Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pitangueira de 16 anos - Atualizado 27/12/2010

12
Donegá02/01/2011 19:40
Olá Nicky,

Seguem novas fotos numeradas conforme solicitado. Qto ao corte em "U", me desculpe mas ñ entendi, poderia fazer um rabisco até mesmo com o Paint Brush nas fotos do nebari, desculpe a amolação.

Veja que a frente 1 e a 4 ñ mostram a curvatura do tronco, seria possível usar uma delas crinado assim um chokan, ou o mais indicado seria mesmo aproveitar a curvatura sem criar uma ilusão de ótica p/ quem olhasse de frente (sendo a frente escolhida a 1 ou a 4)?

Nicky, nem sei cm agradecer a ajuda até aqui.

Valeu amigo.
nickyfury03/01/2011 20:56
bonsai
Donegá, analisando detidamente as quatro ultimas fotos, considerei que a de numero tres é que apresenta uma boa possibilidade de trabalho, mas no caso, voce teria que cortar o tronco na altura da linha vermelha, iniciando um novo ápice com um dos dois galhos que nascem perto desse ponto de corte. 😲

Com isso, a planta deverá ser inclinada para a direita, um pouco, para ficar mais ereta. O tronco possui uma ótima conicidade desde a base até esse ponto. O corte irá ficar oculto, pois a medida que novas brotações surgirem, elas poderão cobrir o corte, pois a copa geralmente deve ser arredondada, caracterizando uma arvore mais antiga. 😄

Fica uma planta mais baixa, é verdade, mas com mais impacto visual, depois de bem cheia de folhagem e com uma boa estrutura de galhos formando a parte aerea, do que se vc preferir manter toda a planta para um chokan. Bem, isso na minha humilde opinião iria render um trabalho mais técnico, com um tachiagari bem robusto, boa conicidade e possibilidades maiores de trabalho. Um hokidachi de primeira linha, o que realça nessa espécie, que a meu ver não retornaria bem com um chokan. 🙄

Guardadas as devidas proporções, vez que sua planta irá resultar num hokidachi mais alto, a formação estrutural todavia ficará parecida com a dessa planta, principalmente na parte da copa arredondada:

Quanto ao corte da raiz em forma de "U", fiz um desenho, canhestro até por demais, afinal sou melhor palpiteiro que desenhista, por mais que eu queira. Desenhar num papel é até facil, dificil é usar o velho Paint para isso, mas, vá lá, apenas como orientação:

O corte ficou para cima, como está na ilustração. Mas, ao inverter o desenho, o corte fica voltado para baixo. 😲 Bem, espero que os esclarecimentos possam orientá-lo adequadamente. 😲
Mcdonald04/01/2011 01:20
Fala ai Marcião.... hehehe.... já vi esta planta ao vivo.. buniiiiiita demais da conta.....

Feliz ano novo meu véi...
abrass
Donegá04/01/2011 16:51
Valeu Nicky ñ tenho cm agradecer pelas orientações, vou aguardar mais alguns dias p/ ver a resposta a desfolha e dar início aos trabalhos. Conforme a evolução vou postando as fotos p/ ir acompanhando.

Fala Mc, realmente fica mais bonita ao vivo, o fotógrafo ñ ajuda, rsrsrs. E aí cara sumiu? Recebeu a msg de ano novo?

Abraços.
Mcdonald05/01/2011 00:48
Sumi mesmo.. Passei o reveillon em Florianópolis, fui de moto... irado véi essa viagem.... mas agora é trampar e trampar, hehehehehe
recebi sua msg sim.. só não respondi pq tava sem crédito....
tudo de bom pra vc e toda sua família pra esse 2011
abração
12