RAIZ SOBRE PEDRA
Sergio Batalini26/03/2009 22:54
RAIZ SOBRE PEDRA
Estas são duas tentativas que estou fa\endo já a alguns anos... Um ficus e uma primavera. Acho que teria de enterrar num vaso maior por um ano para que "colem" mais na pedra ...

Arzivenko26/03/2009 22:56
Realmente, acho que precisam de mais um tempo em baixo da terra..
edson060526/03/2009 23:28
Olá Sergio,
belas plantas!!
Com relação à planta da direita:
1 - Nesse estilo sobre rocha, dificilmente se vê uma planta com tronco reto, porque é natural que ela sofreu a ação do vento, falta de nutrientes, etc... Não sei se ainda é possível, mas poderia imprimir algum movimento (mesmo que levemente) sinuoso ao tronco.
2 - Nesse estilo as raízes precisam estar agarradas à rocha, como as raízes de uma orquìdea se agarra à arvore. Você pode então passar uma borracha em volta delas.
Com relação à planta da esquerda; parece um Ficus benjamina variegata:
1 - A menos que pretenda um misto de raiz sobre rocha + varrido pelo vento (o que também ficaria muito bom a meu ver), poderia modelar como nesta modesta projeção:
Espero ter ajudado.
Abraço.
Edson.
Sergio Batalini26/03/2009 23:33
muito obrigado Edson , é exatamente isso que preciso . Voces são os primeiros a verem minhas plantas e sei que estão cheias de defeitos .. Com os conselhos de vcs espero conseguir melhora-las muito . Tempo e paciencia é o que não me falta , me falta exatamente isso .. conselhos e convivencia com outros .. muito obrigado .
Ricardo Paiva26/03/2009 23:52
Sérgio, siga a dica da borracha que o Edson falou.
Complementando, eu aproveitava que ainda não está muito frio e colocava elas numa bacia no mínimo o dobro do espaço destes vasos, SEM podar raízes.
No estado em que as raízes estão acho que não precisam ser mais enterradas, apenas "apertadas" na rocha. Com o espaço maior para as raízes crescerem, em pouco tempo estarão bem "pegadas" na rocha.
Quanto as plantas o projeto para o Ficus está ótimo já a bouganville, eu deixaria aquele galho mais fino, baixo, a esquerda crescer livre e muito, conduzindo-o para baixo, ficaria um penjing bem maneiro.
Dá uma olhada, é mais ou menos isso:

Marcos Castilho27/03/2009 09:19
No sub-forum Materias aqui no fórum tem uma matéria bem legal sobre como curvar troncos grossos dá uma olhada lá.
fabianoscosta27/03/2009 15:46
Tiras de câmeras de pneu, muito BEM apertadas, use seu feeling para não esmagar, mas só assim para deixar mais firme e justas sem deixar asfixiado, mas tbm pode usar filme pvc, daqueles de cozinha, dá até para pôr um musgo ou areia entre o embrulho para aumentar a umidade e estimular mais raízes.
Bom trabalho até aqui, parabéns amigo, tenho observado suas plantas e seus trabalhos e vejo que é bem apaixonado, isso não é tudo mas é quase isso! 😉 😕
Abração,
Fabiano.
Rogério27/03/2009 16:52
SERGIO BONSAI
Gosto muito desse estilo. Suas plantas estão muito bonitas e se conseguir acertar os detalhes indicados pelo amigo edson0605 elas ficarão perfeitas.
Grande abraço
Rogério.
Sergio Batalini20/04/2009 12:53
Olá a todos , tentei seguir os conselhos dados e ficou assim .. que acham ..????

Sergio Batalini20/04/2009 12:57
Arzivenko20/04/2009 13:02
Eu acho que ficou ótima Sergio, agora só dar tempo ao tempo!
Ricardo Paiva21/04/2009 00:57
Muito bom Sérgio, aprovite para dar movimento no ápice. Parabéns.
DigoF321/04/2009 08:58
ficus
ficou muito bom futuramente vai ficar lindo parabéns pelo trabalho
Marcos Takigawa21/04/2009 17:36
Olá, Sérgio show de bola tuas plantas, amigo seguinte estou começando agora nesta arte do bonsai e notei que estamos na mesma região e gostaria de te perguntar onde vc costuma adquirir suas mudas, tenho procurado e adquiri algumas no ceasa, mas há poucas opções lá...se puder me dar umas dicas agradeço muito!
Abraços!
Sergio Batalini22/04/2009 18:00
Enviada: Ter Abr 21, 2009 5:36 pm Assunto:
--------------------------------------------------------------------------------
Olá, Sérgio show de bola tuas plantas, amigo seguinte estou começando agora nesta arte do bonsai e notei que estamos na mesma região e gostaria de te perguntar onde vc costuma adquirir suas mudas, tenho procurado e adquiri algumas no ceasa, mas há poucas opções lá...se puder me dar umas dicas agradeço muito!
Abraços!
Olá Marcos , prazer. Olha esse negócio de mudas é um problema , sempre que vou a sua cidade { 3 ou 4 vezes por mes} ando pelos viveiros e floriculturas a procura de alguma coisa , a maioria dos atendentes nem conhece a arte e me olha com desconfiança .. rssr.. :- Esse maluco fica olhando as raizes , os galhos , como se procurasse alguma coisa ... rsrsrs nem ligo e só compro quando me agrada . O problema maior é que só encontramos material muito jovem , com troncos finos { a não ser os buxinhos em forma de bola , que tem que ser destruidos para se começar um projeto ..} O que nos deixa sem opção ... No Vitória Regia em frente ao prudenshooping tem alguma coisa { mas o atendimento é pessimo .. minha impressão } .. tem que procurar agulha em palheiro ... As vezes compro arvores de ficus com 2..3 metros e corto com 20 cm de altura ...Os mais faceis de trabalhar no inicio são os ficus e os buxinhos .. Com o tempo passei a procurar em montes de entulhos na frente das casas, quando as possoas fazem podas nos jardins ou reforma nas casas , fique sempre de olho .. Nas casas de parentes tb sempre aparece alguma planta que esta no vaso a 20 anos ... com jeito ganhamos ou fazemos trocas por orquideas ... coisas assim ... Agora estou procurando tb na beira das estradas e margens dos rios ... onde tem uma moita estou de olho e quanto mais velha{ tronco grosso } melhor .. ... mas cuidado .. isso vicia ...mostre o que já tem ... e vamos manter contato...
Sergio Batalini22/04/2009 18:02
Obrigado a todos .... vcs me deram novo animo na pratica da arte... MUITO OBRIGADO .
Marcos Takigawa22/04/2009 18:46
Prazer o meu Sérgio, então como te disse to começando agora só tenho,meia dúzia te plantas, mas nenhuma com cara de bonsai 😮ops: ,tbém tenho procurado na Vitória Régia, mas é muito dificil mesmo encontrar alguma coisa tbém vou ao viveiro deles que fica na Raposo Tavares, lá sim eu achei o atendimento péssimo e como te disse vou tbém ao Ceasa de quinta-feira, quando tem o mercado de flores, ali tem um cara que vem de Osvaldo Cruz, ele tem alguma coisa, mas tbém muito pouco, aqui na cidade tem um bonsaista chamado Mizukawa é um senhor já de idade que tem uma grande coleção, hoje dei um pulo lá pra conhecer as plantas dele, são muito bonitas!
Vamos nos manter em contato, e quem sabe vc não pode ir me dando umas dicas, sem querer abusar!
Abraços!
Sergio Batalini23/04/2009 11:48
Marcos; poste fotos de suas plantas , pois só assim poderemos dar opiniões e devagar vamos aprendendo juntos . Este senhor é o dono da clinica do bonsai .. né... ??? Que fica na AV. ..esqueci o nome .. bem no centro .. certo??? morro de vontade de conhecer a coleção dele , sempre passo em frente a casa dele , mas perco a coragem de tocar a campainha ... meu e-mail : sergiobonsai@bol.com.br Acredito que aqui estamos fugindo do tema ... me escreva .
Sergio Batalini19/01/2010 10:04
2 meses depois...

Sergio Batalini19/01/2010 10:11
A copa mais cheia e as raizes embrulhadas denovo ..
Na mamadeira a algum tempo ... e prestes a ser desfolhada e aramada

Janeiro / 2010
Sergio Batalini19/01/2010 10:23
no mesmo angulo , completamente nua ...

Sergio Batalini19/01/2010 10:32
A proxima atitude será subir o embrulho até o começo do tronco para que novas raizes preencham esse espaço entre as raizes e a pedra...

Sergio Batalini19/01/2010 10:37
Bom .. esta é o ficus antes dos arames ...em JANEIRO / 2010

Sergio Batalini19/01/2010 10:51
Horas depois .. todos os galhos dos maiores aos menores estão com arames { alias esses arames de cobre são muito caros }
Não estou satisfeito ... o apce esta confuso .. muitos galhos do mesmo lado .. { de quando tentei um fukinagashi sobre pedra... } mas vamos tentando acertar e melhorar a planta...

Isailton Matteussi19/01/2010 10:57
Raiz sobre pedra.
Olá Sérgio.
Melhoram muito estas duas plantas.Continue deixando as mesmas nos escorredores .Não tenha pressa.Daqui a dois ou três anos poderás transplantá-las para vasos definitivos.Agora, muita adubação e nos momentos certos, aramação e pinçagem.Sucesso.