Euphorbia cotinifolia
Edu Miranda31/12/2008 09:17
Euphorbia cotinifolia
Tenho enorme adimiração por esta espécie que sempre me chamou a atenção tanto pela sua beleza quanto sua incrivel resistência é uma pena haver tão poucos exemplares de bonsai de Cotinus. Esse é resultado de uma estaca que está comigo a seis meses enraizada com uma semana e meia, que mesmo sem ser educada já começa a apresentar uma aparência de bonsai.
Leiteiro-vermelho, Euphorbia cotinifolia, Alectoroctonum cotinifolium, Alectoroctonum cotinoides, Euphorbia cotinoides, Euphorbia haematodes, Euphorbia sanguinea, Tithymalus cotinifolia, barrabas, caracasana, aiapana, açacuí, figueirinha-roxa, maleiteira
Foto: Ives Clayton Gomes dos Reis Goulart
* Nome Científico: Euphorbia cotinifolia
* Sinonímia: Alectoroctonum cotinifolium, Alectoroctonum cotinoides, Euphorbia cotinoides, Euphorbia haematodes, Euphorbia sanguinea, Tithymalus cotinifolia
* Nome Popular: Leiteiro-vermelho, caracasana, barrabás, aiapana, açacuí, figueirinha-roxa, maleiteira
* Família: Euphorbiaceae
* Divisão: Angiospermae
* Origem: América Central e América do Sul
* Ciclo de Vida: Perene
O leiteiro-vermelho é um arbusto grande ou arvoreta, de copa globosa e folhagem vermelha, muito ornamental. Seu caule é ramificado e sua seiva é lactescente. As folhas apresentam forma elíptica e são de um vermelho intenso, muito vistoso e diferente. Quando injuriada por estiagem ou geadas, o leiteiro-vermelho se desfaz de suas folhas, tornando-se decíduo. A floração ocorre na primavera e as flores são bem pequenas, de coloração branco-creme e importância ornamental secundária.
Esta arvoreta de colorido exuberante é ótima para cultivo isolado, em pequenos espaços, como calçadas, pois apresenta pequeno porte, dificilmente ultrapassando 5 metros de altura. Ela também pode ser conduzida como arbusto e até mesmo em cercas-vivas, com boas podas de formação que deixem a planta mais baixa e compacta. Apesar de tolerar a meia-sombra, suas folhas perdem seu vermelho vibrante e tornam-se esverdeadas e esmaecidas nesta condição.
O leiteiro-vermelho é considerado planta tóxica, assim como muitas outras plantas do gênero Euphorbia. O contato da pele com sua seiva leitosa pode provocar alergias, irritações e queimaduras. Da mesma forma, a planta é bastante perigosa quando ingerida, provocando salivação, vômitos, náuseas e irritações gastrointestinais. Por este motivo, deve se evitar seu plantio em áreas freqüentadas por crianças e animais domésticos.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos regulares, principalmente no primeiro ano de plantio. Planta tipicamente tropical, o leiteiro-vermelho é capaz de tolerar o frio e a seca, mas se ressente, perdendo folhas e até a ramagem mais jovem e fina. Multiplica-se por sementes e estaquia de ponteiros e ramos semi-lenhosos.
Thiago Giaconi31/12/2008 13:56
Olá Edu,
Lindo Exemplar...adorei!!!
Não conhecia esta espécie
vou ver se consigo achar por aqui
Parabéns
Abraço
Thiago Giaconi
Ivanil Pimentel Vieira31/12/2008 15:45
Edu,
Já vi algumas dessas plantas em calçadas de minha cidade, duas ao lado de minha casa.Seus galhos mais finos morrem durante o inverno aqui de minha região, mas depois de uma póda rebrotam e forma-se bela cópa naturalmente, muito, muito parecida com bonsai, vc tem razão de falar isso!
Embóra muito linda, ainda não vi bonsai dessa espécie.
Vc acha que nessa época as estacas ainda pégam?
Um abraço - Ivanil
Edu Miranda01/01/2009 11:00
Oi Ivanil tudo bem, eu acho bem provável que consiga andei pesquisando o clima de sua cidade e percebi que a temperatura mínima nos próximos dias é entre sete e nove gráus o que não é uma boa condição para o enraizamento do cotinus mais apartir de sexta o clima fica mais propício com o almento da umidade talvez seria bom colocar algumas estacas em estufas de pet caso o clima esfrie muito , tente ultilizar a terra que se encontra ao redor da árvore ela já esta preparada para o enraizamento.
Ivanil Pimentel Vieira01/01/2009 16:03
Olá Edu,
tudo bem graças a DEUS!
Veja só, o ano se iniciando e a gente a postos para ajudar ou buscar novos caminhos no bonsai.Mas é isso mesmo, nossas plantas são como pessoas da família, precisam de nós diáriamente e nos dão muitos momentos de alegria e as vezes até nos surpreendem.
Te agradeço pela atenção nesse dia tão especial! Obrigado pelas orientações e pela gentileza de postar...
Bom inicio de Ano ❗ 😂
Abraço - Ivanil
Alcides Junior02/01/2009 07:53
Edu, eu também não conhecia esta espécie. Sorte do Ivanil ter ao lado de casa hein....
Muito belo, achei fantástica a rapidez de enraizamento.
Edu Miranda02/01/2009 08:43
to bom Junior. Aqui em BH antigamente se ultilizava muito essa planta nos passeios e como cerca viva, essa é uma espécie que se dissemina na natureza por estaca, quando o galho ainda é jovem possui uma junção que se solta com facilidade em uma ventania onde começa um processo de enraização mesmo que o contato entre o galho e o solo seja mínimo.
Ivanil Pimentel Vieira02/01/2009 14:06
Edu,
vc falou no inicio do Tópico que o Cotinus frutifica...seus frutos poderão ser consumidos? Seus frutos produzem sementes que servem para germinar?
,
Junior,
é mesmo, sorte minha, só que o vizinho se encontra na Fazenda e ainda não voltou,rsrsrs.Vou pedir para retirar um galhinho ou +.
Aqui em minha cidade no inverno deverá ser recolhida e ai em tua região ...6 gráus negativos...será que (guenta)
Abraço - Ivanil
Edu Miranda02/01/2009 15:44
Ivanil prá ser cincero não sei se são frutas comestiveis são muito pequenas
e seu leite e sua cor forte é um sinal da natureza pra manter distancia .quanto as sementes nunca tentei devido a facilidade da estaquia e o fato de poder escolher um galho mais propício pra bonsai.
na natureza: bela como um acer e vigorosa como um ficus se adaptou bem ao clima tropical do Brasil.
reperei que quando na sombra suas folhas ficam verde.
floração.

Ivanil Pimentel Vieira02/01/2009 18:10
Estive olhando a planta bem de perto e percebi o que vc acaba de falar, as folhas que recebem pouca luz solar são verdes.Fico imaginando um bonsai da espécie , não entendo como ainda não foi devidamente explorada pelos bonsaistas.No sul seria pelo frio, mas em regiões mais quentes o que ocorre que não está sendo aproveitada?Será que alguém possui a respósta que estamos procurando! 🙄
Ivanil
Edu Miranda02/01/2009 19:42
Eu imagino que há um certo preconceito por parte dos bonsaistas mais antigos devido a ceiva leitosa, uma vez ofereci o cotinus a um colega bonsaista muito conhecido no nosso país, ele disse que era muito leitosa ficou meio assim só pegou pra não fazer disfeita entende, eles não gostão de sair dos padrões e renovar são bastante concervadores. Acho que cabe a nós, uma nova geração, difundir esta espécie maravilhosa, e sempre buscar outras espécies que serão muito proveitosas como bonsai.
Alfamega02/01/2009 20:12
Acho que o problema seria a toxicidadde da planta...
sandroguchilo02/01/2009 20:12
este fórum é realimente maravilhoso, já há tenho observado um exempliar bem antigo e maravilhoso que existe perto de casa, tentei fazer estacas achei que seria fácil por ser uma árvore leitosa mas fora de época as estacas não resistiram ,,, contudo não sabia que espécie era ,, e acabei por deizar mei que de lado a busca por infoprmação sobre a mesma,, tenho a dizer que ver este tópico só me fez reanimar ( já vou ver quando poderei fazer mais umas tentativas!!! obrigado a todos e ao nosso colega edu mirtanda pelo belo exemplar e difusão do trabalho!!
Edu Miranda02/01/2009 22:09
Alfamega.
Azalea spp, Buxus sempervirens, Ficus …….. Ficus elastica, Ficus lyrata, Juníperos …….. Juniperus spp, Tuya …….. Thuya spp, Ginkgo Biloba, Pyracantha, Schefflera, são plantas usadas no bonsai que são altamente tóxicas.
http://fichas.infojardin.com/listas-plantas/plantas-toxicas-venenosas.htm
sandroguchilo fico feliz que tenha gostado do fórum. O meu único desejo é ver mais trabalhos desta espécie embelezando nossos fóruns.
darkaso02/01/2009 22:13
Edu,
é uma planta venenosa, por isso tenha cuidado com crianças e animais em casa. O leite atrapalha, você vai aramar é sai leite pra todo lado no tronco quando é ferido, se arranca uma folha sai leite. E ainda tem o problema da poda em galhos mais grossos, demora parar de 'sangrar". Acredito seriam estas as possíveis cotrariedades pelos bonsaístas.
T+
Edu Miranda02/01/2009 22:35
darkaso como comentei com o Alfamega, Azalea spp, Buxus sempervirens, Ficus …….. Ficus elastica, Ficus lyrata, Juníperos …….. Juniperus spp, Tuya …….. Thuya spp, Ginkgo Biloba, Pyracantha, Schefflera, também são tóxicas e nem por isso deixaram de ser bonsai. quanto ao fato de sair leite ao aramar é porque não foi aplicado o metodo correto de aramação não se deve enrolar o arame em galhos jovens, apenas usar ganchos se não realmente sai leite (parece que estamos discutindo sobre uma vaca ,mais tudo bem). é uma tremenda barbaridade por parte dos bonsaistas deixar de cultivar esta espécie maravilhosa apenas porque sai leite.
Ivanil Pimentel Vieira02/01/2009 23:00
Eduardo,
concordo contigo que outras espécies existentes no Brasil devem ser pesquizadas e os resultados obtidos sejam divulgados.
No início de 2006 surgiu um Tópico "Bonsai de Guabijú", e não apareceu nenhum bonsai da espécie ao menos neste Fórun.Sementes foram enviadas para sete Estados do Brasil, inclusive Nordeste, totalizando mais de vinte foristas contemplados com sementes.
O Guabijú é encontrado em todos os Estados do Sul, trata-se de uma planta nativa que produz frutos com polpa adocicada, muito disputada pelos pássaros e logo poderemos ver bonsai dessa espécie.
Quantas espécies disponiveis que poderão contribuir com os bonsaístas
Brasileiros.
São pouco divulgadas:Cambui,Cerejeira-do-rio-grande,Crássula,Cyca,Gardênia,Glícinias,Ipês,Jatobá,Liquidâmbar,Manacá,Marmeleiro,Pau-Brasil,Pau-ferro, e tantas outras.Sei do trabalho realizado pelo Sergivaldo na pesquiza e divulgação das plantas nativas do Nordeste.
Cabe portanto, a cada iniciante,intermediário ou bonsaísta fazer sua parte,trabalhando com plantas esquecidas ou pouco divulgadas que poderão ser incluidas junto ás tradicionais usadas no Brasil.
Abraço - Ivanil
Edu Miranda02/01/2009 23:25
Ivanil , fui procurar imagens de guabijú, e percebi que foi a qual eu procurei por muito tempo o nome dessa planta e não encontrei, achei uma árvore dela em uma viagem que fiz para Espirito Santo, e é muito promissora para um bonsai recolhi algumas sementes que plantei em bh eboa parte germinou e será um prazer para mim poder trabalhar em algo tão raro no bonsai.
Alcides Junior03/01/2009 07:53
Ivanil, bem lembrado o trabalho do Sergivaldo com as nativas do Nordeste, nós temos que nos aperfeiçoar nas nativas do Sul. A muda de guabiju que me mandou vai bem, as sementes estou esperando germinarem.
Ivanil Pimentel Vieira03/01/2009 20:15
Caro Eduardo,
é interessante vc verificar se as sementes colhidas no Espirito Santo e semeadas em BH são mesmo do Guabijú.Acabei descobrindo a página do Tópico com o título"Bonsai de Guabijú -Myrciantes Pungens" de minha autoria onde o forista Alexandre Mattoso, postou dados da planta existente no Sul, desde são Paulo até RGS.Sendo encontrada nos altos do Rio Uruguai passando ao Norte do Uruguai chegando a Argentina, Paraguai e Bolívia.Veja fotos dos frutos, folhas e da árvore na página l8 do Fórun Central, terceira mensagem.Se vc encontrou árvore da espécie no Espirito Santo possivelmente foi levada do Sul.
Amigo Junior,
o amigo está lembrado que converçamos de tua participação no Tópico citado acima"Bonsai de Guabijú" , pois é,visite a página e vamos então sair da dúvida!! 😄 😄 Acho que o amigo vai ficar me devendo uma! 😂 😂 😂
Sei que a mudinha e as sementes estão em boas mãos., pena mesmo não ter mais mudas para te enviar e esse ano a grande estiagem ter derrubado quase todos os frutos ainda verdes.
Quando postei o Tópico iniciando na arte, apareceu toda a cavalaria montada do Fórun querendo saber tudo do Guabiju: Minha Madrinha Angela, Sergivaldo, nicky e outros foristas.Ufa, foi um sufoco!!!
Desculpe ter falado muito do Guabijú, mas verão que éla merece aparecer no Brasil como um lindo bonsai.
Abraço - Ivanil
darkaso03/01/2009 21:19
Edu,
já tive a oportunidade de ver um bonsai com cotinus e achei uma bela planta. Estava bem estruturada e me pareceu em harmônica para a espécie. Acho que vale a pena, mas é difícil de encontrar em hortos e floriculturas.
Quanto á toxidade, a dela é mais do que as planta citadas por você, o que realmente não tem tanto problema se formos fazer bonsai e não comê-las. A modelagem por ganchos deixa a planta pouco natural com uma curvatura muito circular. Acho que enrolar ráfia nos galhos e aramar pode ser uma ajuda para não deixar de modelar corretamente. Ainda tem a possibilidade de modelar apenas com podas, algumas espécies podem ser conduzidas assim sem perda nenhuma.
T+
Edu Miranda03/01/2009 22:18
Ivanil não lembro de textura do tronco mais as folhas e os frutos são identicos, lembro que as frutas mancharam minha mão de roxo.
darkaso você pode facilmente encontrar estacas em lotes vagos na orla da pampulha.
Ivanil Pimentel Vieira04/01/2009 10:07
Edu,
deve tratar-se da mesma planta...a polpa do fruto é adocicada,descarta-se a semente.
Um abraço - Ivanil
Marcos Paulo Duarte05/01/2009 14:22
Olá Edu,
Muito bonita sua planta, mas o amigo confundiu o nome da planta,
não é um Cotinus e sim uma Euphorbia cotinifolia, da família Euphorbiaceae, nativa da região dos Andes.
cotinus:
euphorbia cotinifolia:
tem muitas dessas euphorbias por aqui, também estou tentando um bonsai com ela.
parabéns pela planta
abraços
Edu Miranda05/01/2009 19:58
Marcos Paulo muito obrigado pela correção. já corrigi o forum.
um abraço.