Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Yamadori de Duranta -- Atualizado em 29/01/2012

12
LEAO22/01/2012 22:06
Beleza!!
Moreno22/01/2012 23:12
Muito bom velho!

vai começar a tomar a forma agora 😉

ve se aparece man. abraçao!
Tiago R23/01/2012 10:08
Fotografe novamente quando vierem as folhas? 😄
Anderson Neuhaus24/01/2012 13:34
muito bom!
Salo29/01/2012 16:22
Apenas uma semana depois, mas com algumas folhas novas e com a calda passada!!!

De frente

Detalhe

De cima

Att,
Salo
Moreno29/01/2012 20:49
muito bom velho,,,

mais umas semanas e vai estar com uns belos patamares....

abraço velho!
Luiz Peregrino29/01/2012 22:50
Excelente material e muito bom encaminhamento até o momento. Esse promete...

continue postando a evolução deste bonsai.

Luiz Peregrino
Guilherme Luz29/01/2012 22:55
Belíssimo material, muito legal mesmo...

Tenho um material muito parecido com o seu entretanto eu estou constituindo primeiramente a copa pois não possuo retífica e ainda não trabalhei a madeira,

Segue abaixo o link caso vc possa me ajudar:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=189449&highlight=#189449

Eu gostaria de saber se na falta de uma retífica eu poderia utilizar uma furadeira...

Antecipadamente agradeço, e boa sorte com seu belíssimo material!
Lucinei Reis29/01/2012 23:55
Esta ficando ótimo estou no acompanhamento!!!!!!!!!!!!!!!!11
ROSIMEIRE E. G.30/01/2012 13:25
Lindo trabalho!!!
Vou acompanhar!
MarcoBonsaiPoa30/01/2012 14:19
Duranta
Muito bom, evolução do trabalho nota 10!

Tenho que criar vergonha na cara e trabalhar as minhas.

Meu pai desmanchou um jardim em frente sua casa, e eu enlouquecido como sempre salvei todas! Não sei precisar o número exato, mas certo que são mais de 50 exemplares... Vou ter que vender no futuro!
Salo30/01/2012 20:14
Fala Moreno, e você tem razão mesmo, essa danada cresce que é uma maravilha!!!

E daí Luiz, pode deixar que assim que ela apresentar alguma evolução eu posto aqui.

Caro Guilherme, eu acho um pouco complicado usar furadeira, uma vez que ela é bem mais pesada
e desajeitada pra trabalhar, sem contar o fato de que é bem mais rápida. No entanto dá pra tentar,
desde que tenha as fresas. Quanto à sua planta, eu acho que é bom você deixá-la descansar e deixar
crescer o galho do ápice, para que ele engrosse e dê continuidade ao tronco. Mais pra frente daí
mexe na madeira e refinamentos.

Lucinei, vamos acompanhar.

Rosimeire, obrigado que bom que gostou!!!

Marco, mais de 50!!!! Assim que tiver condições coloque algumas aqui no fórum pra gente dar um pitaco.

Att,
Salo
Guilherme Luz30/01/2012 20:33
Salo,

Muito obrigado pela dica, então se é pra deixar mais pra frente vamos ver se até lá eu compro uma retífica pra mim né?

Um grande abraço e até mais...

Acompanhando.
Moreno30/01/2012 23:51
Guilherme Luz escreveu:
Salo,

Muito obrigado pela dica, então se é pra deixar mais pra frente vamos ver se até lá eu compro uma retífica pra mim né?

Um grande abraço e até mais...

Acompanhando.

Guilherme nao é uma boa ideia a furadeira pois a rotaçao da furadeira é muitoooo mais baixa, as retificas trabalham em torno de 30 mil rpm, e as furadeiras nao chegam nem a 1/5 disso, dai a fresa por estar muito mais devagar vai "tentar" tirar cavacos muito maiores de madeira e consequentemente os trancos serao muito grandes...

vai por mim, nem tenta, rss
mas compra uma makita ou uma dremel pequena q vale cada centavo 😉
MarcoBonsaiPoa31/01/2012 11:00
Furadeira
Certa vez fiz um yamadori, agosto de 2010. Coletei uma aroeira, com a bitola semelhante a de um poste, desses de energia elétrica. Bom, está planta foi cortada à machado, e depois sucessivas podas de facão. Pelo menos suspeito que foi assim. No ano seguinte, após o repouso merecido, achei viável corrigir parte destes cortes, visando acabamento em madeira morta. Como a árvore é muito grossa, tentei atalhar caminho, pois minha retífica é bem vagabunda mesmo (desculpe), usei uma broca 8mm para ferro na furadeira e consegui um bom resultado no desgaste da madeira. Ficou grotesco o trabalho, mas foi bem funcional. Agora quando fechar mais um ano, farei acabamento com a retífica, exigindo menos da mesma. Então o que eu posso dizer? Use todo e qualquer recurso, e quando puder, aperfeiçoe. Sei que muitos dispõe de poucos recursos no início, mas devagar vamos suprindo nossas necessidades com o que temos à mão. Me lembro quando começei, que usava a tesoura da cozinha, a mãe ia cortar a cx de leite, tinha que lavar a tesoura, suja de seiva de figueira e terra. É ,agora sou um pouco mais caprichoso com minhas ferramentas, um pouco só...

Até desanimo de postar fotos, minha câmera é bem limitada, não tenho curtido muito suas fotos!
Laudir31/01/2012 11:24
sua duranta é semelhante à minha. a única diferença é que a minha tem uma raiz muito longa e "flutuante".... mas vai pro espaço
já a sua tem um nebari fantástico...

acompanhando...
Tiago R31/01/2012 12:52
Cada dia mais bonita!!!
12