Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

VARRIDO PELO VENTO

12
Sergio Batalini26/03/2009 22:48
VARRIDO PELO VENTO
Este é um buxinho com 10 anos , estou tentando o estilo varrido pelo vento { ainda não decorei os nomes dos estilos em japones ..rsrs} o que acham ????
Arzivenko26/03/2009 22:50
Se a planta estivesse mais no lado direito do pote você poderia inclinar mais para baixo, dando maior impressão de ação do vento...
Sergio Batalini26/03/2009 22:58
Ola amigo ..Li uma vez que as raizes crescem no lado oposto ao do vento , segurando o tronco para que não tombe... porque mesmo com a ação do vento , o tronco não se inclina ... muito obrigado ,, mesmo assim vou tentar melhorar ... e o vaso .. o que me indica..???
edson060526/03/2009 23:49
Sergio,
eu sugiro um vaso orgânico nesse estilo:

Abraço.
Edson.
Ricardo Paiva27/03/2009 00:03
Sérgio, vaso orgânico é o mais indicado.
Quanto ao seu buxinho, sugiro que você incline ele para a direita, e arame os galhos dando movimentos levemente ondulados para dar a sensação de que o vento "passa" entre eles. Ficará show!
Marcos Castilho27/03/2009 09:34
Também concordo com o vaso orgânico e o galho mais alto poderia ser aramado e direcionado mais para a direita com leves movimentos, mais sua planta está muito bonita.
Alexandre S. Coelho28/03/2009 05:56
Sérgio

Acho que com as opinões dos amigos, juntando-me a eles, ficaria + ou - assim:
Sergio Batalini27/04/2009 14:20
Tentando seguir a orientação de vcs... Fiz assim :
Sergio Batalini27/04/2009 14:24
Sergio Batalini27/04/2009 14:33
Foi o vaso mais organico que encontrei { vou tentar fazer um ...} Tombei um pouco mais o tronco e refinei a copa . O que me dizem ???
Ricardo Paiva27/04/2009 14:42
Sérgio, ficou muito bom. Como vaso orgânico você poderia até ter usado uma lasca de pedra. Mas melhorou 1000%.
Arzivenko27/04/2009 14:52
Realmente ta bem melhor, agora fica só faltando encontrar o melhor vaso, mas não tenha pressa, o principal está feito.
Paulo Henrique de S. Garc27/04/2009 16:24
Sergio vc. pode usar uma laje de pedra, o visual fica muito bom veja esse meu shimpaku:

essa planta era uma das minhas prediletas, mas morreu após um ataque de acaros brancos, que empastiou meus shimpakus...

Um grande abraço e

Té mais...
Sergio Batalini27/04/2009 17:45
Mas , numa lasca ou lage de pedra , como eu fixaria a planta.. e o substrato .. como mante-lo fixo nas raizes..??? Mas não desisto e estou a procura de alguma coisa mais " organica " ... Meu vaso é oval , simétrico e perfeito nas curvas e retas .. ou seja . nada organico eu sei .. mas foi o melhor por enquanto ...
Paulo Ramos28/04/2009 08:49
Achei que inclinou um pouquinho além da conta. Na minha modesta opinião, era só inclinar os dois galhos de cima, pois na primeira foto o galho debaixo está numa boa posição, até a inclinação do tronco está numa boa posição. Seria só aramar os dois primeiros galhinhos de cima trazendo-os um pouco para baixo. Devagar vai acertando um bom ângulo, quando replantar em um vaso mais ideal.
Estou trabalhando um ficus nesse estilo. Domingo dei uma "entortadinha" no tronco, levei mais de meia hora para entortar um galho da grossura de uma caneta esferográfica. Já até salvei a foto desse vaso orgânico, futuramente, vou tentar fazer um igual.
Abraços!!!
Thiago Giaconi28/04/2009 09:46
Olá Sérgio,

Esta ficando muito bonito seu bonsai....

a projeção do alexandre ficou muito boa....
Paulo Henrique de S. Garc28/04/2009 15:48
Sérgio, no caso da lage de pedra, vc. pode fixas a plnata sando arame, que vc. irá colar (com araldite ou dorepox) na laje. O substrato que uso para esse fim é uma mistura de caco de telha com plantimax (substrato usado apar germinação de hortaliças) e um pouco de esfágno picado.
Misturo duas partes de pantimax e uma parte de caco de telha com um pouco de esfágo (para dar liga) e vou colocando água aos poucos, até formar uma massa firme. Coloco uma fima camada dessa "pasta" no fundo da laje, posiciono a planta e cubro as raizes com a pasta. essa pasta fica firme e não escorre na rega, se for feita com um regador de bico fino, vc. pode também colocar musgo nas beiradas para mante-la mais firme e não deixe exposta à chuvas fortes. No caso desse simpaku não fiz a fixação da planta e nos dois ano que ficou na laje ela se manteve muito bem.

Espero ter ajdado um pouco.

Um garnde abraço e

Té mias...
Sergio Batalini28/04/2009 16:46
Valeu Paulo .. claro que ajudou , agora estou a procura da tal lage/pedra ideal ... valeu
nickyfury28/04/2009 20:13
bonsai
Embora uma laje de pedra ou um vaso organico possam ser indicados, o vaso oval tambem resulta num bom recipiente, ou mesmo um vaso retangular. Apenas que o vaso deverá ter a mesma extensão da copa varrida, harmonizando o conjunto. 😄

Claro que nem sempre temos a mão o vaso que precisamos para fazer uma composição como essa. Então, a saída é proceder conforme foi feito, e usar o melhor vaso para, no minimo, ir treinando planta/artesão. 😄
Sergio Batalini29/04/2009 17:34
Obrigado pelas dicas nicky.. Não é sempre que temos o que precisamos a mão .. E é justamente essa eterna busca que me fez um apaixonado pelo bonsai...
Paulo Ramos10/06/2009 13:40
Paulo Henrique e nickyfury, a lage ou lasca de pedra, assim como nos vasos convencionais, deve ter um furo no meio para drenagem? Ou a água escorre pelos pelos lados???
Abraços!
ricardoangelo10/06/2009 14:02
SERGIO, NESSE GRAMADINHO Q ESPECIE VC USOU ???
Elio10/06/2009 20:26
Olá Sérgio!

Primeiro, parabéns pela planta. Tá ficando show!
A madeira morta tá dando um toque todo especial.

Ratifico algumas informações do colegas:
O primeiro galho ficou muito inclinado para baixo. Pode aproximá-lo mais na horizontal.
O substrato foi bem definido pelo Paulo Henrique.
Não precisa furar a laje. A água escorre pelas laterais.
Sérgio, nas empresas que fazem calçamento de passeios, entradas de carros, eles têm várias espécies de pedra que servem perfeitamente como laje.
Mais um lembrete: o comprimento dos galhos deve obedecer o critério de que os primeiros devem ser maiores do que os segundos e assim por diante, fazendo a triangulação.
tenho um buxinho maios ou menos assim:

Abraço

Wayner10/06/2009 21:39
Edson,

Que espécie de planta é essa neste vaso orgânico?

Sérgio,

Segue os conselhos dos amigos que vai ficar show sua planta, parabéns pelas postagens, e interesse pela arte.
flavio bonsai17/06/2009 07:35
tbem acho que melhorou 1000%
deu uma nova estrutura com certeza.
12