Yamadori de Duranta -- Atualizado em 29/01/2012
Salo09/02/2009 19:03
Yamadori de Duranta -- Atualizado em 29/01/2012
Olá pessoal, esta Duranta estava atrapalhando na casa da minha sogra, e para não jogar fora eu resolvi tentar encaminhá-la como bonsai.
Ela estava, aproximadamente, com um metro de altura, agora está com 25 cm.
O tronco dela era muito reto e com uma copa muito alta, deste modo o que deu para aproveitar dela foi isso. A primeira vista só consegui pensar em um Hokidachi com uma copa triangular, mas não está nada definido ainda, por isso peço a opinião dos amigos para me ajudar nessa empreitada.
Foto atual
Aqui um projeto quem sabe para o futuro
Att,
Salo.
Marcos Castilho09/02/2009 19:32
A projeção ficou perfeita, adoro Bonsai nesse estilo o que tens a fazer é aramar logo os galhos pois a duranta depois de um certo tempo não aceita muito bem aramação nos galhos pois endurece rapidamente.
Thiago Giaconi09/02/2009 19:49
Olá Salo,
Realmente ficou muito boa sua projeção, tua planta se tornará um lindo bonsai.
Abraço
Thiago Giaconi
FabioFloripa09/02/2009 19:51
Projeção muito boa.
Estou com alguns tocos na mesma situação, vamos aguardar.
Salo09/02/2009 20:39
Obrigado pelos elogios e dicas pessoal, vamos esperar ela se recuperar e emitir novas brotações para começar os trabalhos.
Assim que apresentar alguma evolução postarei para os amigos irem acompanhando.
Att,
Salo.
Alexandre S. Coelho09/02/2009 20:47
Salo
Ficou com uma base muito boa, e como já foi dito, será um belo bonsai!!!
Ficaremos aguardando toda evolução 😲 😄
Salo01/05/2009 13:55
Atualizando
Infelismente esta Duranta não gostou do projeto que fiz para ela e resolveu seguir por outros rumos.... 😄
Ela emitiu muitas brotações em baixo e quase nenhuma em cima, observem na foto.
Por isso resolvi mudar totalmente o projeto inicial e partir para um moyogi com muita conicidade, a intenção é a seguinte:
Cortar na marca do risco vermelho, plantá-la inclinada para a esquerda e direcionar o galho marcado com a flecha como novo ápice.
O que vocês acham?
Att,
Salo.
Salo28/12/2010 16:56
Fala pessoal,
Depois de um tempo olhando a moita que virou essa Duranta resolvi atualizá-la aqui no fórum. Fiz a desfolha e podei alguns galhos compridos, para poder analisar a estrutura.
Aqui com folhas
Detalhe do nebari
Desfolhada
Lateral
Minha frente preferida devido ao leve movimento do tronco
Eu gostaria de fazer um shari no tronco pra disfarçar o corte, o que vecês acham?
Desde já agradeço as opiniões.
Att,
Salo
Sillas José24/02/2011 13:35
Duranta
Fala Salo sou Sillas!rsrsrsr
Cara a um tempo não entro no forum por falta do mesmo.
Dando uma revisada nos tópicos e olhando o seu, gostei muito do seu pingo de ouro, tenho muita vontade de iniciar um projeto com uma planta desta apesar de não ser muito apreciada por muitos, acho uma das mais atrativas.
Vc pediu sugestões, então vamos lá. Lembrando uma coisa sou um principiante "só", em minha cidade. então só é uma observação que estudei nos livros, artigos, matérias, revistas e vídeos.
A frente que vc escolheu, também foi a que achei melhor, só que com um detalhe, estes dois galhos que saem em direção ao olhar de quem obesrva, vc teria que eliminá-los. Seria se não me engano uma questão de estética e algumas regras. Espero ter te ajudado apesar de ser um tópico um pouco antigo e sua planta pode até já ter mudado.
Valeu cara.
Mais uma coisa, com um certo tempo a copa fica cheia e acaba escondendo o corte que também com o tempo acaba cicatrizando.
Nikkei 10024/02/2011 17:01
Eu não eliminaria este galho mas o do lado que nasce no mesmo lugar. Isso porque me parece que o projeto é um Hokidachi, assim deve ter galhos crescendo em todas as direções. Não sei como está hoje, mas eu podaria os galhos curtos, deixando 2 entrenós em cada. Assim começa a melhorar a ramificação.
Salo09/11/2011 17:33
Olá pessoal,
Sábado dia 05 Moreno e eu fomos ao viveiro do Arthur pra tentar dar uma arrumada nessa duranta.
O intuito era dar fim nas cicatrizes deixá-la atraente. A solução foi fazer madeira morta.
Como estava ao chegar, já com os galhos podados para facilitar o transporte:
Iniciando os trabalhos com a retífica:
Quase concluído:
Últimos retoques:
Como está agora:
Frente
Lateral com detalhe da madeira morta
Logo após colocamos-na em um vaso um pouco maior, desembaraçamos as raízes e completamos o substrato.
É isso aí, agora é esperar as novas brotações, selecionar os galhos e começar a dar forma à copa.
Att,
Salo
marcio gabiatti09/11/2011 18:35
Gostei! acompanhando...
Ederson10/11/2011 10:44
Que trabalho de mestre.
Ficou muito bom mesmo.
Uma duvida que ferramenta vc usa na retifica Salo?
Tiago R10/11/2011 15:08
Não deixe de fotografar e nos mostrar quando brotar!
Salo10/11/2011 17:27
Beleza Marcio, que bom que gostou. Fique a vontade pra acompanhar e palpitar também.
Fala Eder, a retífica é uma Makita, quanto as fresas, eu usei umas que o Moreno tinha lá, eu vou pedir pra ele por as fotos.
Então Tiago, ela já começou a brotar, assim que der uma diferença eu posto aqui.
Att,
Salo
Mcdonald10/11/2011 17:59
Acompanhando....
Otoniel Santos10/11/2011 18:27
Salo meu nobre, esse é um trabalho que acho vai superar seu projeto inicial.
Com certeza uma retífica faz diferença. 😎
Salo11/11/2011 17:39
Blz Mcdonald, vamos ver no que vai dar!!!!
Caro Otoniel, as vezes a planta decide ir por um caminho diferente daquele que traçamos para ela. São galhos que nascem em alguns lugares, que não nascem em outros, secam daqui, secam dali e assim temos que nos adequar. As vezes fica até melhor do que esperamos.
Quanto a retífica, realmente é uma ferramenta que ajuda bastante, os trabalhos ficam mais fáceis e mais bonitos.
Att,
Salo
Marcos V. Resende11/11/2011 23:53
Salo, Parabens .
Planta muito linda seu trabalho um show, mantenha nos atualizados.
E um iniciante dando pitaco, na minha opinião eu agora trataria o Tronco com calda.
um Abraço. acompanhando .
marcelo bh12/11/2011 00:41
duranta
Belo trabalho eu estou com um tronquinho mais ou menos com o mesmo calibre ,e o unico estilo a seguir tb é só um,o hokidachi, pois o tronco é reto
e um pouco mais baixo que este. só falta ele ficar vivo rss,pois fiz o ymadori
esta semana. os outros pedacinhos do tronco que dividi , talvez de para outro estilo.vamos ver.
Agora este passo a passo ja me ajuda muito.tomara que o meu acompanhe
a mesma saida de galhos,pois se não correrei o risco de me perder.
estarei acompanhando.
abs e parabens pelo trabalho
abs
Salo13/11/2011 11:32
Caro Marcos,
Obrigado pelos elogios 😂 .Emrelação a calda, eu irei tratar a madeira morta sim, só estou esperando ela dar uma secada, pois, caso passe logo em seguida aos trabalhos, com a madeira ainda viva, corre-se o risco de causar intoxicação à planta.
Marcelo pode ficar tranquilo em relação à recuperação dessa espécie, ela é bem rústica e dificilmente se perde um exemplar. Espere a sua se recuperar, brotar alguns galhos e só depois pense em estilos e formas, as vezes as nossas plantas não seguem os caminhos que escolhemos para elas, e acabam nos surpreendendo.
Att,
Salo
Moreno13/11/2011 20:43
Fala Salomão!!!
Nao é que ficaram boas essas fotos hem!
faltou a foto do criador junto com a criatura pro album! hehehe
vou tirar umas fotos das fresas pra galera ver..
Salo14/11/2011 21:00
Fala Moreno!!!!!
Se eu tirasse uma foto junto ia estragar a planta 😂 😂
Vc recebeu o e-mail que eu te mandei sobre as spinosas?
Anderson Neuhaus16/11/2011 23:45
acompanhando!
Salo22/01/2012 21:29
Atualizando!!!
Fala Pessoal
Após algum tempo e com algumas brotações, resolvi fazer uma desfolha nessa dutanta.
O principal motivo para fazer essas intervenções foi o fato dos galhos se tornarem
quebradiços muito rápido.
Brotações
Desfolhada
Aramada

Apesar de parecer que os dois galhos da direita saem do mesmo ponto e vão para a mesma direção,
isso não ocorre, o galho mais acima na verdade é de fundo, reparem na próxima foto.
Vista superior
Então é isso.
Sugestões, opiniões e críticas são muito bem vindas!!!
Att,
Salo