Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Imitação de Araucária

12
SEKI - Elio Luis Secchi14/11/2008 15:07
Imitação de Araucária
Não sei quem foi o artista pois esta foto foi tirada por um compadre meu numa pousada na Serra gaúcha, mas especificamente em Cambará do Sul.
Mas fiquei impressionado com a perfeição da imitação de uma araucária, estilizada a partir aparentemente de uma conífera.
Para quem convive com araucárias, chama a atenção dos detalhes, como o aspecto da casca, a distribuição e aspecto dos galhos, a presença de musgo nas partes mais sombreadas, tudo com muito perfeição. A caixa de fósforo e a garrafa de álcool dão uma idéia de tamanho.
Infelizmente está plantada num vaso de plástico estilo "mausai". Mas isso não tira o mérito de quem estilizou es planta. Em minha humilde opinião.

abraços
araldi14/11/2008 23:18
Hehehehe amigo Élio, se vc não coloca que não é Araucária, iria instigar muitos que sonham com um bonsai desta espécie.

Mas realmente muito bom o trabalho ficou realmente muito parecido com a nossa querida Araucária que por sinal é a arvore simbolo no nosso estado.

Parabéns ao autor, e obrigado por compartilhar conosco este trabalho. Caso descobra a espécie avise.

Um abraço

Gerson Araldi
Leandro MM15/11/2008 08:47
Um trabalho perfeito...
Irmão Elio, parabéns pela percepção do excelente material, muito bom mesmo, me parece uma kaizuca, mesmo que não seja já me serviu de inspiração para fazer algo parecido.
Acho que essa pode ser mais uma faceta do bonsai, despertar a observação e nos propor trabalhos inspirados na natureza, não acha?
Um TFA.'.
dori15/11/2008 14:20
Amim, parece artificial
acho que é de plástico
SEKI - Elio Luis Secchi16/11/2008 21:54
É Amigo Araldi, de fato o sonho de um bonsai de araucária já foi manifestado muitas vezes neste fórum. Por isso quiz compartilhar para ajudar na inspiração dos colegas.
De fato Leandro, meu irmão, a natureza sempre deve ser nossa maior inspiradora.
Dori, compartilho com o amigo da preocupação de parecer artificial. Como não fui eu quem fotografou não posso afirmar por opinião própria, mas creio que o meu compadre e a comadre juntos, que já até viveram em sítio não iriam se enganar tão feio...
Será que vou ter que fazer uma viagem até aquela Pousada para confirmar? Então por enquanto tá valendo que natural.

Abraços a todos
dori16/11/2008 22:17
Observe bem a foto, alguns indícios.

- Tem um brilho plástico nas folhas do lado direito.
- As bases dos galhos tem um revestimento verde, parece musgo. não é natural.
- O musgo sobre a terra, tem 2 cores bem definidas.
- Aquela "graminha no lado direito do tronco" é de plástico mesmo.
- Alguém poderia ter se dedicado tanto a formatar uma árvore e plantado nesse vaso vagabundo de 50 centavos?

Artificial, me desculpe o seu compadre. isso se ele não estiver lhe pregando uma peça.
Alcides Junior17/11/2008 09:18
Se não for artificial é uma criptoméria PIPO.
SEKI - Elio Luis Secchi17/11/2008 10:09
Dori,
Muito interessantes suas observações. Agradeço.
Estou sentindo neste momento o quanto é complicado falar por aquilo que a gente não viu pessoalmente.
Talvez tenha faltado senso crítico de minha parte.
No momento que recebi as fotos por e-mail, nem me passou pela cabeça questionar a autenticidade do material, parti do princípio de que quem viu, viu certo.
Mas a estas alturas já estou não com uma, mas com duas pulgas atrás da orelha também. Agora fiquei "encucado". O problema é que não tenho previsão de ir para aquela região.
As plantas artificiais são feitas em grande quantidade de modo que não deverá tardar em aparecer alguém que tenha visto o mesmo em outro lugar.

abraços
CASSIO CORTEZE17/11/2008 10:27
Caros amigos,

Tomara que não seja artifiicial, pois é muito linda! hehe.
Cambará do Sul? Sou de Caxias do Sul... me passem por favor o endereço correto da pousada que, quando passar por aquela região, farei o possível para vê-la, aí tiramos as dúvidas.

Um abraço à todos!
Cássio
SEKI - Elio Luis Secchi17/11/2008 16:49
Cassio, vou conseguir e te passo um MP.
Eu também estou interessado em uma resposta definitava.

abraços
Ivanil Pimentel Vieira18/11/2008 22:56
Caro Amigo Elio,

minha opinião é que se trata de uma miniatura artificial, isso levando em conta a aparência com muito brilho e outros dados relatados por colégas.

Amigo Cássio,

como gosta de viajar, está ai a oportunidade de vc esclarecer todas as dúvidas ref. a autenticidade ou não do material em discução.Vai lá e conta a verdadeira estória.

Abraços - Ivanil
CASSIO CORTEZE19/11/2008 08:28
Opa! vontade de viajar não falta, o problema é tempo, hehe. Mas assim que possível, que estiver pela região, darei uma passada nem que seja somente para satisfazer a curiosidade... hehe..

Abraço
nickyfury01/12/2008 20:58
bonsai
Elio, pode até não ser falsa, mas que parece falsa, parece. 🙄 🙄

As tentativas de se tentar formar algo parecido a bonsai com uma araucária é tão antiga no sul, quanto o é, aqui no planalto central, de se formar bonsai com um pequizeiro:

No site da infojardin, informações detalhadas sobre essa espécie exótica:

http://fichas.infojardin.com/bonsai/araucaria-heterophylla-araucaria-excelsa-bonsai.htm

E aqui, o famoso pequizeiro:

http://www.biologo.com.br/plantas/cerrado/pequi.html

A sinuosidade de tronco e galhos é natural, como mostra a foto abaixo:

As folhas são muito grandes, dificeis reduzir, mesmo com desfolha constante. A reprodução via alporque, até onde sei, não foi conseguida, mesmo nos campos da EMBRAPA, que desenvolve projeto piloto para produção de mudas via sementeiras selecionadas: a cada mil sementes, 400 ou 500 é que brotam, sendo que apenas um terço disso é que desenvolve plantas adultas. No cerrado, porém, cresce a torto e a direito (não tão a direito, diga-se..rss).
fabianoscosta02/12/2008 10:26
Vejam bem,pode até ser artificial, mas qdo a vi sem ler os comentários posteriores, achei logo que se tratava de um pinheiro alemão, daqueles usados para fazer árvores de natal, o legítimo, por sinal.

Tenho quase certeza de que o seja!

Abraço,
Fabiano.
dori02/12/2008 12:01
Ah fala sério!

Estamos em um forum sobre bonsai, pessoas que entendem de plantas.
e não conseguem distinguir uma planta de plástico de uma verdadeira?
Alcides Junior02/12/2008 13:57
Então responde para nós, ela é FALSA ou VERDADEIRA????? ❓
fabianoscosta02/12/2008 14:45
Dori meu amigo, me perdoe se não atingi suas expectativas.

Abraço,
Fabiano.
dori02/12/2008 15:31
é tão falsa quanto uma nota de 15 reais
tem à venda em floriculturas, aos montes, custa em torno de 8 reais
nickyfury03/12/2008 07:53
bonsai
Dori, a respeito do seu comentário, distinguir através de fotos o que é falso do que é verdadeiro, nem sempre é tão simples assim. 😲

Há alguns anos, folheava uma revista espanhola de bonsai, creio que a Bonsai Actual, quando vi na ultima capa um bonsai que despertou muita atenção e suscitou grandes discussões a respeito no Japão. Tratava-se de um Pinheiro Goyomatsu ou pinheiro branco, só que a base e o tronco eram de outra planta, como se fosse um enxerto. A foto dizia que a planta era bem velha. 🙄

A controvérsia a respeito dessa planta, segundo a revista, se devia ao fato de que, no Japão, grandes Pinus e Juniperos, além de outras espécies, são bem conhecidos. Se aquela planta fosse o que aparentava ser, algum bonsaista renomado, certamente, saberia a quem pertenceria. Ora, a verdade é que não apareceu o nome do proprietário, nem ninguem assumiu a autoria pelo bonsai. Isso e mais a planta, é que estava suscitando tanta discussão. 😄 😄

O japonês é uma pessoa extremamente temperamental e sisudo, do tipo que não brinca nem extravasa seu humor, principalmente o bom humor, quando se trata de algo sério como o bonsai. Pelo menos não entre eles. Então, imagine só a cena. 😄

Resumindo: o tal bonsai, ao final das contas, depois de alguns meses de discussão entre os grandes e os maiorais lá da terrinha do sol nascente, foi desmascarado: era um bonsai confeccionado todinho, inclusive o vaso, em papel marchê. 😂 😂 😂 😂 😂

Moral da história: se até os grandes bonsaistas japoneses foram iludidos com a foto de um bonsai feito de papel, que dirá nós, pobres mortais, crianças que ainda engatinham no mundo do bonsai? 😉 😉
Alcides Junior03/12/2008 08:54
Muito bom seu comentário Nick.
Dori, quanto a ter em floriculturas aos montes, devo confessar que na minha pobre região não existe tal produto, por isso a minha grande desinformação a respeito. Ao que me parece ai tem muitos. É muito fácil reconhecer uma peça sendo como artificial quando ja pudemos presenciar ela ao vivo, o que não é o caso de muitos, assim como eu, participantes deste espaço.
nickyfury03/12/2008 10:19
bonsai
De qualquer forma, creio que deveriamos encerrar de vez com essa discussão, sem futuro nenhum, aliás. 😄
dori03/12/2008 12:50
Amigos.

Desculpe-me pelo infeliz comentário.
realmente não é tão obvio, senão não teria engando o autor da foto.
verdadeiro e falso se confundem mesmo.
eu não quis de forma alguma menosprezar o conhecimento e a capacidade de ninguém.
Mais uma vez me desculpem.
discussão encerrada.
nickyfury03/12/2008 16:13
bonsai
Dori, a propósito, quando estive em sua cidade, fui a uma floricultura situada em uma rua bem afastada do centro, em que tive a oportunidade de adquirir plantas a preços bem razoáveis. Na época, há uns quatro ou cinco anos, comprei várias jabuticabeiras para compor uma floresta. Fiquei interessado em alguns troncos de primavera, bem antigos, mas o dono pedia muito por eles, de maneira que não os comprei. 😄
Ivanil Pimentel Vieira03/12/2008 23:32
Dori,

nem todos os foristas entendem tanto de plantas como vc acaba de afirmar.

O Fórun é democrático, aonde postamos nossas opiniões mas também nossas dúvidas ou o que entendemos ser.

Pelo que entendi ,vc é um bom entendedor de plantas e possui a respósta para nossas dúvidas. Aproveita a oportunidade para matar a charada de uma vez ❗

Ivanil
-------------------------
- Todos os homens pretendem caminhar na estrada do conhecimento.
Essa Estrada, uns a procuram, outros afirmam tê-la encontrado. Um dia, porém, uma vos proclamará:"Não há caminho, nem atalho ❗ "(Omar Kháyyam - Rubáiyát).
Ivanil Pimentel Vieira03/12/2008 23:43
Pessoal,

como não estava recebendo as Notificações do Tópico e abri apenas a primeira página, fui até o final e não percebi outras manifestações.
Em momento algum pretendi continuar com o assunto "Verdadeiro ou Não"

Ivanil
................
12