Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

JABUTICABA DUAS COPAS

1234
Sergio Batalini16/01/2010 10:03
Já com as podas feitas , alguns galhinhos eliminados , outros encurtados , outros tracionados e muito arame , tentando baixar os galhos grossos e distribuir melhor as ramificações .
Mantive este galho no meio da copa sem arame e sem poda para que encorpe e seja um novo apce, promovendo assim a triangulação ..
A foto não esta das melhores ,mas já dá pra vcs terem uma noção do que fiz e me corrigirem os erros ... amanhã chega mais de outros angulos e de cima . Desde já agradeço as opiniões..
Rodrigo Tavares16/01/2010 19:15
Olá Bonsergio;
Quando vi a primeira foto, achei sua planta super complicada de se trabalhar. Pensei que não era um bom material.
Agora, vendo essas fotos mais recentes, mudei de opinião. Você tem um bom material nas mãos, falta apenas dar um jeito naquelas raízes, que estão muito altas. Tente ao máximo não perdê-las, pq jabuticaba é ruim de enraizamento.
No mais, parabéns e siga em frente, você está se saindo muito bem!!!!
edson060517/01/2010 09:54
Olá Sergio,
também gostei muito do caminho escolhido por você e das intervenções que tem feito nela. Comparando a primeira foto e esta última depois de aramada, vê-se que houve um grande progresso.
Entretanto, vou sugerir que numa próxima intervenção você a coloque numa bacia perfurada com bom substrato e conforme for a situação da massa de raízes, pode estas que estão mais altas. A boa massa foliar e espaço na bacia podem fazer com que mais raízes surjam para formação de um nebari razoável.
Abraço.
Edson.
Sergio Batalini18/01/2010 08:02
Bom dia a todos
Ao invez de eliminar as raizs aereas , que não combinam com as jabus , estou mais propenso a enterrar mais a planta .
Essas raizes surgiram da minha falta de parametros e amigos pessoas com mais experiencias { antes do forum } , agora estou corrigindo os erros que mantive por mais de 10 anos nas minhas plantas .. .
Aos poucos elas começam a melhorar e se revelar ..
Grato a todos. Estou agradecido pelas dicas e orientações.
Vhalveruth18/01/2010 08:42
Po, gostei do resultado até aqui, por causa disso q eu continuo batendo na mesma tecla q não existe planta ruim, existe so falta de visão e falta de paciencia.

Esta de parabens pelo belo exemplar, agora é so tentar dar uma bacia grande pra ela pra seu desenvolvimento rápido.

abraços
Sergio Batalini19/01/2010 13:03
para melhor apreciação dos galhos aramados .. estão corretos ?
tb tracionei alguns galhos tentando dar um melhor posicionamento..No galho da esquerda nota-se a cicatrização de uma poda radical feita a alguns anos , o corte da direita foi feito no final de 2009 ..
Vhalveruth19/01/2010 13:43
ta ficando xou de bola sua jabu =)
Marcos Castilho20/01/2010 12:44
Essa está legal sim. Acompanho ela há um tempão. Está bem aramada. Vamos aguardar.
Sergio Batalini05/05/2010 21:23
5 - 5 - 2010

esta muito lento o desenvolvimento da planta ...
Vou fazer um falso transplante e vai para uma bacia com areia ..
Depois de não querer retroceder reconheço que darei um passo para traz para poder dar muitos a frente depois ... 🙁

Markus Von Kossel06/05/2010 19:28
Eu podaria a raiz pivotante e deixaria apenas as que saem para os lados como sendo o nebari!
Ai a planta ficaria muito melhor a meu ver!
Talvez eu passasse uma arame e fizesse um torniquete naquela raiz inferior e esperasse as outras se desenvolverem mais!
Minha opinião!
IanaMel06/05/2010 21:26
Eu concordo com o markus, se essas raízes de cima tiverem boa quantidade de raízes de alimentação, acho que melhoraria o nebari cortar as de baixo. Olhando assim parece estar com uma conicidade invertida...
Markus Von Kossel06/05/2010 22:00
Tornco duplo sem conicidade invertida é dificil!
Tem que ir alargando pra sair dois troncos!
Mesmo na natureza, quando são dois troncos existe uma conicidade invertida!

Mas com certeza essa poda do ramo grande melhorou muuuuuuuuuuito a planta!
Fizeste a escolha correta!

Abs
Werlei Purgatto07/05/2010 09:50
Acho que se você coloca-la em um vaso mais largo e subir o solo ate as raizes superiores, a conicidade do tronco vai diminuir, escondendo as raizes inferiores e "eliminando" este estilo raizes aéreas que não é natural nas jaboticabeiras.
Veja a foto montagem:
nickyfury07/05/2010 16:10
bonsai
Bonsergio, o trabalho de condução e estilização realizados por voce está indo bem, apesar dos percalços por que passou essa planta (redução na altura inicialmente pretendida). Resta, tão somente, melhorar o nebari, o que a principio pode parecer complicado, mas, conforme a sugestão dos demais, um tempo dentro de uma bacia com certeza favorecerá o engrossamento das raizes laterais, melhorando a planta como um todo. Talvez um alporque parcial, na base, poderia vir a contribuir para essa melhora, providenciando com o uso dessa técnica, novas raizes capilares, permitindo o corte das raizes antigas. 😄

Na foto que mostra a planta vista de cima, a aramação está um pouco equivocada. Os galhos externos, principalmente os mais finos, estão voltados (alguns) uns para os outros. É importante dar um movimento aos galhos, levemente, bem levemente sinuoso, sem forçar em demasia, para que a planta não perca sua naturalidade e fique algo forçado, anti natural. 😄

Um exemplo que considero ideal, é o que mostro na foto abaixo. Há movimento sinuoso, mas sem forçar a estética e sem voltar os galhos finos que se subdividem para dentro:

Aqui, outro exemplar, com aramação otimizada:

Sei que muitos poderiam alegar que, com o surgimento das folhas a maneira como a planta está aramada pouco importa. Mas isso não é verdade. É importante fazer bem feito a primeira vez, a segunda, e todas as subsequentes, para que nossas plantas possam, mesmo nuas, sem folhas, como as mostradas aqui, serem apreciadas devidamente. 😄
Elio07/05/2010 19:27
Olá Bonsérgio, vejo que a "raiz do problema" são as raízes............desculpe o trocadilho!
Existe uma técnica que eu aprendi e já usei com sucesso:

"Podar as raizes que vc quer deixar e deixar as raízes que vc quer tirar"

-Trocando em miúdos:

1. Pode as raízes adventícias, deixando cada uma com uns 5 a 8 cm
2. Coloque a planta em um vaso mais profundo de tal maneira que esses "cotocos" podados fiquem bem enterrados.
3. Com o tempo, raízes finas brotarão nesses "cotocos"
4. Numa próxima etapa, pode a pivotante pois a planta já terá novas raízes ciliares nos "cotocos" para a suprir.

Abraço
nickyfury07/05/2010 20:40
bonsai
Elio, camaradinha esperto, essa técnica vc aplicou numa jabu? E qual a época mais indicada? pode ser agora ou só na primavera? Gostei dessa "saída": simples e fácil, como tudo mais na arte bonsai. 😄 Passa as informações acima para nós, garoto maroto!!!
LEAO07/05/2010 20:43
Ficou ótima a sua Jabuticaba.
Elio07/05/2010 22:04
Re: bonsai
nickyfury escreveu:
Elio, camaradinha esperto, essa técnica vc aplicou numa jabu? E qual a época mais indicada? pode ser agora ou só na primavera? Gostei dessa "saída": simples e fácil, como tudo mais na arte bonsai. 😄 Passa as informações acima para nós, garoto maroto!!!

Olá Nicky, fiz num Tridente e, lógico, no final do inverno.
Creio que na Jabu deve funcionar porque o princípio é o mesmo.................o risco é do Bonsérgio!!!!

abraço

Sergio Batalini13/05/2010 17:49
Obrigado elas dicas .. todas anotadas e a espera da primavera... 😄
LEAO13/05/2010 21:03
Muito bom desenvolvimento, mudou muito. Também tenho vontade de ter um Acer
Sergio Batalini29/10/2010 17:56
Ola Amigos...

Nick, concordo com vc , a respeito da aramação ... 😮ops: e confesso , feliz da vida ... que finalmente nesta primavera de 2010 eu aprendi/entendi o que é aramar.. depois de tentar e cometer erros .. me equivocar ... eu CONSEGUI ENTENDER 😄 😄 e fazer ... vc verá nas proximas postagens que as aramações estão bem melhores ...

Elio , quanto as raizes aereas tb captei a mensagem ... rsrsr e entendi o porque de não poder ter raizes aereas em jabuticabas ... e como corrigir o equivoco de iniciante ...

Fazer de qualquer maneira sem critério ou tecnica é facil e não trás os resultados esperados ... Mas , fazer da maneira certa , descobrir , aprender a maneira certa de fazer e fazer bem feito é imensamente gratificante...

Sei das limitações da planta , que não é nenhuma " brastemp" , mas acredito que desde a primeira foto .. melhorou muito ...

Continuo esperando e aceitando opiniões de todos ..

Sergio Batalini30/10/2010 11:58
.
HudsonArpini30/10/2010 11:59
Alexandre S. Coelho30/10/2010 12:16
Oi Sérgio

Como o amigo mesmo relatou, a evolução é uma questão de TEMPO e DEDICAÇÃO!

A planta está muiiiiiiiiiiito melhor 😲 😄
Sergio Batalini01/11/2010 12:04
Fiz um anel com arame bem groasso na base abaixo das raizes na tentativa de forçar o desenvolvimento das que estavam acima do substrato , com isso poderei reduzir a profundidade dos proximos vasos ... e corrigir o erro de tentar uma jabuticaba com raizes aereas... 😮ops:
1234