Partindo do Chão
Olá Paulo,
Com certeza a 3º posição, da esquerda pra direita, ficou 1000% melhor...
Já leu o artigo sobre a aplicação da Gestalt no bonsai pelo Pedro Bessa?
Se não, valhe a pena.
Parabéns pela bela planta...
Com certeza a 3º posição, da esquerda pra direita, ficou 1000% melhor...
Já leu o artigo sobre a aplicação da Gestalt no bonsai pelo Pedro Bessa?
Se não, valhe a pena.
Parabéns pela bela planta...
Obrigado Ezequiel,
concordo contigo, em agosto ela vai pra lá... Já li o artigo, mas vou rever, vale a pena rever sempre...
Abraço.
concordo contigo, em agosto ela vai pra lá... Já li o artigo, mas vou rever, vale a pena rever sempre...
Abraço.
Paulo
Vou discordar da opinião dos amigos, pois acho que a projeção do meio ficaria melhor...
A base da planta tem um movimento para direita bem visível e mesmo com a parte de cima(copa) ficar voltada para esquerda, acredito que plantá-la no canto direito do vaso não ficaria bom.
Também poderia ficar centralizada no vaso sem problema algum... minha opnião 😮ops:
Vou discordar da opinião dos amigos, pois acho que a projeção do meio ficaria melhor...
A base da planta tem um movimento para direita bem visível e mesmo com a parte de cima(copa) ficar voltada para esquerda, acredito que plantá-la no canto direito do vaso não ficaria bom.
Também poderia ficar centralizada no vaso sem problema algum... minha opnião 😮ops:
Senhores,
Discordando das últimas opiniões dos amigos, ficaria com a primeira projeção, sem dúvidas. 😮ops: 😮ops:
Acho que valoriza muito mais o belo trabalho realizado na madeira morta!!

Discordando das últimas opiniões dos amigos, ficaria com a primeira projeção, sem dúvidas. 😮ops: 😮ops:
Acho que valoriza muito mais o belo trabalho realizado na madeira morta!!

Concordo com o Alexandre, ainda sou adepto da planta no centro do vaso.
Paulo, depois dessa modificação vc pode deixar o primeiro galho do jeito que esta, a partir da metade dele vc pode aramar paralelo ao vaso, pra tirar essa visão de que ele esta apontando pra baixo
ta ficando muito boa a planta!!!
Paulo, depois dessa modificação vc pode deixar o primeiro galho do jeito que esta, a partir da metade dele vc pode aramar paralelo ao vaso, pra tirar essa visão de que ele esta apontando pra baixo
Alexandre S. Coelho escreveu:Paulo
Valeu mto mesmo tua opinião Alexandre, qdo fiz a projeção dela no lado direito me pareceu um pouco fora do equilibrio, tanto q fiz a do meio pra tentar melhorar isso, mesmo sem a segurança, por estar no meio do vaso.
Tua opinião experiente me dá segurança pra colocar ela no meio... Obrigado amigo.
Rodrigo_Dias_RJ escreveu:Concordo com o Alexandre, ainda sou adepto da planta no centro do vaso.
Obrigado Rodrigo, pode deixar q depois do inverno, fazendo a desfolha, vou aramar como vc indicou.
Paulo, belíssima planta, parabéns.
É nessas horas de discussão (no bom sentido) que aprendemos muito.
Se é para opinar.....projeção 3 😉
É nessas horas de discussão (no bom sentido) que aprendemos muito.
Se é para opinar.....projeção 3 😉
NEWBE,
obrigado pela opinião, no futuro pode ser q eu tenha coragem de mudar radicalmente assim... É uma opção q pode ser feita com o passar do tempo... Valeu.
obrigado pela opinião, no futuro pode ser q eu tenha coragem de mudar radicalmente assim... É uma opção q pode ser feita com o passar do tempo... Valeu.
Valeu RAMON,
É pra opinar sim, e eu agradeço tua opinião.
Olha o q eu já aprendi com as opiniões de todos aqui...
É pra opinar sim, e eu agradeço tua opinião.
Olha o q eu já aprendi com as opiniões de todos aqui...
Paulo meu camarada,
vendo suas projeçoes, também fico com a projeção do meio!! Apesar de gostar mais da projeção que o NEWBE repostou...mas gosto não se discute!
E quando eu me referi para mudar de posição do vaso e plantá-la do lado direito, era simplesmente para tirá-la do lado esquerdo e reposicionar ela, não necessariamente, plantá-la no canto direito!! Enfim...mais um avez parabéns pelo trabalho.
Abraço
vendo suas projeçoes, também fico com a projeção do meio!! Apesar de gostar mais da projeção que o NEWBE repostou...mas gosto não se discute!
E quando eu me referi para mudar de posição do vaso e plantá-la do lado direito, era simplesmente para tirá-la do lado esquerdo e reposicionar ela, não necessariamente, plantá-la no canto direito!! Enfim...mais um avez parabéns pelo trabalho.
Abraço
Mais uma vez obrigado RODRIGO,
Tua sugestão de tirar ela do canto esquerdo deu andamento ao "deslocar" dela no vaso, o q foi mto importante... Tua opção pela projeção do meio tbm é importante agora, depois da colocação das 2 opções... Valeu.
Tua sugestão de tirar ela do canto esquerdo deu andamento ao "deslocar" dela no vaso, o q foi mto importante... Tua opção pela projeção do meio tbm é importante agora, depois da colocação das 2 opções... Valeu.
Belissima planta!
Eu acho a opção 2 (do meio) a mais harmoniosa, pois a planta inicia a raiz na esquerda da foto, e o tronco inclina-se para a direita da foto.
Sendo assim, na minha opinião, a posição 2 seria a melhor. Será que dá pra aplicar a proporção aurea aí?
Eu acho a opção 2 (do meio) a mais harmoniosa, pois a planta inicia a raiz na esquerda da foto, e o tronco inclina-se para a direita da foto.
Sendo assim, na minha opinião, a posição 2 seria a melhor. Será que dá pra aplicar a proporção aurea aí?
Obrigado LG.
Valeu tua opinião, estou propenso a colocar ela nesta posição mesmo, concordo contigo em relação às linhas do tronco.
O que me preocupava bastante era a grande diferença existente na saída do ápice a partir do tronco, mas ela já tá dando sinais de engrossamento na lateral esquerda ao final da parte morta, o q vai melhorar a linha do tronco.
Valeu tua opinião, estou propenso a colocar ela nesta posição mesmo, concordo contigo em relação às linhas do tronco.
O que me preocupava bastante era a grande diferença existente na saída do ápice a partir do tronco, mas ela já tá dando sinais de engrossamento na lateral esquerda ao final da parte morta, o q vai melhorar a linha do tronco.
acho que as duas ideias foram muito boas cabe a vc o dono da planta escolher o que mais lhe agrada, eu pessoalmente gosto mais da primeira projeção.
Paulo, Muito bonita sua planta!
Vai postando as fotos e atualizaçoes aki no forum!
To me inspirando na evolução da sua pra trabalhar a minha!
Que é bem parecida!
Dá uma olhada: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=107619&highlight=#107619
Abraço!
Vai postando as fotos e atualizaçoes aki no forum!
To me inspirando na evolução da sua pra trabalhar a minha!
Que é bem parecida!
Dá uma olhada: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=107619&highlight=#107619
Abraço!
Ta cada vez mais bonita!
Eu tenho dificuldade pra fazer com que a madeira morta fique parecendo natural!
Mas aos poucos eu consigo!
Eu tenho dificuldade pra fazer com que a madeira morta fique parecendo natural!
Mas aos poucos eu consigo!
Olá Paulo,
Esse shari é lindo demais... parabéns pelo cuidado!
não deixe de ir atualizando o tópico
Abraço
Esse shari é lindo demais... parabéns pelo cuidado!
não deixe de ir atualizando o tópico
Abraço
Amigo o resultado já está muio bom.
Mas eu concordo com o amigo Newbe. Na minha modesta opinião eu a preferiria com destaque maior ao shari.
Manteria apenas o galho central como copa.
Parabéns!!
Franz
Mas eu concordo com o amigo Newbe. Na minha modesta opinião eu a preferiria com destaque maior ao shari.
Manteria apenas o galho central como copa.
Parabéns!!
Franz
ficou bom com a copa toda armada!!
Essa planta é um modelo pra minha duranta!
Quase igual!
Belo exemplar!
Quase igual!
Belo exemplar!