Partindo do Chão
Paulo Roberto Marasca24/03/2009 15:23
Partindo do Chão
Esta duranta foi um dos meus primeiros trabalhos, a partir de uma planta do jardim.
Brotação após a poda ( Fiz um "V" no corte pensando em brotos nos dois lados - Não aconteceu, uma lado secou )
Em outubro de 2006

Pensei então em conduzir o primeiro galho como se buscasse a luz no espaço onde a árvore havia secado e trabalhar a madeira morta formando conicidade.
Em agosto de 2007

Após desenvolver no chão foi prum vaso grande provisório ( podia ter deixado ela crescer mais no chão - Pressa de iniciante )
Em dezembro de 2007

Em 2008 ela foi prum vaso melhor

Estado atual dela

Cada vez que olho pra ela penso em mudanças ( parece meio monótono com estes patamares, o ápice está muito compacto - nada como o passar do tempo.
Alcides Junior24/03/2009 15:49
Realmente esses patamares ficam um pouco artificiais, acho que tem que ir conduzindo uma ramificação afim de esconder um pouco esses patamares, deixando a copa mais cheia, sei lá.
Marcos Castilho25/03/2009 17:34
Lindo trabalho realizado amigo grande planta.
EZEQUIEL JUNIOR25/03/2009 17:40
Muito interessante o shari...
Achei que tem uma boa base, tá quase lá
Parabéns pelo trabalho
Abraços
Rogério30/03/2009 20:03
Amigo
Gostei muito do seu trabalho.
Ficou muito bom.
Abraço
Rogério.
Blúner Luchese Postal02/04/2009 22:45
Parabéns
Amigo gostei muito da sua planta, uma grande evolução, ficaria muito feliz se tivesse alguma coisa parecida com esta. Parabens.
Paulo Roberto Marasca03/04/2009 00:18
Olá amigos... Mto obrigado pelos comentários e incentivos... É mto bom saber as opiniões de vcs.
Abração.
Paulo Roberto Marasca18/04/2009 18:26
Respondendo a uma pergunta feita sobre como engrossar o galho sem que ele fique mto longo (segunda foto da duranta):
Fiz pergunta parecida a Mr. Min Hsuan Lo em seu Blog, de como ele consegue galhos curtos e mto recurvados e a resposta foi: corta, deixa crescer colocando arame e corta novamente curtinho ( o novo broto)....... Esta é a técnica básica.
Resposta perfeita.
Astolpho Coelho Bicalho21/04/2009 15:08
Olá amigo, se fosse minha está planta eliminaria a copa de cima, pq, está destoando a planta, o apice o tronco ficou muito fino dando esse olhar monótuno, pense nisto... desseria mais os galho, compactando mais a planta, o troco dela no visual engrossaria mais ainda... abraços.
Rodrigo_Dias_RJ22/04/2009 14:58
Pense em remodelar a copa de cima, desfolha, arama e preenche o espaço vazio entre os patamares
abs
Paulo Roberto Marasca28/04/2009 22:25
Astolpho Coelho Bicalho escreveu:
Olá amigo, se fosse minha está planta eliminaria a copa de cima, pq, está destoando a planta, o apice o tronco ficou muito fino dando esse olhar monótuno, pense nisto... desseria mais os galho, compactando mais a planta, o troco dela no visual engrossaria mais ainda... abraços.
Obrigado Astolfo pela sugestão, pelo que entendi seria isso:

É bastante radical, mas uma boa idéia.
Paulo Roberto Marasca28/04/2009 22:29
Rodrigo_Dias_RJ escreveu:
Pense em remodelar a copa de cima, desfolha, arama e preenche o espaço vazio entre os patamares
abs
Valeu Rodrigo, obrigado pela sugestão, seria mais ou menos assim:

Gostei mto dela assim, acho q vou por este caminho.
O q vcs acham?
Abraço a todos.
Salo28/04/2009 23:30
Olá Paulo Roberto, esse projeto seguindo as dicas do Rodrigo ficou fantástico, se fosse meu eu seguiria por este caminho com toda certeza.
Att,
Salo.
Rodrigo_Dias_RJ29/04/2009 12:48
showwwwwwwwwwwwwwwwwwww
Paulo Roberto Marasca29/04/2009 16:05
Concordo contigo Salo, esta sugestão do Rodrigo foi mto boa mesmo.
Valeu Rodrigo.
FrK_leal29/04/2009 16:59
Paulo, seguindo a sugestão do rodrigo vai ficar realmente mto boa...
Se me permites, salvei essa tua projeção p/ver se dou uma mexida num pingo de ouro que tenho aqui tb... usar de referência (leia-se cópia na cara dura)
Abraços!
Thiago Giaconi29/04/2009 20:31
Olá Paulo,
Gostei muito do seu bonsai!!!
Parabéns!!!
abraço
Paulo Roberto Marasca30/04/2009 17:50
Valeu FrK, aproveite a projeção numa boa, até porque ela é do fórum e não minha, hehehe...
Thiago, Obrigadão...
Abraços.
Alexandre S. Coelho02/05/2009 22:02
Faaaaaaaaaaala Paulo
Já tava com saudades das tuas belas projeções meu amigo!!!
Esta tua planta vai ficar lindona 😲 ❗ 😄
Paulo Roberto Marasca03/05/2009 22:12
Valeu amigo Alexandre,
Tuas projeções são mto belas tbm... Belíssimas.
Acho q agora minha planta vai por um caminho legal.
Abração.
Paulo Roberto Marasca03/05/2009 22:19
Como estamos entrando no inverno rigoroso aqui do sul não desfolhei a duranta, ela sente bastante o frio.
Mas fiz umas trações buscando a projeção pra ver se vai dar certo...
Depois e antes da tração ( as folhas ficam desorganizadas...hehehe )
Victor Ghirotto03/05/2009 23:02
Paulo, ta muito 10! Linda! hehe.
Só falta colocar a graminha nela.
abraços.
GustavoLP03/05/2009 23:37
Essa planta tá ficando maravilhosa! Parabéns!
Com a ajuda dos feras, vai ficar explêndida.
abraço
Paulo Roberto Marasca05/05/2009 14:51
Valeu Victor, amigão.
Obrigado Gustavo, valeu... É bom contar com a ajuda aki, como vc coloca, abre a uma nova pespectiva para a planta.
Abraço.
Rodrigo Zanchetta29/05/2009 14:01
Paulo, sua planta está ficando muito bonita!
Se me permite uma sugestão, no próximo reenvase pense na possibilidade de plantá-la no lado direito do vaso. Acho que dará mais harmonia ao conjunto!!
Parabéns pelo trabalho!!