Cumprimentos
Paulo Mendes Vieira14/03/2009 08:09
Cumprimentos
Olá amigos no Bonsai!!!!!!!!!!
Aqui estou eu novamente depois de algum tempo sem postar, pois atualmente estou muito envolvido com meus trabalhos.
Mas, aqui estão minhas pequeninas.
Abraços!!!!!!!!
Paulinho - Tubarão - SC.

EZEQUIEL JUNIOR14/03/2009 08:58
Nebari interessante...
Essa planta tem futuro...
Abraços
Paulo César Morais14/03/2009 21:40
Paulo, eu gosto muito desse tipo de ficus, FICUS retusa. considero um dos melhores pra se praticar bonsai, pois aceita muito bem podas radicais. também é muito fácil de se fazer nova mudas, por alporquia ou estacas.
o seu ficus, como foi dito, tem muito potencial. uma coisa que se poder fazer nessa espécie é usar as raízes aéreas pra engrossar o tronco, colocar essas de uma maneira que com o tempo elas possam se fundir com o tronco.
isso torna o tronco mais grosso e melhora a conicidade e o nebari fica mais bonito.
abraço.
Ivanil Pimentel Vieira14/03/2009 22:00
Olá Paulo,
Parabéns pelo teu Ficus. Gosto muito de plantas com raizes aéreas, as minhas da espécie são novas só agora estão aparecendo.
Do colega no bonsai
Paulo Mendes Vieira15/03/2009 14:18
Agradecimentos
Olá amigos Ezequiel, Paulo César e Ivanil, eu realmente posto minhas árvores para que possamos trocar idéias e sou muito grato a vocês que nos ajudam a continuar esta arte nos dando opiniões e insentivos desse tipo, pois quem faz a arte é o artista e o que muito ajuda a formar o artista são com certesa as idéias e opiniões que colegas como vocês colocam em pauta.
Vocês e todos os que aqui no Atelier do Bonsai apreciam esta arte são verdadeiros artistas.
Abraços e obrigado pelas dicas amigos!!!!!!!
Paulinho - Tubarão - SC.
Paulo César Morais15/03/2009 19:20
Ivanil e Paulo, eu vi em tópico antigo; que procurei muito, mas não achei, uma técnica de forçar a emissão de raízes aéreas. a pessoa colocava o vaso em um saco plástico. cria-se assim um clima bastante úmido e com isso, a planta lança as raízes aéreas.
como não achei o tópico, gostaria que alguém confirmasse essa informação.
quero testar essa tecnica em algumas schefleras que tenho.
abraço.
Ivanil Pimentel Vieira15/03/2009 20:07
Olá Paulo César,
verdade, existe sim um Tópico que dá dicas de como formar raizes aéreas. Estive ausente do Fórun por algum tempo e não recordo onde se encontra.
Ôpa, lembrei de um detalhe: As dicas foram postadas para a formação de raízes em Ficus trançado, com finalidade de esconder o tronco dos mesmos.
É pouco para se descobrir onde se encontra mas já um bom começo.
Nos propomos a postar caso seja encontrado.
do colega no bonsai
Alexandre S. Coelho15/03/2009 21:04
Oi Paulo
Também sou um grande admirador dos ficus 😂
Pra mim, a tua "árvore" poderia ficar mais baixa e bem característica:
Seria mais uma possibilidade não é mesmo!!!???
Paulo César Morais16/03/2009 00:53
Ivanil achei esses tópicos sobre ficus e como criar raízes. não era bem essa tecnica que tinha visto. eu lembro que era simplesmente colocar o vaso dentro de um saco plástico e criar um efeito estufa. com a umidade a planta emitiria raízes.
taí os links que achei, que são de uma tecnica diferente:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=9200&highlight=tran%E7ados
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=9080&highlight=tran%E7adosPaulo César Morais16/03/2009 00:54
Paulo, a sugestão do Alexandre é ótima. seu fícus ficaria com uma copa muito legal.
Rogério16/03/2009 00:55
Amigo Paulo Mendes
Gostei muito de seu Ficus e também aprecio muito a espécie.
Alexandre
Bela projeção. Ficou muito boa.
Abraços a todos.
Rogério
Franz Lopes16/03/2009 13:44
Muito boa projeção Alexandre...
Oferece boa perspectiva de compactação da copa ao excelente exemplar do colega...
A propósito, também sou fã desta especie... 😄
Abraços.
Franz Lopes
Paulo Mendes Vieira16/03/2009 23:11
olá Alexandre S. Coelho!!!!!!!!!!
Ótima projeção você fez. Vou acatar a idéia e estarei analizando-a para o futuro, pois bonsai é uma arte que não para nunca, está sempre em constante evolução e pronta para qualquer mudança drástica no estilo ou na sua forma.
Abraços a vocês Paulo César Morais, Rogério e Franz Lopes, que também estão nos apreciando.
Paulo Mendes Vieira17/03/2009 00:19
Formação de Raíse
Olá amigos!!!!!!!!!!
Eu já postei anteriormente aqui no Atelier, vejam:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=8421
afinal para mim deu certo.
Paulo Mendes Vieira10/04/2009 12:15
Meu pequeno ligustrum
Chegou o outono e as folhas ainda permanesem verdes, mas em breve chega o inverno e elas começam a cair mudando o visual da árvore.

Paulo Mendes Vieira04/07/2009 15:58
Novo Ambiente
Olá Amigos no bonsai, conseguimos no mês de Junho passado este belo tronco, o qual está exposto na foto que agora é o novo ambiente para minhas paquenas árvores.
Abraços!!!!!!!