Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Euphorbia cotinifolia

12
Paulo Giovani13/01/2010 16:20
Eu tenho um bonsai dessa espécie com 12 anos que eu mesmo fiz. Como fiz uma poda radical nele recentemente vou esperar ele se recuperar para tirar algumas fotos e postar aqui no fórum.
Paulo Giovani13/01/2010 16:21
Se aramar uma planta dessas tem que deixar folga para não machucar o galho. Seus frutinhos são venenosos!!!
IanaMel13/01/2010 18:11
Nossa, é um sonho essa planta! Acho simplesmente maravilhosas plantas que tem folhagens nessa cor púrpura, infelizmente nunca havia visto ela, acho que n tem por aqui... será que ela n daria umas sementinhas, aí eu mandava um envelope selado....assim eu plantava, esperava crescer e um dia podia ter um bonsai dela...
cesar_alr13/01/2010 21:32
Amigo posta ae a evolução da sua planta, depois que vi este tópico ano passado ( se não me engano ) também consegui uma muda.

Esta planta lembra minha infância a criançada falava que era dela que os sapos tiravam o leite ( acreditavamos que os sapos cuspiam o leite nos olhos das pessoas como forma de defesa, e esse leite deixava o infeliz cego 😮ops: ) ahuahua
CARLOVICH13/01/2010 21:56
Pessoal eu não consigo ver agora... mas no final da minha rua tem uma árvore..veja bem..escrevi árvore.... com folhas bordôs como esta... tem pelo menos de 5 a 8m... eu acho... se for ela vou tentar roubar umas 200 estacas... que acham...? como fazer as estacas... cortar, em ângulo ou reto...
usar serrote... em ângulo... etc..ou quebrar? depois de separada, abrir em forma de cruz a ponta... ou só descascar? etc etc etc...quero tentar...
Matheus 3113/01/2010 23:23
Achei essa planta super bonita, aquela foto na primeira pagina parece um bonsai bem moderno
Paulo Giovani14/01/2010 11:42
As estacas são fáceis de fazer. Qualquer galhino que você planta no chão em 3 a 4 dias já começa a brotar. Não há época certa mas, mas é preferível não plantar no inverno. Quanta as sementes é mais demorado e por estaquia já se consegue um excelente exemplar para bonsai com tronco (ou caule) com uma grossura legal.
Paulo Giovani14/01/2010 11:47
Quanto ao modo de fazer a estaquia é simples: e só quebrar o galho da árvore, ou serra-lo, e planta-lo. Não tem segredo nenhum. Do jeito que plantar ele brota. Muito versátil, não???
Laudir14/01/2010 12:34
Vou fazer um experimento aqui e tentar uma estaquia.... gosto desta planta.. suas folhas parecem feitas de camurça
CARLOVICH14/01/2010 19:26
POXA SE FOR ASIM FACIL VOU TENTAR AINDA ESTA SEMANA...

VALEU!... PLANTAS DIFERENTES FAZEM A DIFERENÇA MUITAS VEZES...
cesar_alr15/01/2010 08:37
Está planta tem o desenvolvimento muito rápido.

Quanto a estaca é só corta na diagonal e plantar na areia que pega, fiz uma estaca não usei hormonio e ela pegou.
Paulo Giovani15/01/2010 11:36
Eu tenho 20 anos de experiência com essa árvore e digo: a maior dificuldade que vocês terão é na hora de aramar. Vocês podem ou prender os galhos com linha de nylon dando a curvatura desejada ou aramar deixando uma boa folga entre o arame e a casca. Mas tem que evitar modelar galhos muito finos ou ao sair o leite (o que é perfeitamente normal) eles (os galhos) secarão e aí terão que fazer um reestyling no seu bonsai...rsrsrs.
Pethrus Barros21/06/2010 19:50
Como fazer estaquia desta espécie ?
Pethrus Barros23/06/2010 13:39
Pethrus Barros escreveu:
Como fazer estaquia desta espécie ?

Perdão, resposta logo acima.... 😉
Rogerio Shiratori23/06/2010 19:57
Mudas de euphorbia
Percebi que muitos aqui no post não conheciam e não tinham muito acesso a essa planta (euphorbia). Caso queiram, eu posso gerar umas mudas por estaquia e mandar via sedex.
Tenho euphorbia no sitio e ela pega bem por estaquia. Estou com algumas prontas que plantei tem 1 ano e vou começar a trabalhar nelas. Pelo que sei, não é mesmo uma planta muito cultivada por bonsaistas, mas como muitos aqui eu já vi vários "milagres" em plantas que ninguém botava muita fé....
Essa sua esta muito bonita. parabéns.

abraço a todos e então se quiserem, podemos barganhar umas mudas de euphorbia que é praga na região do sitio...rs
IanaMel23/06/2010 22:57
Olá Rogério, eu gostaria muito de uma muda! Mandei mensagem privada pra vc.
erikprates24/06/2010 08:43
muito linda essa planta, as cores das folhagens tem um toque especial de cores.
t+
ERik
mauro mattos24/06/2010 18:36
Como conseguir uma muda??
Edu,
sou do RJ capital e já tentei procurar pelos viveiros da minha região sem sucesso, vc tem alguma dica de onde eu posso conseguir uma muda.
Eu tenho mudas de avenca japônica, a folha é bem parecida, que são folhagens.

abraços.
Pethrus Barros03/09/2010 18:53
Fiz algumas estacas e quase todas brotaram, mesmo fazendo de forma errada, em breve postarei as fotos.
Rogerio Shiratori29/09/2010 11:57
estacas prontas para envio
Olá amigos.

Conforme eu havia postado anteriormente, coletei as estacas e estão enraizando, quase prontas.
Se houver interesse dos amigos, posso enviar via correio para vocês.
Não estou cobrando nada, mas se tiverem mudas para trocar, seria muito interessante...

um abraço a todos e quem se interessar por uma mudinha de leiteiro vermelho me informe por mp.

abraço
Vhalveruth29/09/2010 13:55
Boa tarde pessoal!

comrpei uma muda ontem, pois naum acho arvores pra fazer estacas.. td bem pq paguei 3 reias só....

agora este final de semana vou plantar na minha "rocinha" para crescimento.

abraços
12