombo no meio, e eu quer que os dois sorevivam... Talvez daqui uns dois meses eu faço isso, sabendo que é um FICUS BRUTO por natureza, hehehehe

Valeu a ajuda!

Abraços,
Guilherme
edsonr junior13/11/2008 16:39
Re: Possível Yamadori - ajuda identificaçao de espécie
guifercon escreveu:
Olá pessoal, preciso da ajuda de vocês na identificação dessa planta:

Penso ser algum tipo de ligustro, sera???

Detalhe, essa planta nasceu numa fresta dos ladrilhos no telhado do prédio que eu trabalho, nunca foi regada e ta linda, acho que não terei problemas com ela no futuro, hehehehe

100+,
Guilherme.
Boa tarde guifercon, eu so novo na arte do bonsai, mais posso te garantir que essa sua planta é uma gameleira, aqui em minha cidade possui algumas dessa espécie!
bad_clusters13/11/2008 17:35
Bom, fico com a opinião do dori, gameleira e corte rente a parede!
guifercon04/12/2008 15:49
EDIT: Agora com a imagem!!!

Atualizando:

dori escreveu:
Vai pegar com certeza.
...
não demora e o escorredor estará cheio de raizes.
...

E assim está por enquanto:

E foi bem rapido mesmo, nao faz nem um mês que eu retirei da parede!
So caíram algumas folhas, o resto ta la bonitão...

ADORO FICUS!!!
😉

Abraços!
Guilherme 😂
dori04/12/2008 16:09
tá ótima heim.
mamadeira nela agora!
guifercon04/12/2008 16:32
dori escreveu:
tá ótima heim.
mamadeira nela agora!

Mas jaaaaaaaaaa?

TM+FO?

Eu so tenho a TM, FO acho q vai feder muito e tem minha gata, nao quero que ela fuce porque TM diz na embalagem que é toxico...

Da pra fazer mamadeira com adubo quimico?

Abraço
Marcos Paulo Duarte04/12/2008 18:57
hum.. tinha um privada qui em casa, que há muito tempo meu pai plantava nela, tem uma figueira dessa aí, com uns 2,5 metros, uns 10 anos, to reduzindo ela aos poucos

é uma planta boa, pega bem de estacas, cresce rápido e é resistente, só toma cuidado no transplante
deixa ela crescer bem

ah, pode usar TM+FO sem problemas

abraços
guifercon04/12/2008 21:57
Marcos Paulo escreveu:
hum.. tinha um privada qui em casa, que há muito tempo meu pai plantava nela, tem uma figueira dessa aí, com uns 2,5 metros, uns 10 anos, to reduzindo ela aos poucos

é uma planta boa, pega bem de estacas, cresce rápido e é resistente, só toma cuidado no transplante
deixa ela crescer bem

ah, pode usar TM+FO sem problemas

abraços

Orra, legal hein, tem fotos dessa planta no forum?
Ta reduzindo como? Alporquias, podas drasticas?

Opa, a intençao é deixar ela nesse escorredor ate nao dar mais...
Mesmo porque eu vejo que minha falta de paciencia (Heresia da minha parte, fundamentos basicos do Bonsai) acaba prejudicando as plantinhas...

Vou comprar um pacotao de humus de minhoca e FO. Posso fazer essa combinação?

E se eu quiser fazer mamadeira com adubo quimico? Perigoso pra planta? Alguem ai ja tentou isso?

Obrigado pela resposta!
Guilherme
12